Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

Topaz revoluciona combate à lavagem de dinheiro com inteligência artificial

Jorge Iglesias, CEO da Topaz. Foto: Divulgação

Solução de compliance da empresa ganha tecnologia de ponta para enfrentar crimes financeiros com mais precisão e eficiência
 


Em um momento em que fraudes financeiras ganham novas formas e crescem com a digitalização, a Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais do mundo e parte do grupo Stefanini, anuncia um avanço estratégico no combate à lavagem de dinheiro: a reformulação do trace, sua plataforma de compliance e prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), agora impulsionada por inteligência artificial.
 

Nos últimos dois anos, a Topaz promoveu uma transformação profunda na ferramenta. O que antes era um sistema baseado em regras fixas, configuradas manualmente por analistas, agora opera com algoritmos de machine learning capazes de identificar automaticamente padrões atípicos de comportamento financeiro com muito mais precisão e agilidade.
 

"A integração de IA ao trace representa um divisor de águas para o setor financeiro", afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz. "Não se trata de IA generativa, mas de uma tecnologia que aprende continuamente com as decisões humanas para gerar alertas cada vez mais inteligentes e relevantes".
 

Antes, um analista de compliance precisava, por exemplo, configurar manualmente uma regra para notificar o COAF caso um cliente transferisse mais de R$10 mil para uma conta jurídica. Esse modelo, que era funcional, gerava um alto número de falsos positivos, com alertas de transações legítimas, sobrecarregando as equipes e reduzindo a eficácia da análise, dificultando a priorização dos casos realmente suspeitos.
 

Agora, com IA, o sistema aprende com o histórico de comportamento de cada cliente e identifica desvios automaticamente. Se um correntista que nunca fez transferências acima de R$10 mil para empresas passa a realizá-las, o trace detecta a mudança de padrão e gera um alerta inteligente, sem necessidade de configuração prévia de um analista.
 

Além disso, o sistema aprende com o feedback das decisões humanas: se determinada transação for considerada segura, o trace ajusta seus critérios para evitar alertas semelhantes no futuro. O resultado é uma significativa redução de falsos positivos e uma maior eficiência operacional para instituições financeiras.
 

"Estamos falando de uma nova geração de soluções de PLD, que unem tecnologia, conhecimento regulatório e inteligência contínua. Em um cenário cada vez mais complexo e desafiador, como o das apostas e transações digitais, é fundamental ter ferramentas que evoluam junto com o crime financeiro", reforça o executivo da Topaz.


O aprimoramento do trace é parte da estratégia da Topaz de oferecer ao mercado financeiro e aos órgãos reguladores ferramentas robustas e adaptáveis para combater com mais eficiência crimes financeiros. Com atuação em mais de 25 países, a empresa segue investindo fortemente em inovação aplicada ao setor financeiro com foco em segurança, conformidade e transformação digital.

 




VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

People Colour, marca da Simple Organic, estreia na Copenhagen Fashion Week

MODA: Oriba lança Guia Essencial de Camisetas

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

Marca une tradição artesanal da marca à tecnologia de ponta

MODA: Compre seu eBook na Amazon

Valeria Lukyanova, a Barbie ucraniana

Celebridades marcam presença na 5ª edição do Baile do BB em São Paulo

Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Natura fortalece bioeconomia e protagonismo feminino e indígena com nova agroindústria no Amazonas