A moda brasileira conquista o mundo nas passarelas de Moscou

Imagem
  Fonte: Divulgação   Moscou será palco de um dos eventos mais importantes da moda internacional, o BRICS+ Fashion Summit. O evento reunirá mais de 100 países da América Latina, Ásia, África, Europa, Oriente Médio e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), criando uma plataforma para a troca de ideias, discussão do futuro do mercado global da moda e será uma oportunidade para designers e marcas apresentarem suas criações e conceitos próprios.   Criadores de moda de economias emergentes estão ganhando cada vez mais destaque no cenário global, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Isso se reflete na forte participação da América Latina no evento, que trará a sua a influência cultural com uma delegação que inclui diretores de semanas de moda, instituições educacionais, além de designers de países como Brasil, Guatemala, México, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Equador, Colômbia, Argentina, Venezuela, G

O Grupo SOMA, o maior grupo de moda do país, agora é Empresa B Certificada

A certificação internacional reforça o compromisso do Grupo e de suas 15 marcas

com os mais altos padrões de desempenho ESG

 

O Grupo SOMA, o maior Grupo de varejo de moda do país - que conta com quinze marcas no leque, entre elas FARM, Animale, NV, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula e Hering - passa a integrar o Movimento B - índice internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e social.

 

O SOMA se tornou uma Empresa B após responder a detalhada Avaliação de Impacto B (BIA), comprovando o valor que a companhia gera para o bem-estar das pessoas e do planeta. Para obter a certificação, as empresas precisam atingir uma pontuação mínima, gerada a partir de aproximadamente 300 questões, que abrangem cinco dimensões: Comunidade, Meio Ambiente, Governança, Clientes e Trabalhadores, além dos Modelos de Negócio de Impacto. De uma vasta gama de empresas que preenchem o formulário para dar início ao processo de Certificação, pouco mais de 300 estiveram aptas a se certificar no Brasil, e destas, 25, aproximadamente 8%, fazem parte do setor de moda.

 

"Queremos colaborar para a aceleração da agenda ESG na moda, gerando resultados positivos para os nossos stakeholders: clientes, colaboradores, parceiros, acionistas, ou seja, toda a comunidade com a qual nos relacionamos. A Certificação B é uma grande validação de que estamos no caminho certo, criando uma moda cada vez mais consciente e responsável", comenta Roberto Jatahy, CEO do Grupo SOMA.

 

"O Sistema B acredita que as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, em que o maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que beneficiem a sociedade e o planeta", explica Rodrigo Santini, Diretor Executivo do Sistema B Brasil.

 

Linha do tempo:

Utilizando a Avaliação de Impacto B como ferramenta de gestão e tendo em vista que esta certificação não é uma posição, e sim uma direção, o Grupo SOMA já vem atuando com foco na melhoria contínua há alguns anos. A jornada do Grupo SOMA com o Sistema B começou em 2016, com a participação da FARM no Rio+B, projeto que incentivou empresas cariocas a tomarem consciência de seu impacto socioambiental, e se engajarem numa agenda comum de sustentabilidade. Na ocasião, a FARM respondeu pela primeira vez a Avaliação de Impacto B.

 

Em 2020, o Grupo aderiu ao "Caminho+B", jornada de preenchimento da Avaliação de Impacto B guiada pelo time do Sistema B Brasil, com o olhar de seus consultores. Esse trabalho gerou um planejamento de melhorias em processos e projetos internos, visando expandir as ações de ESG da empresa. No mesmo ano, o SOMA teve outras duas conquistas muito importantes: a incorporação da Maria Filó e a abertura de capital da Companhia.

 

No ano de 2021, aconteceu a criação da Área de Sustentabilidade Corporativa. Além disso, o foco foi a incorporação de mais duas operações, a NV e a Cia. Hering. Vale destacar que, nesse mesmo período, a Cia. Hering já estava passando pelo processo de Certificação B, que foi finalizado em dezembro de 2021. Por isso, era, até então, a única marca do Grupo certificada.

 

Em 2022, o SOMA deu entrada na sua certificação. Após detalhada verificação, em 2023, o maior grupo de moda do país e todas as suas quinze marcas, obtém o Certificado B. São elas: Animale, Animale Oro, Farm, Farm Global, Fábula, Dzarm, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Hering Sports.

 

Taciana Abreu, Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA, que esteve à frente do processo desde 2016, reforça a importância da evolução do Grupo: "A Avaliação de Impacto B foi o grande diagnóstico que guiou a nossa agenda de sustentabilidade institucional e das marcas, embasando, junto com nossa Matriz de Materialidade, as estratégias e metas ESG do Grupo SOMA. Toda imersão no processo nos tornou mais maduros e ajudou a criar uma cultura transversal na empresa, que hoje pensa tudo que faz considerando as lentes do impacto positivo social, ambiental e econômico", diz.

Taciana destaca, ainda, como a Certificação B cria conexões positivas: "o movimento proporciona uma rede valiosa entre Empresas B, como benchmarking de boas práticas, oportunidades de novos negócios e parcerias, reforça a sustentabilidade como um dos nossos valores institucionais, assim como o nosso compromisso com a melhoria contínua na gestão dos pilares ESG do Grupo: ambiental – "moda mais limpa" -, social – "moda mais justa e bela" - e governança corporativa – "moda mais ética".

 

Principais destaques ambientais, sociais e de governança corporativa do Grupo SOMA que contribuíram para Certificação B:

  • A empresa plantou mais de um milhão de árvores em todos os biomas do Brasil, 425.620 mudas só em 2022 (por meio do Programa "Mil árvores por dia, todos os dias", da FARM).
  • Foram compensadas mais de 185 mil toneladas de CO2 desde 2020.
  • O SOMA atingiu 76% de utilização de energia renovável nas unidades administrativas e fabris, sendo que as unidades administrativas e fabris da Cia. Hering já utilizam 99% de energia renovável.
  • Em 2022, o Grupo recuperou, por meio da reciclagem e do coprocessamento 96% dos resíduos gerados, sendo que 100% dos resíduos têxteis foram reciclados por meio da parceria com a Eurofios.
  • O SOMA teve uma redução acumulada, desde 2019, de 34% no consumo de água e na geração de efluentes.
  • Em 2022, mais de 260 mil peças receberam um novo destino por meio de projetos de circularidade, como bazar das marcas para colaboradores, o Movimento Animale Vintage e a parceria da FARM com o Enjoei.
  • De acordo com o último Censo de Diversidade (2022), o Grupo SOMA é composto por 70% de mulheres. Elas ocupam 55% das posições de liderança.
  • 47% das pessoas respondentes desta mesma pesquisa se autodeclararam pretas e pardas, e o Grupo está comprometido em acelerar essa representatividade nos cargos de liderança.
  • Em 2022, a Hering ocupou a 4ª posição das marcas com maiores saltos de desempenho no Índice de Transparência da Moda (ITM), Animale e FARM também responderam o índice.
  • Ainda no último ano, o SOMA respondeu o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) pela segunda vez, subindo mais de 16 pontos em relação ao ano anterior. Em 2023, a empresa participou do processo novamente e aguarda a divulgação de resultados.
     

Modelos de Negócio de Impacto:

Para o Sistema B, modelos de negócio de impacto são iniciativas extraordinárias, verificáveis e duradouras cujos produtos ou serviços geram benefícios para os públicos de interesse. No caso do Grupo SOMA, os modelos de negócio de impacto classificados na sua Certificação B estiveram relacionados à atualização da missão da empresa em seu Estatuto Social, ao desenvolvimento da cadeia de valor, à empregabilidade de imigrantes e à parceria com o povo índigena Yawanawá. Saiba mais clicando aqui.

 

Quer saber mais sobre as iniciativas do Grupo SOMA? Veja o Relatório Anual de 2022: Link

 

Sobre o Grupo SOMA:

O Grupo de Moda SOMA S.A. é uma sociedade anônima fundada em 2010 com capital aberto no Novo Mercado da B3 desde 31 de julho de 2020 [SOMA3]. A história do Grupo remonta a 1991, ano de criação da primeira marca própria, a Animale. O portfólio do grupo é composto, ainda, por marcas como FARM, FARM Global, NV, Foxton, Fábula, Cris Barros, Maria Filó, Hering, Hering Kids, Hering Intimates, entre outras, com mais de 14 mil multimarcas ativas, mais de mil lojas próprias e franquias e uma base ativa superior a cinco milhões e meio de clientes. Signatário do Pacto Global, o Grupo SOMA é aderente aos dez princípios da Agenda 2030 e a dois movimentos de equidade de gênero do instrumento regulatório da ONU: Equidade é Prioridade e Elas Lideram 2030. Os princípios de Governança da Companhia seguem os padrões Global Reporting Initiatives - GRI Standards.

 

 

Sobre o Sistema B:

O Sistema B é um movimento global que promove, por meio de diversas soluções, a adoção de práticas de impacto positivo impulsionando os negócios como força pro bem e promovendo o desenvolvimento socioambiental em equilíbrio com o sucesso financeiro. Desenvolvido por líderes empresariais dos Estados Unidos, em 2006, com o objetivo de desenvolver negócios inclusivos, equitativos e regenerativos para as pessoas e para o planeta.

Globalmente conhecido como B Lab, o movimento reúne mais de 7.500 empresas em 92 países. A iniciativa se expandiu para a América Latina, com o nome de Sistema B, e chegou ao Brasil em 2013. Hoje, conta com mais de 300 Empresas B Certificadas no país e já contribuiu com mais de 10 mil negócios que utilizaram a Avaliação de Impacto B para medir seu impacto socioambiental e incorporaram práticas sustentáveis em seu modelo de negócios

O Sistema B Brasil busca oferecer diferentes soluções que promovam impacto positivo, desde a capacitação de profissionais por meio da formação de Multiplicadores B, a aplicação de jornadas de adoção de métricas de impacto conhecidas como Caminho+B, a Certificação de Empresa B, a atuação em rede para promoção de melhores práticas, influência em políticas públicas e projetos de articulação multissetoriais, como o Cidades+B.

 

Sobre o Rio+B,

O Rio +B é um projeto dentro do pilar Cidades+B que incentiva empresas e redes de negócios a avaliarem e tomarem consciência de seu impacto socioambiental visando engajar a iniciativa privada numa agenda de sustentabilidade comum para a cidade do Rio de Janeiro. Realizado pelo Sistema B, o projeto faz uso de ferramentas mundialmente reconhecidas, gratuitas e online, para avaliação de impacto socioambiental nas empresas. Em parceria com o Rio Resiliente, da Prefeitura do Rio e a Fundação Ellen MacArthur (Think Tank líder global no conceito de economia circular), entre outras entidades focadas em desenvolvimento econômico, convida as empresas da região metropolitana do Rio de Janeiro a avaliarem seu impacto socioambiental e implementarem uma agenda de melhoria para a cidade através dos negócios.

 

Foto Divulgação | Grupo SOMA - Farm Rio Liberty's

 

Foto Divulgação | Grupo SOMA - Farm Rio Liberty's

 

Foto Divulgação | Grupo SOMA - Hering

 

Foto Divulgação | Grupo SOMA - Hering









SIGA NAS REDES SOCIAIS













VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Ana Hickmann veste Emmanuel Lejeune

Fusões e Aquisições estão em alta no Brasil, mas erros podem atrapalhar negócio

Reserva lança coleção Clássicos de Verão

Ju Ferraz leva o estilo brasileiro à Semana de Moda de Paris

Carnan e Copacabana Palace, A Belmond Hotel, homenageiam a cidade do Rio de Janeiro com a coleção "Não fosse por você, Rio"

Kidy figura na lista das melhores empresas do Lide

Valeria Lukyanova, a Barbie ucraniana

'Toda Brasileira Tem’, série produzida em parceria entre Renner e Globo, mostra mulheres de todo o país expressando sua identidade através da moda