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Conteúdo informativo nas redes sociais e equipes bem preparadas são fatores essenciais para conquistar clientes
Vitrines decoradas, websites tematizados e muitas luzes coloridas. O Natal é um dos eventos mais promissores para o e-commerce e varejo nacional, pois é o momento em que as pessoas estão mais dispostas a comprarem presentes para seus amigos e familiares. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, em 2022 o varejo deve movimentar cerca de R$65 bilhões em vendas, o que configura um crescimento de 1,2% em relação aos dois últimos anos, que foram afetados pela pandemia.
Neste cenário, para ajudar as empresas a potencializarem suas oportunidades, Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), separou cinco dicas valiosas que podem melhorar a produtividade dos canais de comunicação e vendas. Confira a seguir:
Equipes preparadas
Em épocas festivas, especialmente no final do ano, as demandas podem aumentar consideravelmente, o que também gera uma procura maior por atendimento e suporte. Neste sentido, é essencial ter equipes bem treinadas e preparadas para ajudar o cliente durante as diferentes etapas da sua jornada de compra. "A comunicação interna precisa estar alinhada e todos precisam compreender bem quais são as expectativas do consumidor e como atendê-las da melhor forma, de acordo com os procedimentos da empresa", afirma Ronald. Além disso, outro fator a se considerar é a quantidade de pessoas em cada time: realizar contratações temporárias pode ser a saída para evitar sobrecarga e manter as equipes engajadas.
Personalização das plataformas online
Muitas empresas aproveitam as festas de fim de ano para repaginar o design das campanhas de marketing e chamar mais atenção do consumidor. Inserir elementos natalinos no website, como banners e anúncios pop-up temáticos, pode ser uma boa maneira de entrar no clima festivo. As redes sociais também podem ser customizadas, por meio de posts que evoquem as cores do natal e elementos gráficos como gorros vermelhos, árvores decoradas, Papai Noel, bonecos de neve e demais símbolos da época. Ronald completa que "a personalização das mensagens de atendimento automáticas também é uma ótima estratégia para entrar no clima de Natal e enriquecer a experiência do consumidor. É possível configurar um chatbot, para que as mensagens de boas-vindas e de finalização do atendimento incluam cumprimentos festivos".
E-mail Marketing
O E-mail Marketing utiliza a base de clientes cadastrados no sistema da empresa para enviar, analisar e gerenciar campanhas de marketing personalizadas. Esta pode ser uma maneira eficaz para divulgar promoções de Natal.Mas é importante trazer informações claras e objetivas, além de títulos que chamem a atenção para garantir que as mensagens sejam abertas. "As empresas podem, não somente enviar sugestões de produtos, mas também incluir em suas comunicações por e-mail cartões virtuais de Natal para desejar boas festas. Isso traz o fator humano para as marcas, pois fortalece a construção de relacionamentos e mostra às pessoas que elas não são vistas apenas como consumidoras", reitera o executivo.
Dicas de presentes
Muitas pessoas ficam indecisas ou não sabem o que comprar para presentear alguém. Deste modo, as marcas podem utilizar as redes sociais para ajudar os clientes a terem uma ideia melhor sobre isto. Criar um guia com dicas de presentes pode ser um diferencial para atrair mais pessoas e gerar mais engajamento. "Este é um ótimo momento para divulgar uma seleção de produtos ou serviços que a empresa vende, o que também inclui a opção de inserir um link direto para a página de vendas, o que torna a jornada de compra mais rápida e prática", diz Ronald.
Combos promocionais de produtos
Oferecer ao cliente a opção de combos de produtos pode ser uma ótima estratégia de vendas, especialmente para quem não sabe o que dar às pessoas. Neste caso, é importante selecionar produtos que se complementam e sempre manter o sistema de gerenciamento de estoque atualizado. " Essa prática além de diversificar o catálogo da marca, ainda aumenta o ticket médio, porque vários itens serão comprados em uma única transação, ao invés de apenas um. A oferta pode ser ainda mais atrativa caso a embalagem para presente esteja incluída, pois contém tudo que o cliente precisa em um só lugar", afirma o especialista.
Sobre a CM.com
CM.com (AMS: CMCOM) é uma empresa global, líder de software em nuvem para comércio de conversacional que permite às empresas oferecer uma experiência superior ao cliente. Nossa plataforma capacita marketing, vendas e suporte ao cliente para automatizar o envolvimento com os usuários dos diversos canais móveis para impulsionar as vendas, ganhar mais público e aumentar a felicidade do consumidor.