DECORAÇÃO: Cosmo Indústria Moveleira apresenta novo portfólio de produtos na ABIMAD
- Gerar link
- Outros aplicativos
Cosmo lança nova linha de móveis funcionais, belos, elegantes e com design surpreendente, que vão agregar mais conforto e funcionalidade para as salas de jantar
A versatilidade de um mobiliário é uma característica que permite constantes inovações, com peças transitando por decorações e ambientes distintos sem perder os atrativos de seu design. Com este conceito, aliado à expertise de mais de quatro décadas de mercado na produção de itens para sala de jantar, a Cosmo lança sua nova linha de móveis, composta, inicialmente, por aparador, cadeira, escrivaninha, mesas de centro, mesa de jantar, mesas laterais, poltronas e sofás.
Para proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, a marca investe em produtos modernos, inovadores, com assinaturas de grandes designers. Além disso, são móveis torneados a produtos modernos e com grande tecnologias.
Linha Joy
O termo em inglês que significa alegria nomeia a nova coleção de Tiago Curioni para a Cosmo. Os móveis, da nova linha, tem uma importante missão de transmitir para o usuário, conceitos como sustentabilidade, racionalidade construtiva e ergonomia.
"Tiago é conhecido por desenhar produtos que seguem conceitos do minimalismo estético, da racionalidade construtiva e do respeito ao meio ambiente. Ele costuma traduzir nos móveis desenhados para a Cosmo, a fusão da fina artesania e com a racionalidade da indústria de alta performance e tecnologia. Ele tem uma premissa de que o simples não aceita erros e faz todos os produtos pensados em ciclos que transpõem a barreira do tempo", explica Leandro Pinheiro, Consultor de negócios da Cosmo Indústria.
Para a nova linha Joy, Tiago explica que queria fazer uma coleção vasta de produtos, com uma solução única que os identificasse entre si e que, ao mesmo tempo, tivessem um importante caráter democratizador, mas também didático sobre o design. Nesse sentido, a coleção traz importantes inovações, como estruturas leves e robustas, alta personalização e reaproveitamento de materiais.
A linha Joy traz aparadores, cadeiras, escrivaninhas, mesas de centro, mesas de jantar, mesas laterais, poltronas e sofás.
Curioni explica que o Aparador Joy tem uma estrutura metálica e tampo laminado em carvalho, ponteiras de acabamento em madeira maciça. Já as cadeiras contam com estrutura metálica, assento e encosto em uma estrutura estofada única.
A escrivaninha desenhada pelo designer para a Cosmo conta com uma estrutura metálica e tampo laminado em carvalho, além do apoio para escrita revestida em couríssimo. Também tem porta lápis removível e gaveta com acabamento em lasca fosca.
As mesas de centro, de jantar e laterais têm estrutura metálica e tampo laminado em carvalho, com as ponteiras de acabamento em madeira maciça. Já as poltronas e sofás, contam com estruturas metálicas, assento com percinta, encostos e braços estofados.
Linha Soft
Com o objetivo de trabalhar com matérias primas de alta qualidade e conceitos de marcenaria tradicionais, Tiago Curioni desenhou a Linha Soft com itens que trabalham a madeira como elemento de destaque.
A linha conta com quatro acabamentos de madeira maciça trabalhada sempre de forma fosca e monocromática, traduzindo pureza formal e estética. "Quis explorar a maciez da madeira por meio de todas as quinas e arestas arredondadas", explica Tiago.
O designer ainda afirma que o artesão marceneiro é o artista por trás de cada um dos itens da linha Soft, onde vê-se, claramente, o toque individual. Ainda que algumas partes sejam trabalhadas em máquinas robotizadas, é a mão humana que dá o acabamento de aparas de arestas deixando a estrutura arredondada e "macia".
Os bancos e banquinhos são a novidade da linha Soft e contam com estrutura em madeira maciça e assento estofado, além de acompanhar uma sapateira metálica que possui complementos opcionais, como, por exemplo, bandeja laminada em carvalho e mancebo em madeira maciça.
O bar soft conta com uma estrutura em madeira maciça, portas laminadas em carvalho e aplica em palha sextavada. Além disso, a porta central conta com amortecedor, fechadura com chaves e puxador em madeira maciça.
O buffet conta com estrutura e puxadores de madeira maciça, caixaria laminada em carvalho e aplique em palha sextavada. Já as cadeiras, contam com estrutura de madeira maciça, com encosto laminado em carvalho.
Mais uma novidade dessa linha Soft são os carrinhos de chá que, a Cosmo está fazendo com estrutura em madeira maciça, bandejas revestidas com couríssimo, rodízio em silicone e tapa parafusos, também em madeira maciça.
Outro lançamento é a poltrona e o sofá soft que conta com estrutura em madeira maciça, assento, encosto e apoios de braços estofados.
A linha também conta com mesas de centro e de jantar, que seguem os mesmos moldes dos outros móveis. Leandro Pinheiro explica que Tiago fez toda a nova linha de produtos Soft à distância, pois estava em Portugal. "Ao longo de seis meses, Tiago enviou diversos protótipos e testes para a fábrica, por meio de vídeos e fotos. A tecnologia foi fundamental para o nascimento da coleção. Nela, o usuário é colocado no centro das atenções, procurando explorar, ao máximo, a percepção de qualidade, não por adornos, mas justamente pela qualidade do material e das técnicas manuais utilizadas e de que são observadas no dia a dia", explica o Consultor de negócios da Cosmo Indústria.
Outros lançamentos
A Cosmo vai aproveitar a oportunidade da feira para lançar, também, novos produtos, como, por exemplo, alguns modelos de mesa de jantar, cadeiras, poltronas e mesas laterais.
A mesa lateral T é um dos lançamentos e conta com haste metálica, tampo em madeira maciça e base laminada em cinamomo. Já a cadeira AC tem estrutura em madeira maciça com encosto e assentos estofados.
A mesa de jantar Áurea tem estrutura metálica revestida com chapas laminadas em carvalho. A Wing, também lançamento, foi inspirada nas formas das asas de uma borboleta.
"Wing desafia o equilíbrio, em um pé de mesa central e visualmente leve e provocador, como se fosse levantar voo. A natureza mostra, mais uma vez, ser uma fonte inesgotável de inspiração para além da estética, entregando também a inspiração para a usabilidade. O pé em X possibilita a acomodação de lugares em todos os pontos da mesa, trazendo liberdade de uso" explica Tiago, o designer do produto. O produto conta com uma base em MDF com espessura de 36MM e acabamento laminado em carvalho.
Já a mesa de jantar Circus tem um espectro lúdico, que remete aos toldos de barracas de circo. O móvel tem possibilidade de execução em lâmina de Carvalho ou em Laca, dando inúmeras vertentes a uma peça de forte presença e magnetismo próprio.
As primeiras peças do mobiliário foram apresentadas ao mercado durante a 33ª Abimad, realizada em fevereiro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
"Após a apresentação na feira, nossos parceiros de venda e representantes comerciais podem começar a apresentar os produtos da coleção para os clientes finais. Estamos preparados para atender a demanda que houver para os novos móveis e vamos entregar para todo o Brasil", finaliza Leandro Pinheiro, Consultor de negócios da Cosmo Indústria.