ARQUITETURA: Tecnologia alemã permite apartamentos com conforto térmico
- Gerar link
- Outros aplicativos
Revestimento das paredes impede passagem do calor, deixando o apartamento sempre fresco e com menor consumo de energia elétrica
A construtora BC Genera decidiu utilizar na capital mato-grossense a tecnologia alemã StoTherm, que é um sistema de revestimento de fachadas proporcionando isolamento térmico contínuo para a edificação, reduzindo os custos de energia e proporcionando um clima mais agradável dentro da residência.
Mesmo nos dias mais quentes, nos apartamentos do Terraço Brasil Beach, por exemplo, o morador sempre terá o imóvel com temperatura menor do que em relação ao ambiente externo. Além disso, os custos de energia elétrica vão pesar menos no bolso em um imóvel mais fresco.
A tecnologia passou a ser utilizada na construção civil brasileira desde 2014 e há décadas é usada na Europa, em razão das baixas temperaturas durante o inverno.
De acordo com o diretor comercial da BC Genera, Bernardo Bonilha, os sistemas Stotherm são desenhados para dar proteção ao interior contra as agressões que vêm de fora, servindo como uma "pele" do edifício. O isolamento térmico evita a passagem do calor ou do frio, por isso é utilizado em locais com temperaturas extremas das mais geladas ou quentes, como é o caso de Cuiabá.
"Só quem mora em Cuiabá sabe o desespero que é quando as temperaturas começam a bater na casa dos 40ºC e sensação térmica é muito maior do que a marcada pelos termômetros. Por isso, morar em um lar que tenha conforto térmico não é luxo, mas uma necessidade", disse Bernardo.
A entrega do empreendimento está prevista para janeiro de 2025.
Desenvolvido pela Sto e introduzido no mercado europeu em 1964, o StoTherm, também conhecido como EIFS - Exterior Insulation and Finish Systems -, é um sistema leve e duradouro que nasceu com a proposta de trazer uma solução mais acessível e versátil de isolamento térmico, proporcionando um excelente desempenho com liberdade estética e sustentabilidade.
Em uma construção com paredes sem isolamento térmico, cerca de 30% da energia utilizada para aquecer ou arrefecer a edificação é desperdiçada. Com StoTherm essa perda energética é reduzida, garantindo uma eficiência térmica de até 45% durante toda vida útil do edifício e proporcionando maior conforto, inclusive em regiões de climas extremos ou mudanças bruscas de temperatura.
Aliado a esse desempenho térmico, o sistema assegura mais resistência contra infiltrações e fissuras. Isso porque é um sistema muito flexível, capaz de absorver as deformações típicas das fachadas, chegando a reduzir em 80% o peso do revestimento da fachada, garantindo mais de 50 anos de vida útil ao projeto. Além disso, permite obter qualquer formato na fachada do edifício, sejam frisos, volumetria, desenhos, molduras e formas arredondadas.
E na busca por uma construção mais sustentável e com melhor desempenho técnico, o StoTherm não abre mão de proporcionar liberdade de criação e design aos projetos. Este sistema pode ser finalizado com uma ampla variedade de cores disponíveis em tintas e texturas clássicas e especiais, desenvolvidas para proteger a fachada, sem limitar a criatividade de arquitetos e projetistas.
Fale comigo e faça parte da maior Rede de Divulgação na Internet: @oblogueirooficial