Peça Rara, rede de brechós de economia circular de Deborah Secco, inaugura 1ª loja no formato pocket em Jaú
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A rede de franquias fundada em Brasília há 17 anos, já conta com mais de 180 unidades comercializadas pelo país. Fotos: Divulgação
"Vários aspectos me fizer acreditar que esse tipo de negócio é uma tendência mundial e pelo fato do Peça Rara estar em contínuo crescimento e ser uma fórmula já testada e estruturada. Outro ponto importante é não ter a necessidade de ter estoque. Os itens são deixados na loja por consignação. A marca oferece o suporte necessário para que possamos desenvolver o negócio com segurança e tranquilidade", afirma o franqueado.
Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 80%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. É possível comprar um look completo, com camisa, calça e sapato por R$ 150, em média.
A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa "sem uso" em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. São peças únicas que passam por uma curadoria visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50 e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.
"O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social", explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi.
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