ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

ENTRETENIMENTO: Goiânia Mostra Curtas luta contra crise do cenário audiovisual e recebe inscrições de filmes de todo o Brasil

Festival segue para a sua 19ª edição, buscando recursos por meio de apoio e parceiras para tentar viabilizar atividades. Filmes ainda podem ser enviados e o prazo de inscrição encerra em uma semana

 

Terminam na quinta-feira, 4, as inscrições para a 19ª Goiânia Mostra Curtas. Até o momento, mais de 700 filmes, entre ficção, documentário, animação e experimental de várias regiões do Brasil já foram inscritos para o festival, que acontece de 8 a 13 de outubro de 2019, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO).

 

Há quase 20 anos, os números comprovam que o esforço e a determinação de manter o festival ativo têm alcançado resultados. Desde a primeira edição, em 2001, 1.951 filmes foram exibidos, em uma produção que já envolveu 2.080 profissionais, atingido um público de 277.800 mil pessoas. A exibição de filmes chegou ainda aos bairros da capital de Goiás, onde foram realizados 50 eventos. Além disso, já foram contabilizadas 183 atividades, entre oficinas, painéis, debates e encontros.

 

Apesar do quadro preocupante de investimentos para o audiovisual no País, o Goiânia Mostra Curtas tem conseguido manter sua realização anual. Tudo graças ao apoio de parceiros que acreditam nessa relevante janela para diretores e produtores e lutam para que ela não se feche. "O Goiânia Mostra Curtas não é diferente de outros festivais. Ele passa também por dificuldades de se concretizar em sua plenitude. Temos ainda problemas de orçamento", pondera Maria Abdalla, diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas.

 

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

 

Audiovisual luta contra crise

 

O cenário do audiovisual no Brasil e no Estado não é dos melhores. Sem políticas públicas de incentivo, recursos e a paralisação das atividades da Agência Nacional de Cinema (Ancine), as produções brasileiras continuam chegando às telas do cinema, mas sem muitas perspectivas. A situação se tornou ainda pior com o fim dos recursos da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Em Goiás, não é diferente, tanto no âmbito municipal quanto no estadual.

 

Os mecanismos de fomento culturais, de um modo geral, enfrentam dificuldades, principalmente no que dizem respeito à continuidade de políticas públicas e ao cumprimento de propostas e cronogramas. "Esses entraves têm acontecido em mecanismos como a Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, a Lei Goyazes e o Fundo de Cultura de Goiás, entre outros. Com atrasos e prorrogações, instabilidade, sem seguir leis e cronogramas, não há como garantir a efetiva continuidade e valorização do trabalho de produtores e artistas para a sociedade. Esse é o motivo principal da crise que vivemos hoje. Sem políticas públicas unificadas, em todas as esferas – federal, estadual e municipal –, se torna inviável manter o que foi construído ao longo de anos", enfatiza Maria Abdalla.

 

Diante de todas essas incertezas, muitos festivais brasileiros, de pequeno, médio e grande portes, podem deixar de acontecer este ano. "Quando começamos com o Goiânia Mostra Curtas, eram cerca de 40 festivais no Brasil inteiro. Com as ações e políticas anteriores que possibilitaram a grande janela de produção, captação e difusão de filmes, chegaram a ser até cerca 300 festivais. Hoje, com os cortes de investimentos, percebe-se o desmonte do audiovisual. O número de eventos de mostras e festivais de cinema tem reduzido drasticamente", analisa.

Na expectativa de que tudo se resolva, os recursos sejam pagos e os projetos executados, Abdalla reafirma a expressiva influência que os festivais têm nacionalmente. "No interior, na capital ou em qualquer região do Brasil, é preciso lembrar que a realização de um festival tem um impacto importante na valorização da cultura e na economia criativa, com capacitação de profissionais, geração de renda e emprego, além de difusão do produto e conteúdo audiovisual", ressalta. O circuito nacional de festivais atrai, atualmente, quase 3 milhões de espectadores por ano para esta que é considerada uma vitrine natural e eficiente para a produção brasileira.

 

Goiânia Mostra Curtas

 

Reconhecido nacionalmente com uma das principais janelas de curtas-metragens do Brasil, o Goiânia Mostra Curtas planeja presença de cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Mais do que a exibição de filmes, o objetivo é manter programação, com lançamentos literários, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network. No entanto, são necessários parcerias e o efetivo cumprimento de políticas públicas para viabilizar minimamente atividades paralelas desse que é um festival que vem contribuindo há duas décadas para o audiovisual goiano e brasileiro.

 

Premiação

 

As produções inscritas serão premiadas pelo júri oficial do festival nas categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. O público também poderá votar no filme preferido pelo voto popular dentro de cada mostra, incluindo a 18ª Mostrinha.

 

Entre os prêmios estão locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme das mostras será eleito pelo Júri Elo Company.

 

Além dos prêmios cedidos pelos parceiros da indústria cinematográfica, todos os curtas-metragens escolhidos pelos juris, incluindo o júri popular também recebem o Troféu Icumam, criado pelo artista goiano Gilvan Cabral. A lista completa da premiação está disponível no site do festival.

 


Serviço:

Inscrições de filmes Goiânia Mostra Curtas

Prazo: até 04/07 (quinta-feira)

Local: pelo site www.goianiamostracurtas.com.br

Filmes: ficção, documentários, experimentais e de animação temática livre









Sua marca ou seu negócio aqui e nas redes sociais !

VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas

BELEZA: O Boticário retoma o sucesso de Cuide-se Bem Feira com nova linha Cachos de Uva, para cabelos com curvaturas