"Vem Marisar": Marisa apresenta novo posicionamento que reforça sua relação com a mulher brasileira e traz Viih Tube como embaixadora

Imagem
Marca atende aos desejos das consumidoras e firma compromisso de oferecer looks estilosos e acessíveis. Foto: Divulgação Dona de um legado de mais de 70 anos de história e com um dos slogans mais conhecidos do Brasil, a Marisa, uma das maiores varejistas de moda do país, construiu uma relação sólida com a mulher brasileira, gerando uma conexão autêntica e profunda ao longo do tempo.  Para reforçar sua presença no mercado como uma marca de moda acessível e conectada emocionalmente com suas consumidoras, Marisa apresenta novo posicionamento e conta com ações robustas de marketing em TV, rádio e canais digitais, e traz a influenciadora Viih Tube como embaixadora ao lançar o "Vem Marisar".   Para criar ainda mais conexão e aproveitar a já existente proximidade da marca com elas, o novo posicionamento da Marisa traz um mote que quer cair na boca do povo, ou melhor, das consumidoras. O " Vem Marisar " faz referência à um dialeto...

A sustentabilidade na indústria têxtil já está acontecendo

A indústria têxtil brasileira avança em práticas sustentáveis, como economia circular e reciclagem de resíduos, impulsionada por inovações e demandas globais por menor impacto ambiental.
 

Sustentabilidade no setor têxtil já é uma realidade (Foto: Febratex Group)

 

A indústria têxtil, um dos segmentos que mais requer atenção em termos de sustentabilidade, está passando por uma transformação significativa em sua abordagem às questões ambientais. Com a crescente pressão da sociedade por práticas mais responsáveis, o setor está adotando iniciativas de economia circular, que incluem a reciclagem de resíduos e a certificação de boas práticas, visando mitigar os impactos ambientais.
 

A economia circular em foco
 

A economia circular é uma abordagem que muda a forma como os produtos são criados, utilizados e descartados. Essa prática busca reintegrar materiais usados de volta na produção, reduzindo desperdícios e prolongando a vida útil dos recursos. No Brasil, o setor têxtil está avançando em direção a essa responsabilidade ambiental.
 

Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), destaca: "Estamos trabalhando juntos para compartilhar ideias e desenvolver produtos e serviços que promovam a sustentabilidade e gerem benefícios ambientais. Essa nova mentalidade vê a sustentabilidade como uma oportunidade de inovação e crescimento, e não apenas como uma obrigação."
 

Um exemplo prático dessa mudança é a reciclagem de resíduos de corte. Esse processo transforma restos de tecidos em novos fios e outros produtos, como enchimentos e tecidos não tecidos (TNT). "Estamos encontrando maneiras criativas de reutilizar materiais que, antes, seriam descartados", afirma Pimentel.
 

Práticas sustentáveis em ação
 

Grupo EuroFios, um grupo de negócios sustentáveis que transforma resíduos têxteis em novas possibilidades. (Foto: Divulgação Grupo EuroFios)

 

Entre as iniciativas adotadas pelo setor, estão a reutilização de resíduos, a redução do consumo de água e a troca de processos químicos tradicionais pela estamparia digital. Reciclar tecidos e reintroduzi-los na produção não só reduz o desperdício, mas também diminui a necessidade de novos recursos naturais, promovendo economia e reduzindo a emissão de carbono.
 

Empresas brasileiras estão liderando essas práticas. O Grupo EuroFios, de Santa Catarina, se destaca por reciclar mais de 13 mil toneladas de materiais como retalhos e aparas anualmente, transformando-os em novas fibras. Já no setor de eventos e feiras, um marco importante foi o Febratex Summit 2023, que reuniu mais de 5.500 profissionais e alcançou uma taxa de reciclagem de 92,2% dos resíduos gerados, conquistando o selo Lixo Zero. Esse selo, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, certifica eventos que destinem pelo menos 90% de seus resíduos de maneira adequada, seja por reciclagem, compostagem ou reuso. O Febratex Group se tornou a primeira promotora de eventos do setor têxtil nas Américas a obter essa certificação.
 

Em agosto de 2024, o Febratex Group alcançou 71,5% de circularidade de resíduos em sua maior feira, a Febratex, que recebeu mais de 80 mil visitantes e ganhou o Selo Rumo ao Lixo Zero. Giordana Madeira, Diretora-Executiva de Sustentabilidade do Febratex Group, ressalta a importância da circularidade em toda a cadeia produtiva. "Ao garantir que os resíduos gerados em nossas feiras fossem reciclados, mostramos que é possível integrar práticas sustentáveis em todas as frentes do mercado, promovendo uma indústria têxtil e de moda mais responsável e alinhada com as demandas globais por sustentabilidade."
 

Um caminho a seguir
 

Algodão regenerativo (Foto: Vicunha)

 

A busca por sustentabilidade no setor têxtil brasileiro não é nova. Desde os anos 1970, a indústria reconhece a necessidade de equilibrar crescimento econômico e preservação ambiental. No entanto, foi a partir dos anos 2000 que esse movimento ganhou força. A Abit aponta que a adoção de práticas inovadoras aumentou nos últimos anos, acompanhando a demanda por produtos que causem menos impacto ambiental. Inovações como o uso de resíduos de batata e mandioca na produção de gomas e amaciantes à base de cupuaçu mostram como a bioeconomia está se integrando à cadeia produtiva.
 

O Brasil também é um dos maiores produtores de algodão certificado pela Better Cotton Initiative (BCI), garantindo que sua produção siga critérios de responsabilidade ambiental e social. Mais de 4 mil empresas brasileiras estão certificadas pelo Programa ABVTEX, que assegura boas práticas socioambientais.
 

Porém, o mercado global de moda sustentável, avaliado em 7,91 bilhões de dólares e com uma taxa de crescimento anual de 23,5% entre 2024 e 2031, ainda enfrenta desafios. A cultura do descarte é um obstáculo, já que muitas vezes o custo de produzir novos produtos é menor do que reciclar. Para superar isso, é fundamental um suporte regulatório e financeiro, como incentivos fiscais, que ajudem as empresas a adotar práticas sustentáveis de forma viável.


 

 




📲  CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA ANUNCIAR SEU NEGÓCIO !








VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Ilusão de ótica? Zerezes chega com promoções reais para black friday

MIXED celebra nova coleção de inverno; ‘Nossa Terra, um Oásis’ em um almoço intimista

Chico Bento inspira nova coleção da marca Desgosto

Stylist dá dicas de como adaptar looks office para os dias de calor

Luz da Lua lança coleção de inverno 2025 na semana de moda de Paris

People Colour lança programa para contratar criadores de conteúdo digital

"Moda Brasileira: Uma Retrospectiva" - Exposição Gratuita Celebra a Riqueza e a Diversidade da Moda Nacional em Diadema/SP.

Com tema ‘VogueLândia’, o Baile da Vogue promete encantar com fantasia e glamour no Copacabana Palace

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais