Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

GASTRONOMIA: 13 de setembro - Mercado comemora Dia Nacional da Cachaça com revolução no setor

Legenda: Mini alambique para destilação em casa

 

Considerada uma inovação em termos de apreciação da bebida, a cultura do "Faça Você Mesmo" vem ganhando adeptos, já que uma cachaça personalizada pode ficar pronta em apenas 24 horas

 

O mercado cachaceiro comemora o próximo 13 de Setembro, Dia Nacional da Cachaça, com um brinde especial. Isso porque, com mais de 500 anos de história e o posto de segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perdendo apenas para a cerveja que é fermentada, a brasileiríssima cachaça vem passando por um novo momento junto aos apreciadores. 

 

Tudo começou com os esforços dos produtores para diversificarem a produção, adotando estratégias para elevá-la à categoria premium no setor de destilados. Uma resposta direta a tendência do consumo de bebidas consideradas nobres. Com tantos aromas, qualidade, tradição e sofisticação, o ouro brasileiro não poderia mais ficar de lado na preferência dos consumidores.

 

Neste passo, uma importante novidade, considerada uma revolução em termos de apreciação da bebida, chegou. A cultura do "Faça Você Mesmo" vem ganhando adeptos. O desejo de criar a própria cachaça, por exemplo, está diretamente relacionado a conquista de exclusivas formas de experiências sensoriais. Além disso, é possível obter uma economia de até 1000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado. No meio cervejeiro isso já é visto e existem milhares de adeptos da fabricação da própria cerveja. 

 

De olho nesta tendência, os empresários Leandro Dias, João Almeida e Arnaldo Ribeiro criaram o primeiro curso totalmente online, onde é possível aprender passo a passo os segredos do home distilling ou, em português, destilação em casa. O curso que é totalmente inédito e inovador no Brasil, espera atrair mais de dois mil alunos em 2018.

 

O curso, que é chamado de Mestre dos Destilados, é uma oportunidade para aqueles que querem aprender na prática como fazer o próprio destilado em casa de maneira rápida, fácil e profissional. O valor para participar do curso é de R$997,00. Para saber mais, acesse: https://escoladacachaca.com.br/mestredosdestilados-inscreva-se.

 

Além das aulas serem 100% online, o aluno ganha de bônus um dia de estágio presencial em um alambique profissional para conhecer todo o processo de uma destilaria. Os empresários, que investiram em torno de R$200 mil para viabilizar o projeto, esperam faturar quase R$2 milhões em 2018.

 

O curso com duração de um mês ensina a fabricar em casa cachaça, whisky, vodca, gim, aguardente de melado, aguardente de frutas e rum. O aluno aprende os conceitos de destilação e o passo a passo de todos os processos. Em 15 dias o aprendiz já consegue fazer o seu primeiro destilado em casa. A cachaça, por exemplo, fica pronta em apenas 24 horas.

 

Também será possível saber quais equipamentos são necessários para a fabricação, desde a dorna de fermentação até o alambique. Outros pontos que serão abordados variam entre o processo de fermentação, medidas e quantidades de leveduras para fermentação, potencialização de aromas e sabores até o processo de destilação.

 

Após conhecer todos esses detalhes para a fabricação do próprio destilado, será necessário realizar o investimento em um mini alambique. "Com R$1.200,00 é possível ter a estrutura completa", comenta Leandro Dias, da Escola da Cachaça.

 

Para lançar o curso de Mestre dos Destilados os empresários pesquisaram o mercado externo. "Para viabilizarmos o projeto tivemos que encontrar as ferramentas certas para a destilação caseira e fomentamos uma rede de fornecedores, principalmente por causa do mini alambique, já que o aluno deveria ter a possibilidade de ter uma estrutura que coubesse dentro da própria casa, sem ocupar espaço exagerado", explica Dias

 

Dados do setor cachaceiro no Brasil


Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) com contribuição do Prof. Jairo Martins, o Brasil possui mais de 1.500 produtores devidamente registrados, com 4.000 marcas.

 

Estima-se que esses produtores possuam uma capacidade instalada de produção de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, porém, anualmente são produzidos menos de 800 milhões de litros.

 

Atualmente, a Cachaça é um dos quatro destilados mais consumidos mundialmente. No Brasil, é a segunda bebida alcoólica mais consumida e representa 72% do mercado de destilados. Os principais estados produtores (em volume) são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.

 

Mitos e verdades sobre a destilação em casa

 

O hobby da destilação em casa ou, em inglês, home distilling vem ganhando cada vez mais adeptos. No meio cervejeiro a prática já é bastante difundida, no entanto, a Escola da Cachaça está expandindo esse horizonte ao ensinar como fazer o próprio destilado em casa.

 

Um dos fundadores da Escola da Cachaça, o especialista Leandro Dias, esclarece as principais verdades e mitos sobre esta prática. Confira: 

 

Mito - Os equipamentos para se fazer o destilado em casa são caros.

Isso é mito. O "alambiquinho", por exemplo, custa em torno de mil reais. Um kit completo com balde, alambique, sacarímetro, entre outras coisas, sai cerca de R$1200, o que é algo acessível, já que as pessoas podem parcelar também.

 

Verdade - É possível economizar produzindo o próprio destilado?

Sim, é possível obter uma economia de até 1000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado.

 

Mito – É necessário um espaço grande para se ter um home distilling.

As pessoas acham que precisa montar o home distilling em um sítio ou fazenda, mas não é nada disso. É possível montar em uma mesa de um apartamento. 

 

Verdade – A bebida feita por meio da destilação em casa é personalizada?

A bebida que o aluno vai produzir em casa, nunca será igual a nenhum outro rótulo disponível no mundo. É algo extremamente personalizado, já que a própria pessoa fará o processo de fermentação, destilação, envelhecimento e o blend (mistura de ingredientes). 

 

Mito – As pessoas acham que é muito difícil fazer as suas próprias bebidas destiladas.

É difícil quando você não conhece as técnicas. No home distilling é ensinado a receita de procedimentos a serem executados. Qualquer pessoa, independente da idade, consegue fazer. 

 

Verdade – É possível iniciar um negócio ao fazer a destilação em casa?

Como empreendedorismo, a pessoa pode começar a aprender as técnicas em um mini alambique, já que no home distilling as técnicas de produção são as mesmas de um alambique profissional, considerando a maneira que fermenta e destila. Tudo o que é ensinado é praticado em grande escala. O aluno estará apto a montar a própria destilaria ou trabalhar em uma.

 

Mito – É perigoso destilar bebidas em casa.

O mesmo cuidado que você tem para fazer um arroz na sua casa é o mesmo cuidado que você vai ter que ter ao fazer o seu destilado. O alambique é um sistema aberto, não é como a panela de pressão. Não há perigo de explodir, por exemplo.

 

Mito – Há dificuldades em conseguir a matéria prima para a produção de destilados.

 Há muitos fornecedores no Brasil, não sendo isso um impeditivo. 

 


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