MODA: Fashiontech brasileira desenvolve sistema que expande cós e cintura em até 6,5 cm
- Gerar link
- Outros aplicativos
Patenteada no Brasil, EUA, Japão e UE, fashiontech brasileira desenvolve sistema de elásticos invisíveis que proporciona flexibilidade ao cós da calça
Sem alterar a estética do produto, tecnologia pode expandir mais de 6cm da região abdominal com benefícios para a saúde, respeito às oscilações de peso, menos trocas via e-commerce e consequente redução de CO2
Sistema de elástico interno proporciona flexibilidade ao cós da calça, permitindo que ela siga os movimentos do corpo sem alterar estética do produto
As calças apertadas demais, e principalmente quando são feitas de tecido que não estica, podem prejudicar o funcionamento dos órgãos que ficam na região abdominal e inclusive reduzir a circulação sanguínea no local. Os médicos chamam a condição de síndrome da ampulheta, que é quando os músculos superiores da barriga ficam tensionados, enquanto os da parte inferior tornam-se fracos por serem subutilizados. O quadro, se a ação ocorrer durante dias ou meses, pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até mesmo incontinências urinárias. Os pulmões também são afetados, porque, com a pressão dos órgãos e músculos do centro do corpo, torna-se mais difícil respirar profundamente, o que pode diminuir os níveis de oxigênio no sangue.
Pensando em solucionar esse cenário, mas principalmente em oferecer um produto que unisse estilo e conforto, a empresária Renata Iwamizu, fundadora e CEO da fashiontech brasileira moovexx, desenvolveu uma tecnologia que possui um sistema de elásticos invisíveis que proporciona flexibilidade ao cós da calça e aumenta em pelo menos 30% a chance de o produto vestir os mais diversos biotipos corporais.
A tecnologia - com patente já concedida no Brasil, Estados Unidos, México, Índia, Japão, Canadá, além da União Europeia - pode expandir, em média, 6,5cm (2,5 polegadas) no cós (medida cintura) sem comprometer o seu estilo – variação equivalente a quase dois tamanhos, ajustando automaticamente aos movimentos do corpo, equilibrando estética e conforto na mesma peça. A tecnologia é 100% nacional, desenvolvida no Brasil, por brasileiros.
"A moovexx é uma empresa de inovação em tecnologia têxtil que chegou com uma proposta de repensar o jeito de criar roupas. Nosso objetivo é levar soluções que ampliem o bem-estar das pessoas, respeitando a cadeia produtiva e alcançando o consumidor final. Trazemos um novo conceito de roupa confortável ao mercado de vestuário, harmonizando dois dos mais significativos, e quase antagônicos, desejos do consumidor: conforto e estilo", explica Renata Iwamizu.
Além da preocupação com a saúde dos usuários e de unir estilo e conforto na mesma peça, a executiva destaca os importantes pilares de sustentabilidade da marca e reforça que a tecnologia inovadora para aplicar o elástico no cós é realizada de uma forma diferente, trazendo flexibilidade, sem tecido em excesso e sem perder a harmonia do caimento da roupa. Com o propósito de colaborar com o bem-estar das pessoas, a empresa busca o equilíbrio dos confortos físico, de beleza e saúde, bem como o sustentável.
"No ponto de vista social trazemos a inclusão com roupas adaptáveis aos mais diferentes biótipos, integrando diferentes culturas. Respeitamos o ser humano em seus movimentos e momentos que pedem novas medidas; harmonizamos as suas necessidades físicas. No lado econômico possibilitamos o efeito sob medida, com o ajuste democrático ao permitir que a mudança de peso e medidas dos usuários não leve à necessidade de troca da calça. Também oferecemos uma oportunidade para reduzir SKUs dos varejistas, menos trocas e maior fidelidade do consumidor. Já no aspecto ambiental geramos um menor consumo de roupas causado por flutuações de peso, menor risco de devoluções e consequente redução de emissões de CO2 e menor consumo de tecido para oferecer peças flexíveis ao mercado com colaborações diretas para o meio ambiente", completa.
A tecnologia da Moovexx proporciona, ainda, um estoque mais eficiente aos lojistas já que o mesmo tamanho de calça se encaixa em diferentes biotipos, aumentando a conversão de vendas e reduzindo a grade de tamanhos do estoque no varejo em até 50%. Já no e-commerce e marketplaces, as chances de um produto comprado se encaixar ao corpo aumentam consideravelmente. A redução do risco de devolução promove um aumento da confiança do consumidor. "Ao diminuir o risco da peça que tem Moovexx ser devolvida pelo cliente porque 'não serviu' evitamos que a peça seja transportada muitas vezes, colaborando com o pilar ambiental. Além disso, processos burocráticos para realizar trocas ou devoluções podem levar o consumidor a desistir da prática de compra online, reduzindo a fidelidade do cliente", pontua Renata.
A busca do ser humano pelo bem-estar
Com foco no B2B, a empresa busca criar soluções tecnológicas que agregam valor aos parceiros dos mais diversos segmentos têxteis, levando maior equilíbrio entre saúde, conforto e beleza aos seus produtos e consequente bem-estar aos seus clientes. A tecnologia da moovexx se adapta ao vestuário de trabalho (workwear e uniformes), moda masculina e feminina, gestantes, infantil, sportswear, plus size e athleisure.
"Oferecemos soluções para colaborar com todas as marcas de roupas que visam ampliar o bem-estar humano, trazendo harmonia entre os diferentes tipos de conforto que todos nós tentamos equilibrar todo o tempo. Desejamos liberdade de movimento (conforto físico), desejamos beleza (conforto estético), desejamos saúde (conforto de saúde) e desejo de proteger a natureza (conforto consciente). Todos nós buscamos por bem-estar", reforça Renata Iwamizu.
Dentre tantas vantagens, nos períodos de maior inchaço da mulher, devido à alteração hormonal e retenção de líquidos (ciclo menstrual e menopausa), o moovexx se adapta, promovendo maior compressão e alívio na região abdominal.
Segundo pesquisa de 'usos, hábitos e consumos' realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), 97,2% dos homens consideram o conforto físico um atributo importante ou muito importante. Após a pandemia, a importância do conforto físico ganhou ainda mais peso.
Para empresas que compram uniformes para vestirem seus colaboradores com biotipos diferentes, a tecnologia também aparece como uma alternativa econômica, com conforto para o desempenho das funções e visual que respeita o bem-estar e autoestima do profissional.
Infantil
Atualmente os reguladores comuns atendem somente 50% das crianças em cada idade. Com flexibilidade de 7,5cm no cós, a tecnologia moovexx eleva para 90% as crianças atendidas em cada idade (entre 6 e 12 anos).
Plus size
De acordo com a nova edição do Atlas da Obesidade no Mundo, de 2023, divulgada no início de março pela Federação Mundial de Obesidade, uma aliança de grupos de saúde, científicos, de pesquisa e campanha, atualmente, cerca de 2,6 bilhões de pessoas, o que corresponde a 38% da população mundial, já estão com sobrepeso ou obesidade. No Brasil, a estimativa é que 41% da população adulta tenha obesidade até 2035. Entre as crianças, o crescimento será mais acelerado, de 4,4% a cada 12 meses, até chegar a cerca de 27% dos mais novos. A tendência é a mesma no resto do mundo.
Graças à tecnologia invisível do cós da moovexx a flexibilidade das calças é de até dois tamanhos e feitos sob medida para os diferentes biotipos, potencializados nos tamanhos plus size.
"Entender a complexidade das escolhas do ser humano, a relação entre bem-estar e conforto, permite-nos oferecer à sociedade soluções que respeite e harmonize a beleza, a liberdade de movimento, a saúde e a sustentabilidade, tratando as diferentes prioridades com igual importância", detalha Renata.
Benefícios para o mercado textil
A moovexx atua como uma marca ingrediente, associando-se aos produtos das marcas, respeitando suas criações e adicionando inovação, sem a necessidade de grande adaptação de processos ou quebra de produção. Além disso, as marcas parceiras são homologadas e recebem licenciamento para utilização da tecnologia que melhor valoriza seu produto.
Além de levar tecnologias para marcas parceiras, a moovexx também faz consultorias para desenvolver soluções de inovação que atendam questões específicas das marcas e fabricantes.
Através do Business Lab, um modo de unir empresas parceiras e investimentos, gerando avanços tecnológicos para a indústria têxtil, a fashiontech viabiliza aplicações inovadoras no mercado através do auxílio aos parceiros para aplicar novas tecnologias em seus produtos, realizando o trabalho de associação e nacionalização de inovações.
Mais de 1 milhão de peças já foram produzidas com a tecnologia moovexx. Grandes marcas nacionais, como Aramis e Basico.com (grupo Malwee) já se beneficiam da tecnologia. Na área de uniformes, policiais e bombeiros de vários estados, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também já conhecem e aprovam os diferenciais que a tecnologia é capaz de oferecer.
Premiações e reconhecimentos
A moovexx foi vencedora na categoria têxtil do prêmio "Destaque Inovação" Idea Brasil 2013, considerada a mais importante premiação do país na área de design que reconhece os vencedores como referência de criatividade no cenário nacional.
A empresa brasileira também foi finalista na categoria "Best Innovation - Textiles for Clothing", no ITMA Future Materials Awards 2015, considerada a maior e mais respeitada feira do setor têxtil no mundo, realizada de quatro em quatro anos. A edição de 2015 aconteceu em Milão e abrigou o prêmio "Future Material Awards", com o objetivo de reconhecer as inovações de maior potencial no setor.
Selecionada para o Horizon 2020, maior projeto europeu de pesquisa e inovação da história, com ênfase na excelência científica, na liderança industrial e na solução de desafios sociais e para a ApexBrasil, em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), para o Programa Design Export, um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação.
A Mooveex também foi convidada para expor no Brasil Design Week, dentro do evento HSM Expo Management, o maior evento de gestão e inovação da América Latina.