INSPIRAMAIS prepara edição com muito conteúdo de moda e negócios
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Além de prospecção e geração de negócios com compradores nacionais e internacionais, o grande destaque de ambas as edições será a pesquisa Periféricos, que deu origem às centenas de materiais inovadores e sustentáveis que atenderão as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias em produções de acordo com as principais tendências mundiais. O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, Walter Rodrigues, conta que a pesquisa levou em consideração a insurgência do chamado "Sul global", com países periféricos, cada vez mais, ditando tendências estéticas e de consumo.
Segundo o estilista, na metodologia da Pirâmide, na qual 10% é laboratório/inovação, 30% planejamento/estratégia e 60% mercado/preço, a pesquisa levou em consideração, no seu topo (10%), o conceito de descolonialismo. "A moda, como um fenômeno social, não fica imune às mudanças provocadas pelo conceito de reversão da ordem mundial, com um protagonismo maior dos países emergentes, no que chamamos de mundo pós-ocidental", explica. Dentro do contexto, Rodrigues destaca os subtemas Malemolência, com tecidos fluídos, formas arredondadas, bordados, solados exagerados e estilizados que dão ideia de movimento; Ginga, com fibras naturais, franjas, tramas e formas 3D; Cacofonia, que faz referência à multiplicidade de expressões e mistura de histórias diversas, o que remete à "gambiarra" e abusa de grafismos e estampas.
Nos 30%, Rodrigues ressalta que o subtema Intergeracional traz criações que levam em consideração o fato histórico de o mundo ter cinco gerações convivendo simultaneamente. "Os produtos já não são desenvolvidos levando em consideração faixas etárias, mas sim a criação experiências, independentemente da idade", diz. Neste campo, o estilista lista os subtemas Estimulante, que imprime nos produtos a excentricidade, a nostalgia e a busca por identidade e afirmação, trazendo este muitos volumes, texturas, elementos 3D e metalizados; e Techform, que em contraposição do primeiro traz design mais tecnológico e funcional, com redução das formas e minimalismo em tecidos mais macios, aconchegantes e confortáveis.
Na base da Pirâmide, aparece os 60% da Homo Faber, que destaca a manualidade, a originalidade e a sustentabilidade nos subtemas Pragmatismo, que ressalta a resistência dos materiais e a retomada da alfaiataria; Geometria, que traz metais, estampas e modelagens que usam elementos geométricos; e Manualidade, que destaca materiais tramados, como macramê, rendas e acabamentos perolizados.
Como será o INSPIRAMAIS? O credenciamento para visitação ao INSPIRAMAIS está aberto no site.
Confira a programação de conteúdo:
FACCAT - TAQUARA/RS
24 DE JULHO
14h00
15h00
16h00
16h40min
PALESTRA DE INSPIRAÇÕES 2025_II - PERIFÉRICOS, com Walter Rodrigues;
15h45min INSTAGRAM: www.instagram.com/oresumodamoda FACEBOOK: www.facebook.com/oresumodamoda |