Paris Fashion Week: principais tendências das passarelas e como usá-las no dia a dia
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Consultora de imagem e estilo Marina Gazolla aponta o que deve ser febre no Brasil nos próximos meses
A semana de moda de Paris deste ano terminou no último dia 3 de outubro e apresentou as apostas das maiores marcas e estilistas do mundo para os próximos meses. Nomes como Valentino, Dior, Chanel e Miu Miu exibiram suas criações e ditaram para o mundo as principais tendências ao longo da nova temporada. A consultora de imagem e estilo Marina Gazolla aponta quais foram as principais tendências das passarelas e como elas podem ser inseridas nos looks do dia a dia das brasileiras.
"Na hora de pensar em trazer uma tendência para o seu guarda-roupa, o primeiro passo é seguir seu estilo pessoal e usar o que realmente tem a ver com você. Ser fiel ao seu mood fará com que você consiga selecionar melhor as tendências que mais gostou e vai apostar. Isso vai facilitar na hora de criar composições com as outras peças que você já tem no seu guarda-roupa", ensina ela, que é autora do livro Bem Vestida para Sempre e mentora do curso Ser Chique Cabe no seu Bolso.
"Essa modelagem faz um retorno triunfal nas passarelas desde os anos 90 (que estão super em alta há algumas temporadas!). O tomara que caia valoriza o colo e os ombros da mulher deixando o visual com uma pegada mais sexy, além de ser fresquinho, o que vai muito bem com o verão brasileiro. Diversas marcas desfilaram suas versões em vestidos, tops, blusas mais alongadas, em roupagens das mais formais às mais casuais, mas, principalmente, o decote apareceu em propostas mais minimalistas e básicas" diz Marina.
"Outra tendência que as brasileiras amam, pois unem conforto e sofisticação, sem pesar no clima quente do país são os calçados flats. Vários estilos de sandálias rasteiras foram apresentados nos desfiles. Valentino mesclou os modelos "Birkenstock", também conhecidos como papete, com vestidos de festa, enquanto a Miu Miu trouxe flats em estilo boho, em camurça e trançadas nos tornozelos. Até mesmo a consagrada Chanel teve 90% dos seus looks desfilados acompanhados de chinelos de dedo. Ou seja, pode incluir suas rasteiras de dia a dia em looks mais sofisticados sem medo", sugere Gazolla.
O efeito balonê, que cria um volume bem característico na roupa e nasceu nos anos 60, voltou com tudo para esta temporada. Dessa vez, ele aparece não só em vestidos e saias, mas também em mangas de blusas, nos shorts e até mesmo em calças. Grifes como Loewe, Stella McCartney e Oscar de la Renta apostaram na tendência, que promete ser polêmica, pois já divide opiniões. Segundo Marina, para as mulheres mais moderninhas, a dica é se jogar em looks mais chamativos e volumizados em vestidos mais curtos, aliando à tendência do mini comprimento. "Já para as mais discretas, indico começar pelas blusas com manga balonê combinadas a um jeans de modelagem mais reta, para fazer um contraponto no visual", pondera.
Na contramão do cropped, que reinava absoluto por muitas temporadas, chegou a vez das partes de cima em modelagens mais alongadas. É um movimento já esperado, tendo em vista que a cintura das calças também desceu. A aposta agora são blusas estilo túnicas, batas e tops alongados. A modelagem conquista por ser mais confortável e proporcionar mais liberdade de movimento. "Para compor looks primavera/verão, aposte nas versões de tecidos leves como algodão, linho ou viscose. Essa tendência combina com looks praianos e descontraídos, mas também terão seu lugar nas composições mais urbanas e casuais", ressalta a consultora de moda.
VESTIDO TUBINHO
"O tubinho já é bem consagrado no mundo da moda. Outra tendência dos anos 60 que retorna, mas que, na minha opinião, já é eterno e atemporal. Ele conquista pela versatilidade, pois vai bem nas mais variadas ocasiões, desde composições formais até as mais informais. Quem quiser dar um toque mais atual à produção, a sugestão é combiná-lo com sapatos que estejam em alta, como as sapatilhas estilo Mary Jane ou o tênis Samba, da Adidas. Outra dica é apostar em uma versão colorida do vestido. Azul bebê e tons mais vibrantes, como vermelho e azul royal, estão com tudo", finaliza Marina Gazolla.
SIGA NAS REDES SOCIAIS