MOSA: Curso do Centro Europeu inicia estudos para reformulação dos uniformes da Polícia Militar do Paraná
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Professores e estudantes do curso de Moda do Centro Europeu, tradicional escola de profissões de Curitiba, deram início aos estudos para a reformulação e adequação do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar do Paraná.
De acordo com o Coronel Garrett, Chefe do Estado-Maior da PMPR, a avaliação de profissionais capacitados, no que se refere à essa renovação de uniformes é imprescindível para o início do processo de estudos dessa substituição. "Características como conforto, funcionalidade e sustentabilidade mesclar-se-ão com o que é tradicional e clássico à Polícia Militar do Paraná", afirmou o coronel.
O trabalho foi solicitado pela corporação e tem como objetivo tornar as fardas especiais de desfiles e cerimônias ainda mais funcionais, sem perder as características militares. "A ênfase será na modelagem dos uniformes e na readequação das cores. A ideia é que alguns uniformes possam ser usados em mais de uma ocasião, reduzindo a quantidade de fardas e aumentando a praticidade, explica Mariah Salomão Viana, Supervisora da Escola de Moda do Centro Europeu e Diretora de Criação do NovoLouvre.
A primeira etapa é a de coleta de informações. Por isso, a equipe se reuniu com representantes da PM para entender melhor o que é esperado das novas fardas. "A gente aplica o mesmo método ensinado no curso de Moda. Nós conhecemos os uniformes atuais. Entrevistamos alguns PMs para entender quais são as demandas: o que é positivo nos uniformes atuais e o que precisa ser melhorado", destaca Mariah.
Próximas etapas A próxima fase do processo, segundo a especialista, é a de pesquisa de tendências. "Existem tendências para este universo do uniforme. Nós fazemos pesquisas sobre os uniformes militares mundo afora, sempre levando em consideração as especificações e os símbolos da Polícia Militar do Paraná."
Além da supervisora do curso de moda, Mariah Salomão Viana, participam do projeto o Professor do Centro Europeu Marlon Chin Lee e os alunos Pedro Henrique Gurski e Bruno da Luz. As avaliações e estudos são realizados de forma gratuita para à instituição. Depois de aprovados pela corporação, o objetivo é que os protótipos sejam seguidos como padrão pelos fornecedores dos uniformes. CURSO DO CENTRO EUROPEU - O Centro Europeu conta com formação completa no curso de Moda, nas modalidades online e presencial.
|