Reserva convida Fábio Porchat, Rodrigo Simas, Agatha Moreira e outras celebridades a se jogarem (literalmente) na liberdade de amar neste Dia dos Namorados

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Com direção de Pedro Cantelmo, diretor por trás do documentário de Anitta, marca lança campanha que propõe experiências ousadas que celebram a intensidade e coragem de amar. Divulgação: Reserva Neste Dia dos Namorados, a Reserva, marca masculina do grupo AZZAS 2154, apresenta a campanha "Rebeldes têm Asas" — um convite à transgressão de amar com coragem e intensidade. Como forma de dar vida ao conceito da campanha, a Reserva convidou Fábio Porchat, Priscilla Castelo Branco, Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros, Sophia Abrahão, entre outros, para se jogarem literalmente na liberdade de amar. A jornada começa com convites entregues por drones, convidando casais a viverem momentos fora do comum. O ponto alto é um fim de semana, dia 24 e 25 de maio, no QG exclusivo da marca, montado na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, onde os convidados participarão de voos de parapente em duplas, uma metáfora potente do amor que dá asas. Toda a experiência será registr...

Maternidade impulsiona o empreendedorismo feminino através da costura


Amanda Ansaldo foto de acervo pessoal



Nas vésperas do Dia das Crianças, a busca pelo equilíbrio entre carreira e vida pessoal se torna cada vez mais presente, a costura tem surgido como uma poderosa ferramenta de transformação, especialmente entre mulheres que encontram nesse ofício um meio de empreender e conquistar independência financeira e ainda criar os filhos. Esse é o caso de Amanda Ansaldo, 41 anos, fundadora do Passo a Passo Criativo, jornalista, artesã e empreendedora no segmento da costura.
 

Amanda iniciou sua jornada empreendedora em 2014, abrindo uma loja física de materiais para costura. No entanto, com o nascimento de seus filhos e a necessidade de ter mais flexibilidade, migrou para o ambiente digital. "Empreendi porque queria ter tempo para cuidar dos meus filhos e, ao mesmo tempo, continuar fazendo o que amo. A costura me permite esse equilíbrio", conta Amanda.
 

O caso de Amanda reflete um fenômeno crescente no Brasil, onde a costura vem se consolidando como uma forma significativa de geração de renda. Dados da Singer, líder no mercado de máquinas de costura no mundo, revelam que 60% das máquinas adquiridas no país são utilizadas para complementar a renda familiar. Além disso, 40% dos consumidores fazem uso profissional das máquinas, destacando a relevância dessa atividade no cenário empreendedor.
 

A costura já está presente em 36% dos lares brasileiros, o que equivale a cerca de 25 milhões de casas. Mulheres representam 69% do público consumidor, com 39% delas entre 30 e 39 anos. Esse cenário reflete a continuidade de gerações que veem na costura não apenas uma forma de sustento, mas também de realização pessoal e criatividade. "A costura não é só uma fonte de renda, ela proporciona prazer e bem-estar, com 75% dos consumidores afirmando que a atividade é terapêutica", comenta Ronaldo Lopes, coordenador de trade marketing da SVP Worldwide na América Latina – dona das marcas Singer, Husqvarna Viking e Pfaff.
 

O mercado de máquinas de costura no Brasil movimenta cerca de R$ 500 milhões ao ano, com a venda de mais de 340 mil unidades anuais. As regiões Sudeste (46%), Nordeste (25%) e Sul (15%) são as que mais utilizam essas máquinas. Entre as usuárias que trabalham com costura de maneira profissional, 31% utilizam a máquina diariamente, consolidando a importância desse mercado.
 

Amanda Ansaldo também destaca a disciplina necessária para atuar no meio digital e a capacidade de inovação constante nesse ramo. "Trabalhar com costura online é desafiador, pois sou minha própria chefe. Preciso manter o foco e seguir minhas metas, mas ao mesmo tempo, tenho a flexibilidade para acompanhar o dia a dia dos meus filhos", comenta Amanda.
 

A mudança geracional, que hoje busca mais qualidade de vida e a personalização de suas roupas, também tem fortalecido o setor. Segundo Lopes, há uma crescente consciência ambiental surgindo nas novas gerações, com pessoas reaproveitando e reutilizando tecidos e peças de roupa. Esse movimento, que começou durante a pandemia, se manteve e hoje reflete o desejo por consumo mais consciente e sustentável.
 

Hoje, Amanda Ansaldo ganha a vida ensinando outras pessoas a costurarem pela internet. Com uma trajetória de sucesso no ensino online, ela já ensinou mais de 10 mil pessoas a dominar a arte da costura. Nas redes sociais, Amanda se consolidou como uma referência no segmento, com uma base de seguidores impressionante: 1 milhão no Instagram, 720 mil no Facebook, 420 mil no YouTube e 260 mil no TikTok, onde compartilha dicas, tutoriais e inspirações para aqueles que buscam aprender e empreender na costura.
 





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