CURIOSIDADES: O acampamento de fãs
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Fonte: Pedro Curi - especialista em cultura de fãs e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM
Centenas de fãs formaram uma longa fila para o show do cantor britânico Harry Styles, no Rio de Janeiro, no dia 8 de dezembro, e em Curitiba, no último sábado, dia 10. O mesmo aconteceu na estreia da turnê Love on Tour no Brasil, no dia 6 de dezembro, em São Paulo. No Rio alguns fãs estiveram acampados no local desde junho e no Sul do país há pelo menos dois meses. Harry Styles ainda se apresentará em duas datas extras em São Paulo nos dias 13 e 14 de dezembro.
Para Pedro Curi, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM e especialista em cultura de fãs, a reunião de fãs na entrada de shows, por um tempo longo, aponta para algo além do gosto pela pessoa pública ou a música, e sim para as relações que são estabelecidas durante a espera. "Ser fã é uma condição social e coletiva", diz Curi. "Essas ocasiões são a chance para que as pessoas se encontrem, troquem vivências e informações, e acabam construindo elos e amizades", diz.
O especialista lembra que esse sentimento é retratado no documentário "Waiting for B", no ar pela Globoplay, em que acompanha um grupo de fãs da cantora Beyoncé. Os fãs acamparam por dois meses para serem os primeiros na fila para o show da cantora em 2013, em São Paulo.
O especialista está à disposição para conceder entrevistas.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
