Visando ampliar a presença no mercado internacional, Calçados Bibi participa da Children’s Show, em Nova Iorque

Imagem
    Pela primeira vez na feira internacional de moda infantil, a rede contou com um estande exclusivo. Foto: Divulgação   Com o objetivo de expandir a presença no mercado norte-americano, a Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina, participou pela primeira vez da Children's Show, uma feira internacional de moda infantil realizada em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de fevereiro. A iniciativa ocorre duas vezes ao ano, nas edições de inverno e verão, atraindo expositores e visitantes de diversas partes do mundo. Durante o evento, a marca contou com um estande exclusivo, compartilhando as principais tendências e diferenciais.   "Esta é a nossa primeira participação na feira, um passo estratégico para fortalecer a presença da rede nos Estados Unidos e ampliar o reconhecimento da marca no mercado internacional. Durante a Children's Show, nossos produtos foram muito bem recebidos, demonstrando o potencial da Bibi no país. Por estar...

NEGÓCIOS: Design de entretenimento, conheça seis arquitetos que se destacam neste mercado

Confira quem são os profissionais nacionais e internacionais que unem a arquitetura com o universo do design e da publicidade na busca por criar experiências que excitam a mente


O design de entretenimento, um conceito responsável por transformar a relação das pessoas com eventos, mas também com hotéis, restaurantes, museus, concertos, exposições e até com a própria cidade tem chamado a atenção das marcas que buscam se conectar com a sua audiência. 

O Stúdio Panda, por exemplo, utiliza a arquitetura, que neste caso é combinada com os princípios de publicidade, e leva em conta na concepção de um projeto o comportamento e as habilidades sociais do público em relação ao cenário objetivando que as emoções se transformem em espaços, seja ele físico ou virtual. 

Na sociedade contemporânea - altamente influenciada pela televisão, cinema, streaming, redes sociais e novas mídias - o entretenimento é o ponto de virada para ganhar atenção, retenção e resposta a um determinado estímulo. E essa união de disciplinas, técnicas e conhecimento cria experiências que excitam a mente. Juntas, a exatidão arquitetônica e a emoção humana têm o poder de dar vida a uma história muito mais impactante e memorável.

E é à isso que alguns arquitetos do mundo inteiro, inclusive brasileiros, têm se dedicado e se destacado. Listamos abaixo seis referências no design de entretenimento para você acompanhar o trabalho de perto.



Guto Requena

Imagem: André Klotz

 

Arquiteto e designer brasileiro, Guto Requena é formado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.  Ele é uma referência na arquitetura de interiores, design de entretenimento e é premiado nacional e internacionalmente.

Atua nos ramos do design, da arquitetura e do urbanismo. Seus projetos são considerados revolucionários porque exploram as tecnologias digitais, sem esquecer da versatilidade e da identidade. Sempre muito atento às necessidades do homem moderno e as relações com sua casa.

O arquiteto também já participou como apresentador do programa "Nos trinques", da GNT, como colunista da Folha de S. Paulo, como pesquisador do Nomads (Núcleo de Estudos de Habitares iInterativos) e como professor da escola Panamericana de Artes. 

Algumas de suas obras mais notáveis são:

  • Terminal 7 em Paris, França -  Uma grande escultura interativa que ocupa toda a pista de dança. 
  • Memorial COVID-19, Mobiliário Urbano e Aplicativo - A partir de um aplicativo, cada pessoa poderá prestar sua homenagem e criar uma borboleta simbolizando uma pessoa querida que faleceu vítima do Covid-19.

  • NOIZE CHAIR – Uma cadeira impressa em 3D criada pela mistura de paisagens sonoras coletadas nas ruas do Centro de São Paulo com a Giraffe Chair de Lina Bo Bardi.

  • NOIZE LIVE – Performance durante a São Paulo Design Week onde o processo da Noize Chair foi aberto ao público para criar ao vivo sua própria mini-noize Chair impressa em 3D.

Marko Brajovic

Reprodução Atelier Marko Brajovic

 

Marko Brajovic é um arquiteto e designer croata naturalizado brasileiro, formado pela Universidade de Veneza (IUAV). Ele desenvolve projetos internacionais para grandes marcas. 

Seus projetos atuam em diversas frentes como arquitetura, cenografia, expografia, direção criativa, design de interiores e produtos. Sempre explorando diferentes áreas, formatos e estéticas que conectam o ser humano com a natureza por meio de uma arquitetura biomimética, imersiva, ancestral e futurista.

Em 2006, fundou o Atelier Marko Brajovic com sede em São Paulo para o desenvolvimento de seus projetos, além de pesquisas e desenvolvimento dos processos criativos. Ele é professor da Architectural Association Visiting School Amazon, onde leciona sobre a relação da natureza com a arquitetura. 

Algumas de suas obras mais famosas são:

  • Biblioteca Flutuante, Floresta Amazônica, Brasil - A infraestrutura simples abriga uma biblioteca com livros relacionados à preservação cultural e natural, ecologia, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem no lago Mamori. 

 

  • Pavilhão Brasileiro na Expo Milão, Milão, Itália - O Pavilhão Brasileiro tinha como tema "Brasil: alimentando o mundo com soluções" e era composto por uma galeria com um túnel imersivo e um bloco fechado com exposições.



Irmãos Campana 

Imagem: Bob Wolfenson

 

Humberto e Fernando Campana, um arquiteto formado pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo e um advogado pela Universidade de São Paulo, são reconhecidos entre os principais nomes do design brasileiro e internacional. Infelizmente recentemente o Fernando faleceu, mas deixa um legado importantíssimo que é reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Mesmo assim, os dois representam grandes ícones do design brasileiro. Muitas de suas obras fazem uma reinvenção do uso de elementos e objetos do cotidiano, transformando, assim, peças do dia a dia em móveis artísticos. Os irmãos sempre mantêm uma identidade cultural, exaltando a brasilidade e evitando clichês. 

A dupla representa um dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA em Nova Iorque. 

Algumas de suas obras de destaque são:

  • A Cadeira Vermelha - Um clássico do design feito com 300 metros de corda trançados manualmente. Foi a obra que lançou os Irmãos Campana no universo do design.
  • Cenografia da SPFW - Em 2013, os irmãos ficaram responsáveis pela cenografia da Temporada de Verão da São Paulo Fashion Week na Bienal no Parque Ibirapuera. Eles transformaram os ambientes em instalações de arte-design.

    Parceria com a Lacoste, em que assinaram uma linha exclusiva da marca, baseada na Poltrona Jacaré. Os designers recriaram a camisa polo mais tradicional da grife para a Holiday Collector's Series.

  • Criaram um gabinete de viagem para a série Objetos Nômades da Louis Vuitton.



Deza Abdanur 

Reprodução

 

Arquiteta e brasileira, Deza é sócia-fundadora do Studio Panda e da Alterego (2018-2020), coworking de empresas criativas no bairro de Pinheiros (SP) e sócia da Guilt. Apaixonada por design, cinema e artes, usa suas paixões para atuar no mercado de cenografia para eventos corporativos e virtuais há 15 anos. 

Com escritórios em São Paulo e em Lyon, na França, trabalha com clientes de diferentes nichos utilizando de estratégias para tornar o cenário em um meio para que as emoções se transformem em espaços.

Graduada pela Universidade de Uberaba (2003), realizou seu trabalho de conclusão de curso sobre o comportamento social e a influência no design (avaliado por Varlete Benevente, professora da Universidade de São Paulo de São Carlos) e convidada para participar do estudo Nomads pela Universidade de São Paulo de São Carlos;

Suas obras focam no design de entretenimento e criam experiências sensoriais com base nos desejos, necessidades dos clientes e seus públicos de forma a materializar as marcas. É a união perfeita entre emoção e técnicas de arquitetura.

Além disso, palestrou sobre cenografia para cursos de arquitetura na Universidade de Uberaba (2018 e 2019), São Judas (2019) e Senac MG (2020) e teve participação em cursos de curta duração para ampliar conhecimentos em áreas diversas para aplicação prática em projetos: História da Arquitetura em Harvard; UX e UI na MasterTech; Metaverso/NFT e ESG na FIA.

As viagens funcionam também como fonte de conhecimento para absorver melhor tendências do design e experiências de marca. Desde as mais tradicionais, como CES em Las Vegas, Salone Del Mobile em Milão, Feira do Automóvel em Frankfurt e em Detroit, até estudos cenográficos em lugares em que a percepção é outra como Disney (maior e melhor referências de experiência de marca materializada até hoje), a própria cidade de Las Vegas (uma cidade cenográfica funcional), instalações em MoMa, Met, Tate Modern, restaurantes temáticos em Bangkok, exposição de luzes a céu aberto em Paris.

Trabalhos relevantes:

 

  • Budweiser: Hotel by Pestana

https://www.revistahoteis.com.br/budweiser-hotel-by-pestana-abrira-as-portas-no-rj/

 

  • Youtube Brandcast 2021

https://gkpb.com.br/76721/youtube-brandcast-2021-novidades-anunciadas/

 

  • Fire Festival 2022

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/fire-festival-2022/M60693328G 

 

  • GM Lolla – (3 edições)

O briefing de GM no Lollapalozza sempre foi simples e direto: área voltada para ativações, selfies e mídias sociais. A intenção sempre foi atrair o público para a área dedicada ao Onix e fazer com que ele permaneça o maior tempo possível. Como?

Atrair através de luzes e dinamismo de conteúdo (gigantografias); um design atraente e diferente (a estranheza que agrada o olhar);

Depois de atrair, temos que criar soluções cenográficas para que o público interaja com as intervenções e ativações, além disso sempre criamos lounges para que o público conseguisse assistir ao show da área da GM, por causa da localização privilegiada. 

 

  • Lançamento Audi Q2 – Barcelona

https://www.mrgoldwind.com/es/caso/AudiQ2 

Lançamento em Barcelona com muitas áreas instagramáveis. A solução cenográfica para um evento em um lugar histórico foi trabalhar com luzes. Transformar luzes em elementos cenográficos tridimensionais mostrou respeito ao entorno e valorizou o produto.

 

  • Bradesco CEO Forum – NYC (4 edições)

Evento corporativo de alto padrão para os maiores investidores no Bradesco. O evento anual acontece no Mandarim Oriental em NYC e seu maior objetivo é atualizar os investidores com conteúdos relevantes sobre o mercado e estimular networking e novos investimentos. O evento já recebeu Mike Bloomberg para palestrar para seus 150 convidados.

O perfil do cliente e de seus convidados é o tradicionalismo. A melhor forma de demonstrar que o mercado financeiro exala confiança e estabilidade é através da tradição. Por isso, o projeto cenográfico sempre explorou esse conceito. O uso do design cartesiano (linhas retas) e da madeira nos painéis do palco é para transmitir solidez e seriedade. A forma de iluminação cenográfica é sem modernização. Uma iluminação simples, eficaz e com cores quentes. Esse projeto é só mais um exemplo do como o design exprime sensações e como o conceito pode ser materializado em algo físico.

 

  • Netflix Stranger Stations – 2022

Na última temporada de Stranger Things todos os caminhos levam ao mundo invertido, então, fez um projeto de seu destino final; a Stranger Station, um takeover na estação Fradique Coutinho que recriou momentos icônicos da série, deixando um ambiente imersivo no mundo invertido.

Da primeira até a quarta temporada, diversas experiências estavam espalhadas pela estação, que foi desde a floresta invertida com o Demogorgon à clássica van capotada. 



Multi Randolf

Imagem: Bia Ferrer 

 

Muti Randolph é um arquiteto, designer e artista plástico brasileiro. Estudou Comunicação Visual e Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O carioca é muito conhecido pelos projetos de interiores, que misturam luzes (muitos LEDs), sons, artes gráficas e biologia de modo a criar uma arquitetura em fluxo. Seus projetos ganham movimento conforme a música do momento toca. Por isso, conquistou espaço em grandes eventos musicais e também da moda.

Suas obras são verdadeiras imersões sensoriais, nas quais teto, paredes e piso se confundem. Muti criou um software capaz de desenhar cores e luzes em tempo real e que proporciona a criação de instalações que são referência internacional. 

Algumas de suas obras mais reconhecidas são:

  • Galeria Melissa Soho, Nova York, Estados Unidos - A instalação usa conceitos de arquitetura, design de interiores e vídeos para criar uma loja conceito da marca Melissa, que serve como ponto de encontro para jovens artistas locais.
  • D-Edge, Brasil - O clube de música eletrônica lançado em vários estados do país conta com decoração sofisticada feita pelo designer e cria a sinergia perfeita entre sonoridade e iluminação, gerando uma nova possibilidade de entretenimento. 



Guto Requena
Guto Requena
Imagem: André Klotz



Marko Brajovic
Marko Brajovic
Reprodução: Atelier Marko Brajovic



Irmãos Campana
Irmãos Campana
Imagem: Bob Wolfeson



Deza Abdanur
Deza Abdanur
Reprodução: Studio Panda



Multi Randolf
Multi Randolf
Imagem: Bia Ferrer



FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET

Clique AQUI ou fale no WHATSAPP e divulgue seu negócio, marca, produto ou serviço em diversos sites e perfis das redes sociais. 




SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE





VEJA TAMBÉM:

Converse lança Year of the Snake: edição especial para o Ano Novo Chinês!

People Colour lança programa para contratar criadores de conteúdo digital

Levi's® apresenta Solto na Vida: uma coleção que celebra liberdade e autenticidade

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Mindse7 C&A lança collab exclusiva com Lo de Lui

Fashion Revolution Brasil lança livro sobre cânhamo têxtil

Covolan Denim ganha prêmio de sustentabilidade na ColombiaTex 2025

Feira de calçados BFSHOW estará 30% maior em maio

Com tema ‘VogueLândia’, o Baile da Vogue promete encantar com fantasia e glamour no Copacabana Palace

MIXED celebra nova coleção de inverno; ‘Nossa Terra, um Oásis’ em um almoço intimista