Programa ABVTEX conquista pela 7ª vez o Selo de Direitos Humanos e Diversidade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Programa da Associação Brasileira de Varejo Têxtil se destaca por suas iniciativas em prol de condições de trabalho dignas na cadeia de fornecimento do varejo de moda
A Prefeitura de São Paulo reconheceu, pelo sétimo ano consecutivo, do Programa ABVTEX como uma das principais boas práticas na promoção dos direitos humanos. O selo reforça o compromisso da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e suas associadas varejistas com a responsabilidade socioambiental, cultura de ética e transparência na cadeia produtiva da moda.
Para Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade confirma a relevância do Programa no fortalecimento de uma cadeia de moda mais responsável e ética: "Essa conquista vai além de um prêmio; ela reflete nosso compromisso diário em promover um trabalho digno, fomentar a inclusão e garantir a proteção dos direitos fundamentais de milhares de trabalhadores."
Com 14 anos de atuação, o Programa ABVTEX é referência na América Latina em responsabilidade socioambiental corporativa e promoção de trabalho digno. Até novembro de 2024, a iniciativa contabilizou 3.797 empresas aprovadas, impactando positivamente a vida de mais de 393 mil trabalhadores, que têm garantidos os seus direitos, resultando em um ambiente de trabalho mais digno e seguro.
O Programa ABVTEX destacou-se entre as 438 inscrições deste ano, que resultaram no reconhecimento de 235 iniciativas. Esse marco reflete a crescente relevância da pauta de direitos humanos. A iniciativa foi contemplada pela categoria Transversalidades, visto que abrange os grupos de Crianças e Adolescentes, Juventudes, Mulheres e Pessoas Migrantes.
"Ao alinhar práticas empresariais à defesa dos direitos humanos, mostramos que a responsabilidade socioambiental não é apenas um dever moral, mas também um motor de inovação e desenvolvimento sustentável. O Programa ABVTEX é uma prova de que é possível equilibrar competitividade com impacto positivo, inspirando este e outros setores a seguir esse caminho", afirma Lima.
A premiação reforça a relevância das auditorias presenciais realizadas pelo Programa, que verificam e incentivam a aderência dos fornecedores e seus subcontratados às boas práticas como condições de trabalho, combate ao trabalho infantil e análogo ao escravo, inclusão de migrantes em situação regular, e prevenção a assédio ou discriminação no ambiente laboral, entre outras. |