|
"A moda e design já estão olhando para sua cadeia de produção, detectando gargalos e buscando soluções", ponderou Chiara Gadaleta. Foto: Divulgação |
A jornalista Paulina Chamorro, Redatora Chefe do Portal ECOERA, plataforma brasileira de notícias, serviços e produtos com atributos sustentáveis, mediou o talk "Um Olhar sobre a indústria da moda e design e o uso da água", no espaço da Fundação SOS Mata Atlântica, durante a abertura do 8º Fórum Mundial das Águas em Brasília.
Chiara Gadaleta, criadora do Portal ECOERA, Aline Pereira, representante da fundação We are Water, Nina Braga, diretora do Instituto-E, e Malu Ribeiro, da Redes das Águas, da SOS Mata Atlântica, participaram do painel. As convidadas refletiram sobre como a moda e o design podem agentes de transformação, inclusive no uso responsável dos recursos naturais.
A We are Water tem a preocupação não só da parte prática, ou seja, da construção de banheiros em comunidades, levar a água e o saneamento básico para comunidades que não possuem acesso, como também na parte da educação. No Brasil o segundo projeto que vamos contribuir é com o plantio de árvores de influência no sistema Cantareira, em parceria coma Casa Vogue e o Portal ECOERA¨, explicou Aline Pereira.
A Fundação SOS Mata Atlântica levou 54 voluntários para o evento – representantes de grupos de monitoramento do projeto "Observando os Rios", que monitora a qualidade da água de 230 rios nos 17 estados da Mata Atlântica.
Sobre Chiara Gadaleta
É consultora de moda sustentável, fundadora do Movimento EcoEra (coletivo de integração dos mercados de moda, beleza e design à questões sociais e ambientais), colunista da revista Vogue e apresentadora do programa "Menos é Demais", da Discovery Home & Health.
Também é responsável por programas de inclusão social e capacitação junto a ONGs e Cooperativas por todo o Brasil. Atualmente coordena os projetos "Trançados do Uatumã", em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), e o Projeto Kapu, com uma das aldeias Wai Wai no norte do Pará.
Sobre o ECOERA
O Movimento EcoEra foi criado em 2008 pela consultora de moda especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta.
Desde a criação, o principal desafio do movimento foi integrar o mercado de moda, beleza e design a questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximassem toda a cadeia produtiva da moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.
Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em suas histórias, onde toda a cadeia – indústria, marcas, designers e público final – se unem para criar um ciclo de produção mais consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.
Vamos fazer seu negócio aparecer aqui e nas redes sociais ?