Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

TURISMO: Brasil e Peru estreitam relação para estimular fluxo turístico

Presidente da Embratur, Teté Bezerra conversa sobre promoção integrada do turismo com embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante  

 

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra recebeu na manhã desta quinta-feira (24), o embaixador do Peru, Vicente Rojas Escalante para discutir ações para estimular o fluxo turístico entre os dois países. No encontro, foi apresentada a proposta do país vizinho de criação do Gabinete Binacional Fronteiriço para debater diversas questões em relação a fronteira, inclusive o impacto positivo que o aumento no número de turistas nos países pode gerar para a economia.

 

De acordo com Teté Bezerra, estreitar o relacionamento com o governo peruano é salutar e a promoção integrada do turismo com países da América do Sul é importante para incrementar o fluxo turístico, especialmente em mercados remotos, como a China e Japão. Para ela, os produtos turísticos integrados entre Brasil e Peru podem envolver atrativos naturais e culturais, exatamente os segmentos mais procurados por turistas japoneses e chineses, segundo estudo de demanda turística da Embratur.

 

"Já promovemos roteiros turísticos integrados com a Argentina e podemos estender essa iniciativa para outros países, como o Peru, um mercado importante para o Brasil", afirma. A OMT (Organização Mundial do Turismo) destaca em seus estudos a importância da promoção do turismo em países limítrofes, já que 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos. Em 2016, cerca de 115 mil peruanos visitaram o Brasil.

 

A presidente lembra que ampliar o debate entre autoridades dos dois governos e gestores do turismo pode ajudar a resolver gargalos e criar condições que estimulem o turismo, como aumento de conectividade aérea, com mais voos entre os países.  A Embratur participa, no início de junho, da Fiexpo Latinoamérica, feira de turismo no Chile, e já agendou reuniões com grandes companhias aéreas para tratar do assunto da malha aérea no continente. 

 

O embaixador do Peru no Brasil destaca que a fronteira entre os países tem 2,9 mil km de extensão e abrange atrativos turísticos significativos como a Amazônia e o Pantanal. "A criação do gabinete será importante para resolver problemas na fronteira que impactam também o setor de turismo, como a segurança. Com comunicação permanente e reuniões bilaterais sobre turismo, vamos avançar no setor e todos envolvidos ganharão", disse Vicente Escalante.

 

Participaram também da reunião o diretor de marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, o coordenador-geral de Segmentos Turísticos Alexandre Nakagawa e o primeiro secretário da Embaixada do Peru, Iván Benzaquen.

 

Gabinete Binacional Fronteiriço

 

O gabinete seria formado por autoridades do alto escalão dos dois governos e tratará de temas da agenda bilateral, especificamente as questões fronteiriças, como o turismo. A formalização do grupo de trabalho pode se confirmar na reunião de vice-ministros de Relações Exteriores que será realizada nos dias 12 e 13 de junho, na capital Lima. O Peru já instrumentalizou gabinetes com a Bolívia, Chile, Colômbia e Equador. Dos países com os quais tem fronteira, apenas o Brasil ainda não instituiu o mecanismo.

 

VEJA TAMBÉM:

Natura fortalece bioeconomia e protagonismo feminino e indígena com nova agroindústria no Amazonas

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Marupiara Resort by Wish inaugura nova fase de ampliação com foco em all inclusive

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

Com 2T25 histórico, Riachuelo registra lucro recorde de R$143 milhões e alcança novo patamar de performance

Ford tem picapes com taxa zero e exibe a nova F-150 Tremor na Expointer

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Hyundai destaca linha completa e condições comerciais exclusivas na Expointer 2025

Topaz revoluciona combate à lavagem de dinheiro com inteligência artificial