MODA: adidas e Club América anunciam parceria e lançam novas camisas.

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Os novos uniformes são inspirados em modelos icônicos da história do clube mexicano e marcam o início da nova parceria com a adidas Foto: Divulgação A adidas e o Club América divulgaram os lançamentos dos uniformes Home e Away para a temporada 2025/2026. Após 25 anos, as novidades celebram o retorno da parceria entre a marca e o maior campeão mexicano. O uniforme titular das Águilas é inspirado no kit usado em 1995, temporada marcada por um elenco inesquecível na história do América. A peça mantém a identidade e a tradição do clube, mas traz um design moderno, com detalhes que remetem às penas da icônica águia que representa a equipe, nas cores vermelha, azul e preta. A base da camisa é em um tom vibrante de amarelo. Já o uniforme Away resgata elementos marcantes do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com uma estética semelhante à dos kits usados na época. Apesar da inspiração em modelos antigos, o lançamento apresenta um design moderno e dinâmico. Predominantem...

ARTE: Galeria Estação abre calendário de exposições em 8 de março com a mostra "A Geometria e o Sagrado", de Eduardo Ver

Com texto do catálogo assinado por BenéFonteles, artista visual, escritor e curador, mostra reúne 16 xilogravuras criadas sob a inspiração de simbolismos religiosos, principalmente os de matriz africana

 

"A Geometria e o Sagrado". Este é o nome da exposição que abrirá, em 8 de março, o calendário anual de mostras temporárias da Galeria Estação e assinala a entrada do artista plástico Eduardo Ver no hall de artistas representados pela galeria. Ao reunir 16 xilogravuras, colecionadores e público poderão conhecer nesta individual obras únicas, sem edição. Um trabalho meticuloso que Ver desenvolve há mais de duas décadas sob a inspiração de simbolismos religiosos, principalmente da Umbanda, que são rascunhados em papel e depois entalhados em madeira.

 

Uma obra, vale mencionar, que despertou o interesse da galerista Vilma Eid. Ela recorda que graças à insistência de Bené Fonteles, autor do texto do catálogo da exposição, e do artista Sérgio Lucena – que Vilma chama de 'padrinhos' de Ver –, passou a prestar atenção à obra do xilogravurista. "Eu conheci seu trabalho ao vivo, pela primeira vez, em uma mostra coletiva no Paço das Artes, em São Paulo, Modernismo desde aqui, com curadoria do Claudinei Roberto. A força do trabalho me pegou! Uma obra corajosa, de grandes dimensões. Símbolos que logo me fizeram lembrar do querido Samico, mas com uma linguagem muito própria desenvolvida por Ver", afirma a proprietária da Galeria Estação.

 

No texto que escreveu para o catálogo da mostra, "Os extraordinários terreiros imaginários de Ver", Fontelles avalia: "Raros criadores dedicados à gravura no Brasil trabalham com tanta lealdade a uma iconografia mitopoética como Eduardo Ver, há duas décadas, com árduo afinco e rara artesania". Para o artista visual, escritor e curador, uma gravura de Ver contém universos paralelos, múltiplos e com uma força que não é só expressiva pela estética, mas, também, pela energia que emana de cada campo vibracional que compõe e recompõe mundos.

 

Ainda de acordo com Fonteles, a força gráfica da obra de Ver não provém apenas do solo sagrado que pisa. "Ele nos envolve com narrativas de sua vasta cosmovisão desses terreiros imaginários, revela e vela mundos ainda tão desconhecidos nos quais entidades da Umbanda trafegam e incorporam a alma da terra brasileira", afirma."Com sua técnica esmerada, de raro apuro no modo de desenhar e gravar a madeira, imprimir e revelar o além dos mundos, ele nos leva a contemplar e completar sua obra não só com um olhar meramente estético, pois precisamos nos deixar levar pela intensidade e energia transcendente que dela vibra e emana", pontua.

 

Presente dos orixás

Inaugurar uma exposição individual e passar a integrar o acervo de artistas representados pela Galeria Estação têm uma conotação especial para Ver.  Segundo afirma, significa poder mostrar seu trabalho a um público mais amplo. "Esta exposição é um presente dos orixás para mim e, também, uma forma de eu devolver a eles tudo que me deram. Sinto-me privilegiado e feliz diante dessa responsabilidade nesse momento de trabalho e muita alegria", diz.

 

Em relação ao nome da mostra, ele explica que geometria e sagrado se entrecruzam e se perpassam para materializar, em suas xilogravuras, o místico e o universal presentes não apenas nas religiões de matriz africana, mas, também, em outras.Em suas composições, Ver também recorre a plantas, animais e figuras de santos católicos, além de objetos alegóricos. Em sua geometria sagrada podem ser identificados outros símbolos que fazem alusão tanto aos povos originários do Brasil quanto ao sufismo, religião mística do Islamismo, como os arabescos, por exemplo. A todo esse inventário cultural diversificado o artista atribui uma paleta elegante de cores, inspirada pelos exercícios de observação das plantas que encontra na natureza e nas floriculturas próximas da sua residência, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

 

Quanto à técnica utilizada, Ver aplica diversas camadas de impressão sobre o papel. Para cada xilogravura produz várias matrizes, que são sobrepostas até atingir um certo grau de tridimensionalidade. Segundo o artista, o objetivo é imprimir ritmo às obras, fazendo com que todos os elementos convivam em harmonia, num verdadeiro estado de confraternização.

A mostra "A Geometria e o Sagrado" poderá ser vista pelo público até 13 de maio.

 



SOBRE EDUARDO VER

Nascido em 1979, em São Paulo, cidade onde vive e trabalha, Eduardo Ver – nome artístico de Valter Eduardo Flávio da Silva – já praticava o desenho como uma ferramenta lúdica para se conectar com outras histórias. O interesse pela xilogravura, seu principal foco de pesquisa, deu-se a partir da sua experiência na Universidade Cruzeiro do Sul, onde se formou em Artes Visuais, em 2006. Foi também durante o período acadêmico que ele chegou ao Atelier Piratininga, onde permaneceu por mais de sete anos, até 2012. Sob orientação do artista gravador Ernesto Bonato, aperfeiçoou-se na técnica e na produção da gravura, encontrando a prática que o guiaria como artista. Em quase 20 anos de produção, Ver desenvolveu uma cadência conceitual bastante original e um rigor técnico apurado, adquiridos a partir da sua experiência com projetos gráficos. De seu estúdio, chamado por ele de "Gráfica talhando em silêncio", saem, por exemplo, ilustrações para variadas publicações, como livros de cordéis, cartazes e lambes. Em sua trajetória, entre 2009 e 2022 teve seus trabalhos presentes em inúmeros salões e mostras realizados em diversas cidades paulistas, além de eventos internacionais na Argentina, França, Eslováquia e Cuba, por exemplo.

 



SOBRE A GALERIA ESTAÇÃO

Com um acervo entre os pioneiros e mais importantes do país, a Galeria Estação foi inaugurada no final de 2004 por Vilma Eid e Roberto Eid Philipp e consagrou-se por revelar e promover a produção de arte brasileira não-erudita. A sua atuação foi decisiva pela inclusão dessa linguagem no circuito artístico contemporâneo ao editar publicações e realizar exposições individuais e coletivas sob o olhar dos principais curadores e críticos do país. O elenco, que passou a ocupar espaço na mídia especializada, vem conquistando ainda a cena internacional ao participar, entre outras, das exposições "Histoire de Voir", na Fondation Cartier pour l'Art Contemporain (França), em 2012, e da Bienal "Entre dois Mares – São Paulo | Valencia", na Espanha, em 2007. Emblemática desse desempenho internacional foi a mostra individual do "Veio – Cícero Alves dos Santos", em Veneza, paralelamente à Bienal de Artes, em 2013. No Brasil, além de individuais e de integrar coletivas prestigiadas, os artistas da galeria têm suas obras em acervos de importantes colecionadores brasileiros e de instituições de grande prestígio e reconhecimento, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Afro Brasil (São Paulo), o Pavilhão das Culturas Brasileiras (São Paulo), o Instituto Itaú Cultural (São Paulo), o SESC São Paulo, o MAM- Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o MAR, na capital fluminense.

 



(SERVIÇO)

A Geometria e o Sagrado

Quando: abertura em 8/3 (quarta-feira), das 18h às 21h; fica em cartaz até 13/5

Onde: Galeria Estação | Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros

Horários de funcionamento da galeria: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h; não abre aos domingos

Telefone: (11)3813-7253

Email: contato@galeriaestacao.com.br

Site: www.galeriaestacao.com.br

Instagram: @galeriaestacao

 



Por @oblogueirooficial



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