Decoração: Arauco terá espaço exclusivo com inspiração andina na CASACOR Paraná


A Arauco está confirmada na edição de 2021 da CASACOR Paraná. Oito ambientes do evento, referência mundial em arquitetura e decoração, terão produtos da marca. Um desses espaços é exclusivo, onde todos os móveis e revestimentos foram executados com painéis de melamina Arauco, à exceção do piso, original do local onde a CASACOR foi instalada, em Curitiba (PR). Em 2021, a mostra será phygital – física e digital ao mesmo tempo – e ocorre entre 05 de setembro e 17 de outubro, com o tema "A Casa Original".

 

Assinado pelo escritório Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, com as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas à frente da equipe, o espaço Living Las Condes Arauco foi batizado em homenagem a um bairro homônimo de Santiago, no Chile, país natal da empresa. Trata-se de uma região da capital chilena conhecida por sua pegada cosmopolita, que mistura hotéis de luxo, restaurantes sofisticados, pubs tradicionais e lojas descoladas. Ao mesmo tempo, Santiago é conhecida pela onipresença da Cordilheira dos Andes, formada há milhões de anos, como uma espécie de guardiã ancestral dos chilenos.

 

"Neste ano, o conceito da CASACOR propõe um retorno às origens, aliado ao papel que a tecnologia tem no mundo contemporâneo. Com isso em mente, fomos pesquisar a cultura e a ancestralidade do Chile, muito representada pela Cordilheira dos Andes, que buscamos reproduzir de forma poética nesse espaço", conta Carolina.

 

No living, painéis da Arauco foram usados para montar a silhueta da montanha, em tons de azul e cinza. A ideia é que essa cordilheira particular também seja um espaço para fotos, bastante "Instagramável". Os profissionais responsáveis escolheram padrões das coleções Fundamental e Habitat da empresa para compor o ambiente, com painéis de melamina Arauco no revestimento das paredes e na construção de uma estante que ocupa todo o comprimento da sala.

 

"Como um living é um espaço de convivência, buscamos criar diferentes ambientações em uma sala única. A diversidade de painéis que a Arauco tem proporciona isso. A marca tem uma gama muito extensa de padrões, cores e texturas. Isso sem falar na qualidade. Além disso, o conceito da Arauco, que une sofisticação e sustentabilidade, vai ao encontro do que acreditamos no escritório", afirma Carolina.

 

Para o gerente de Produto e Tendências da Arauco, Solon Cassal, participar da CASACOR Paraná é importante não só pela tradição e visibilidade do evento, mas porque Curitiba é a casa da marca no Brasil. Por esse motivo, a empresa tem uma ligação estreita com profissionais da cidade.

 

"Em 2021, a CASACOR Paraná vai ser muito especial, em um lugar inusitado e com grandes ambientes. Foi muito prazeroso trabalhar com os arquitetos e decoradores nos seus projetos, já que, pela primeira vez, teremos o lançamento de toda uma coleção, a Fundamental, nos ambientes do evento. É uma experiência inédita para a Arauco", comenta Cassal.

 

O Living Las Condes Arauco é assinado pelos arquitetos Carolina Leal Ribas, Denise Leal Ribas, Luana dos Santos Luciano e William Greboge.

 

Padrões da Arauco utilizados no projeto: Rícori Nativo, Reali, Camelo, Concreto Decor, Azul Sereno, Cinza Puro, Lord, Espresso, Nimbus, Azulão, Flor de Algodão e Beton.

 

Outros ambientes

 

Além do espaço Living Las Condes Arauco, exclusivo da marca, outros sete ambientes da CASACOR Paraná 2021 terão os produtos da empresa. Confira:


Meeting Point Divisystem

Arquiteto: Carlos Tietjen

Padrões Arauco utilizados no projeto: Nogueira Persa, Reali e Lord

 

Um espaço multiartístico, com decoração pautada pelo design brasileiro. Os produtos autênticos e com diversas possibilidades de aplicação da Arauco trouxeram conforto e sofisticação ao ambiente, que mistura texturas para ampliar as sensações do lugar, mesclando inovação e tradição de forma única.


Studio Tech

Arquiteto: Luiz Maingué

Padrões Arauco utilizados no projeto: Alpaca, Camelo e Espresso


Proposta de apartamento de 40 metros quadrados (m²) que propicia extremo conforto e facilidade na manutenção para uma pessoa ou até mesmo um casal. O cenário é intimista e convida o morador a voltar-se para dentro de casa, com atmosfera calorosa e contemporânea.

 

"Escolhemos Arauco pela qualidade indiscutível do material, mas também porque nos identificamos com os valores da marca. O padrão Alpaca traz conforto e aconchego, enquanto o Espresso e o Camelo são cores neutras, que combinam com tudo. Tons acinzentados evocam conforto e modernidade às composições, além de inspirarem sutileza, maturidade e responsabilidade. O Camelo, por sua vez, é mais quente e invoca nossa conexão com a terra. No fim, conseguimos uma combinação elegante e carregada de significados", comenta Maingué.


Estar íntimo

Designer de interiores: Larissa Gomes

Padrão Arauco utilizado no projeto: Rícori Nativo


Uma sala intimista, voltada à toda a família. Os painéis Arauco, no padrão Rícori Nativo, estão presentes no muxarabi e na brinquedoteca do estar íntimo. O muxarabi é um clássico da arquitetura árabe, que consiste em um fechamento em forma de treliça, geralmente feito de madeira. Semelhante ao brasileiríssimo cobogó, é usado para delimitar espaços ao mesmo tempo em que permite a permeabilidade visual.


Lavabos Habitat

Designers de interiores: Paloma Albuquerque, Luciana Oliveria Wosch e Mery Barone

Padrões Arauco utilizados no projeto: Castanheira Natural, Bruma e Búfalo

 

Os banheiros trazem linhas que evidenciam a natureza, como um jardim vertical e um teto que se assemelha a nuvens. Os produtos Arauco estão em painéis nas paredes do hall, no lavabo feminino e no masculino, que remetem a florestas.

 

"Escolhemos a Arauco para o nosso projeto justamente por ser uma empresa que cuida do planeta, uma pauta que valorizamos muito", pontua a designer Paloma Albuquerque.

 

Estar da Lareira

Designer de interiores: Kátia Herzog

Padrão Arauco utilizado no projeto: Cinza Puro

 

Ambiente criado com o estilo neoclássico, uma característica do escritório responsável pelo projeto. É um espaço sofisticado, que leva tons brancos e acinzentados, com destaque para o padrão Cinza Puro da Arauco. No ambiente amplo, o tom vinho das poltronas centrais são o ponto de cor.

 

Sala de Fragrâncias

Arquitetas: Ana Claudia Marini e Yara Mendes

Padrões Arauco utilizados no projeto: Jequitibá e Sal Rosa

 

Utilizados em 90% do projeto, os painéis da Arauco nos padrões Jequitibá e Sal Rosa conferem ao ambiente a delicadeza necessária à sala ampla e bem iluminada. O espaço foi projetado com o objetivo de ser um ambiente com emoção e elegância.

 

"Optamos por dois lançamentos da Arauco que proporcionam uma sensação de conforto e aconchego e trazem a natureza para o espaço", aponta a arquiteta Ana Claudia Marini.

 

Pool Party

Arquiteto: Felipe Guerra

Padrões Arauco utilizados no projeto: Carvalho Americano, Jequitibá, Jatobá Brasileiro, Nogueira Pecan, Tinto e Ébano

 

Projetado para ser o centro de eventos CASACOR Paraná 2021, o salão de festas utiliza painéis de madeira da Arauco como um contraponto com os tons em azul do ambiente.


"A intenção é criar uma ilha de conforto e aconchego, um refúgio de descanso e descompressão para os atribulados dias atuais", comenta Felipe Guerra, que assina o projeto.

 

A arquibancada, feita inteiramente com painéis da Arauco, desenrola-se de forma assimétrica, criando um elemento cênico central no ambiente, que se completa com a instalação paisagística da artista Manu Daher.

 

Para mais informações, acesse https://www.arauco.cl/brasil/.





Se inscreva no meu canal do YouTube e siga 
@MarcosGomesBr no Instagram !


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm