DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

GASTRONOMIA: Festival gastronômico está com inscrições abertas em Petrolina, PE

Evento busca valorizar e celebrar a identidade gastronômica do Semiárido. Programação contará com feirinha, seminários e apresentações artísticas. Foto: Divulgação


Mais que uma festa, é um festival de celebração e valorização da gastronomia local através da difusão do uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais do bioma Caatinga. Com o intuito de valorizar e celebrar a gastronomia da região do Semiárido, será realizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a primeira edição do festival gastronômico 'Umbu Pancs'. O evento vai acontecer entre os dias 02 e 05 de abril e contará com a participação de chefs de cozinha renomados e uma programação que envolverá feira de gastronomia e artesanato, seminários, degustação e apresentações artísticas.

De acordo com uma das coordenadoras do festival, a chef Georgia Romero, o grande objetivo do evento é ampliar a identidade gastrônomica da região. “Temos um bioma único no planeta, que é a Caatinga, a qual tem uma produção própria de plantas tidas como comida de subsistênsia e nós estamos levando para outro nivel. Isso vai inserir Petrolina no mapa gastronômico do país”, disse.
No domingo (02), às 17h, a abertura do festival acontecerá na Praça 21 de Setembro em Petrolina e contará com uma feira de produtos gastronômicos e artesanais da região, além da participação da banda Baque Opará, DJ Liz Martins e de outros artistas locais a serem confirmados. O evento é aberto ao público. Os interessados em expor nesta feira podem entrar em contato pelo número (87) 98814-3409.

Já na segunda (03) e na terça (04), das 14h às 18h, haverá seminários ou 'aulas show' com os chefs Paulo Machado, Moacir Sobral, Robson Trindade, Juci Melo, Geórgia Romero, Clodomiro Tavares e João Barreto (O Cumpade). Os profissionais irão ensinar receitas com produtos da região, como o umbu, queijo de cabra, peixes do São Francisco e plantas não convencionais (as 'Pancs'), com a coroa de frade, o mandacaru e a palma. As aulas acontecerão na sede do Senac Petrolina. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas e os interessados podem se inscrever nas sede do Sebrae e Senac ou no Café de Bule.

E na quarta-feira (05), o encerramento do evento acontecerá às 19h, com um Jantar Magno no restaurante Flor de Mandacaru, no qual serão servidos pratos feitos com produtos da Caatinga. O jantar contará com a apresentação de Targino Gondim. As reservas podem ser feitas através dos telefones  (87) 99975-1101 e 98817-3890 e custa R$ 100, por pessoa. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3983-7600/ 2101-8902/ 8904.



  • Como participar ?

  • Como expositor da feira, entre em contato inbox. Das aulas e do seminário, inscreva-se no Sebrae (Pacote completo por R$50,00). Do jantar, faça sua reserva no Café de Bule ou Restaurante Flor de Mandacaru. Conheça os chefes convidados para o evento. Paulo Machado é Mestre em hospitalidade, fundador do Instituto Paulo Machado e apresentador do programa de TV: Comitiva de Sabores da TV MS Record. Estudou e trabalhou em restaurantes da Europa e Brasil. Dá aulas de gastronomia e já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países. Em 2015 recebeu o Prêmio Dólmã de melhor chef de cozinha na categoria nacional.

Serviço:
Sebrae Petrolina: Centro de Convenções (ao lado do Shopping).
Sena Petrolina: Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora.
Café de Bule:  Rua Antônio Santana Filho, 353, Centro.


Anuncie sua marca, produto ou serviço e siga-nos nas redes sociais: Instagram @oresumodamoda  Facebook @oresumodamoda  Twitter @oresumodamoda