ENTRETENIMENTO: Carlinhos Presidente lança single e clipe gravados no Rio de Janeiro

Todas as Crenças é o nome do samba que será apresentado ao público em feijoada no dia 1º de maio

 

O sambista gaúcho Carlinhos Presidente acaba de gravar uma música nova, em parceria com os compositores cariocas Adilson Ribeiro e Celso Rodrigues"Todas as Crenças" foi gravada recentemente no Rio de Janeiro, com produção executiva de Milton Manhães, um dos principais nomes do samba do Brasil, reconhecido no meio artístico por ter trabalhado com Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto, entre outros; e arranjo do carioca Alceu Maia.

 

O clipe foi gravado nas ruas do Centro do Rio de Janeiro, em redutos do samba carioca, como a Pedra do Sal Casa da Tia Ciata, espaço cultural que reverencia a memória da mulher que é conhecida como a matriarca do samba.

 

Todos as Crenças é um samba de consciência e de cunho social, que destaca a diversidade cultural e étnica do país.  "Meu foco é o samba de raiz e várias vertentes do partido alto, samba dolente, samba exaltação e samba irreverente, que é uma marca bem forte do meu trabalho", comenta o músico. 

 

O clipe já está disponível no canal do artista no YouTube e pode ser conferido no link: https://youtu.be/fvSdqCAYYiY. E o lançamento oficial ocorre no domingo, dia 1º de maio, na Feijuca do Presida, a partir do meio dia no Espaço Cultural Paulo Pinheiro (Rua Valparaíso, 776). Na ocasião, Carlinhos Presidente apresentará clássicos do samba, releituras e músicas autorais de seu primeiro disco – Sambista do Povo, lançado em 2015. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo Instagram: @carlinhospresidenteoficial

 

"A Feijuca do Presida é um projeto voltado a levar boa música, alegria, entretenimento e gastronomia de qualidade para as pessoas. A ideia é reunir os amigos, fãs e simpatizantes do meu trabalho, fazendo a extensão da Laje da Valdecy, minha mãe, onde tudo começou. Venham prestigiar e saborear uma ótima feijoada!", convida Presidente.


LANÇAMENTO DO CLIPE TODAS AS CRENÇAS - FEIJUCA DO PRESIDA

Data: Domingo – 1º de maio

Horário: a partir das 12h

Ingressos a partir de R$ 50, diretamente com o artista pelo Instagram: @carlinhospresidenteoficial

 

SAMBISTA DO POVO

Apostando no samba de raiz, o álbum Sambista do Povo (2015) traz composições autorais e algumas em parceria com nomes como Adilson Ribeiro, compositor e sambista carioca, e Marquynhos Dinyz, filho de Monarco da Portela. O disco foi gravado no Rio de Janeiro e produzido por Milton Manhães.

 

O repertório vai do samba irreverente ao samba dolente, contemplando diversas vertentes, como partido alto, nas músicas "Zum Zum Zum", "Sonho de Pobre" e "Mais Duro que um Coco"; samba romântico, com as faixas "Desfez de Mim" e "Ela Chegou"; passando pelo swing de raiz,em uma música com estilo que lembra Bebeto, considerado o pai deste estilo musical, na faixa "Lindo Sorriso"; e ainda uma canção de samba exaltação – em homenagem a escola de samba Mangueira. O disco também conta com sambas de cunho social, como "Menino Pé no Chão"; um samba de louvor; e ainda um tributo Lupicínio Rodrigues – escolhido para encerrar o disco. O destaque é para "Amanhã vai dar" – escolhida por Carlinhos como a música de trabalho para divulgação do disco. Trata-se de um "partido alto que lembra a levada dos sambas de Zeca Pagodinho", define. 

 

O disco conta ainda com participações de importantes sambistas de raiz, como Renato da Rocinha, considerado uma das maiores revelações do samba da nova geração, na faixa "Samba é Arte", além de Wagner Nascimento e Rogerinho Ratatuia, na interpretação malandriada de "Mais Duro que um Coco". 

 

CARLINHOS PRESIDENTE

Carlinhos Presidente é conhecido pela irreverência nas letras de seus sambas que divertem o público e satirizam o cotidiano, lembrando o estilo de Bezerra da SilvaNascido em Porto Alegre, Carlinhos morou no Rio de Janeiro, onde tocou em diversas casas de shows, com destaque para os tradicionais eventos "Samba do Trabalhador", idealizado por Moacyr Luz e realizado no Renascença Clube; e "Quintal do Pagodinho", realizado por compositores de Zeca Pagodinho. A identificação com o samba carioca e a receptividade da população fluminense o tornou "cariúcho". Seu trabalho tocou no programa Samba de Raiz da rádio Roquete Pinto e foi bem recebido na Rádio Nacional por um dos maiores críticos de samba, Adelzon Alves, descobridor de Clara Nunes, João Nogueira e Roberto Ribeiro, entre outros. Durante esta passagem pela Cidade Maravilhosa, fez amizades que deram aval a sua carreira. Uma delas é Almir Guineto, a quem chama carinhosamente de padrinho. 

 

De volta à capital gaúcha, apresentou-se em teatros, casas de espetáculo, bares e participou de programas em rádio e TV. Neste retorno, torna-se amigo de Tonho Crocco – que lhe abriu portas na cena gaúcha, como convites para shows e parcerias musicais. 

 

Em 2015, lançou seu primeiro EP, produzido por Fabio Canalli e Misael da Hora, filho do conceituado compositor e produtor Rildo Hora. Neste trabalho, a irreverência, marca registrada das composições do artista, abre espaço para um samba romântico: "A Luz Desse Olhar", que dá nome ao disco. Com seis canções, o álbum traz ainda outros sucessos, como "Só Tem Traíra", cujo clipe tem mais de 100 mil visualizações na internet. Outro destaque é a música "Lava-Jato", uma sátira com a política brasileira, que também conta com um clipe. Todas as músicas de Carlinhos Presidente estão disponíveis nas plataformas digitais da Sony Music. 

 

Depoimentos

Conheci o Presidente no espaço cultural Afrosul Odomodê em Porto Alegre. Ele me deu um CD demo e adorei. Me chamou atenção SEM JABÁ e num programa da rádio Ipanema levei para tocar como dica do que estava ouvindo. Todos adoraram. Acho que foi a primeira vez que sua música tocou numa FM. O Carlinhos é um sambista que passeia por vários gêneros dentro do samba e tem uma irreverência que é difícil de encontrar nos compositores de hoje. Dicró e Bezerra da Silva teriam orgulho do rapaz. Eu tenho. Tonho Crocco

 

Conheci Carlinhos Presidente numa roda de samba no Rio de Janeiro. Gaúcho de boa cepa, logo constatei que ali estava um novo ícone da nossa música. É Intérprete especial, com nuanças belíssimas e bem empregadas, que vão desde o romântico até o samba de partido alto, sempre com uma respeitosa irreverência, que o credencia como um cantor especial e sem limites.  Como compositor é poeta, com belas sacadas. Carlinhos Presidente não se esqueceu de, através de Lupi, homenagear Lupicínio Rodrigues, ressaltando o orgulho à sua terra natal, através desse mestre inesquecível. Fiz-me seu parceiro e posso afirmar que este irmão bebeu na fonte dos maiorais. É muito fácil compor com ele, que tem Cartola e Noel nas veias. Neste trabalho autoral, recebeu a Direção do Doutor Honoris Causa, Produtor Musical Milton Manhães, que já conduziu ao estrelado dezenas de outras  feras na arte de cantar, dentre os quais Zeca Pagodinho, e por essa razão é reconhecido mundialmente. Milton é produtor por vocação. É samba puro, batucada forte e arrebatadora. Milton Manhães trouxe para este CD, complementando o trabalho de forma magistral, o Maestro Ivan Paulo, enriquecendo a obra com arranjos belíssimos e harmonias maravilhosas. Milton e Ivan constituem uma dupla respeitadíssima na nossa música e que faz de sucesso há décadas. E o recado de Carlinhos Presidente?  Ouça o CD. Ele passeia de Norte a Sul do país, com melodias e refrões que por certo farão nosso povo cantar, e nesse quesito, Samba é a Arte é belo exemplo. Menino Pé no Chão é uma história emocionante em forma de samba. É impossível ouvir somente uma vez. Carlinhos dá um show de interpretação. Vieram, Carlinhos Presidente e o CD SAMBISTA DO POVO, ficar e tomar conta do Brasil!  - Adilson Ribeiro, compositor parceiro de Carlinhos Presidente

 

Carlinhos Presidente é um dos grandes compositores do estado do Rio Grande do Sul, uma pessoa de um coração enorme e musicalidade exposta em cada frase que ele põe no papel. Tenho o prazer de ser irmão desse artista e acompanhar de perto seus êxitos, tanto na caneta, no palco e na vida. Depois dos campos de futebol, dos cliques fotográficos e de uma volta triunfal ao que chamamos de vida tranquila, temos um artista fenomenal em sua essência e em plena atuação musical. Compondo a vida em sambas que ficam marcados pela verdade notória dos temas, Presidente rege o samba e dá brilho a personagens esquecidos, coloca em pauta temas que precisam de mudança, traz alento a quem precisa de coragem e finaliza sempre em amor.- Adriano Trindade, músico

 

 

 



Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm