Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

Maternidade impulsiona o empreendedorismo feminino através da costura


Amanda Ansaldo foto de acervo pessoal



Nas vésperas do Dia das Crianças, a busca pelo equilíbrio entre carreira e vida pessoal se torna cada vez mais presente, a costura tem surgido como uma poderosa ferramenta de transformação, especialmente entre mulheres que encontram nesse ofício um meio de empreender e conquistar independência financeira e ainda criar os filhos. Esse é o caso de Amanda Ansaldo, 41 anos, fundadora do Passo a Passo Criativo, jornalista, artesã e empreendedora no segmento da costura.
 

Amanda iniciou sua jornada empreendedora em 2014, abrindo uma loja física de materiais para costura. No entanto, com o nascimento de seus filhos e a necessidade de ter mais flexibilidade, migrou para o ambiente digital. "Empreendi porque queria ter tempo para cuidar dos meus filhos e, ao mesmo tempo, continuar fazendo o que amo. A costura me permite esse equilíbrio", conta Amanda.
 

O caso de Amanda reflete um fenômeno crescente no Brasil, onde a costura vem se consolidando como uma forma significativa de geração de renda. Dados da Singer, líder no mercado de máquinas de costura no mundo, revelam que 60% das máquinas adquiridas no país são utilizadas para complementar a renda familiar. Além disso, 40% dos consumidores fazem uso profissional das máquinas, destacando a relevância dessa atividade no cenário empreendedor.
 

A costura já está presente em 36% dos lares brasileiros, o que equivale a cerca de 25 milhões de casas. Mulheres representam 69% do público consumidor, com 39% delas entre 30 e 39 anos. Esse cenário reflete a continuidade de gerações que veem na costura não apenas uma forma de sustento, mas também de realização pessoal e criatividade. "A costura não é só uma fonte de renda, ela proporciona prazer e bem-estar, com 75% dos consumidores afirmando que a atividade é terapêutica", comenta Ronaldo Lopes, coordenador de trade marketing da SVP Worldwide na América Latina – dona das marcas Singer, Husqvarna Viking e Pfaff.
 

O mercado de máquinas de costura no Brasil movimenta cerca de R$ 500 milhões ao ano, com a venda de mais de 340 mil unidades anuais. As regiões Sudeste (46%), Nordeste (25%) e Sul (15%) são as que mais utilizam essas máquinas. Entre as usuárias que trabalham com costura de maneira profissional, 31% utilizam a máquina diariamente, consolidando a importância desse mercado.
 

Amanda Ansaldo também destaca a disciplina necessária para atuar no meio digital e a capacidade de inovação constante nesse ramo. "Trabalhar com costura online é desafiador, pois sou minha própria chefe. Preciso manter o foco e seguir minhas metas, mas ao mesmo tempo, tenho a flexibilidade para acompanhar o dia a dia dos meus filhos", comenta Amanda.
 

A mudança geracional, que hoje busca mais qualidade de vida e a personalização de suas roupas, também tem fortalecido o setor. Segundo Lopes, há uma crescente consciência ambiental surgindo nas novas gerações, com pessoas reaproveitando e reutilizando tecidos e peças de roupa. Esse movimento, que começou durante a pandemia, se manteve e hoje reflete o desejo por consumo mais consciente e sustentável.
 

Hoje, Amanda Ansaldo ganha a vida ensinando outras pessoas a costurarem pela internet. Com uma trajetória de sucesso no ensino online, ela já ensinou mais de 10 mil pessoas a dominar a arte da costura. Nas redes sociais, Amanda se consolidou como uma referência no segmento, com uma base de seguidores impressionante: 1 milhão no Instagram, 720 mil no Facebook, 420 mil no YouTube e 260 mil no TikTok, onde compartilha dicas, tutoriais e inspirações para aqueles que buscam aprender e empreender na costura.
 





VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Marupiara Resort by Wish inaugura nova fase de ampliação com foco em all inclusive

Com 2T25 histórico, Riachuelo registra lucro recorde de R$143 milhões e alcança novo patamar de performance

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

Hyundai destaca linha completa e condições comerciais exclusivas na Expointer 2025

Topaz revoluciona combate à lavagem de dinheiro com inteligência artificial

People Colour, marca da Simple Organic, estreia na Copenhagen Fashion Week

Schutz apresenta Schuby: Uma collab nostálgica com Furby

Ford tem picapes com taxa zero e exibe a nova F-150 Tremor na Expointer