MODA: Animale lança coleção OÁSIS para o verão 2026

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Inspirada no espírito solar do Brasil, a marca mergulha no universo do artesanal e da alfaiataria. Fotos: Divulgação     A Animale, marca do grupo AZZAS 2154, apresenta sua nova coleção verão 2026, intitulada OÁSIS, um convite ao escapismo sensorial e à contemplação da leveza. Inspirada por referências náuticas, elementos naturais e uma estética que equilibra o luxo com a simplicidade, a coleção se constrói como um refúgio poético e solar, onde o real e o imaginário se encontram, e o ato de vestir se transforma em expressão de liberdade.   A coleção nasce da fusão entre a elegância da alfaiataria, o frescor do beachwear e o protagonismo do artesanal. As peças exploram materiais diversificados como o chamois colorido em tons vibrantes de vermelho e azul, acabamentos manuais feitos em ráfia, como saia de algodão com detalhes bordados em ráfia e vestido com o busto de ráfia.     A paleta de cores se divide entre tons marinhos, off white e uma cartela vibrante que...

MODA: Marisol e Haco são dois bons exemplos de sucessão familiar bem sucedida

Seus líderes, Giuliano Donini e Alberto C. Lowndes, respectivamente, foram palestrantes do terceiro dia da Conferência ONDM - O Negócio da Moda. Foto: Renam Munhoz/Univali 

Ao contrário de muitas empresas familiares que fracassaram no transcorrer das gerações, tanto a Marisol, de Jaraguá do Sul, quanto a Haco, de Blumenau, são dois bons exemplos de sucesso ao longo das décadas.  Os empresários Giuliano Donini e Alberto C. Lowndes, das duas empresas respectivamente, participaram no último dia da Conferência ONDM – O Negócio da Moda com o talk-show “Brand, evolução e foco”, com a mediação de Mary Nicoliello da PWC.
Durante o bate-papo, os líderes enfatizaram que todas as empresas têm preocupação com a perpetuação da marca, mas, principalmente, as familiares. “Os familiares estão sempre preocupados em deixar o seu legado para os sucessores. Eles sabem que ninguém dura para sempre, mas que a marca pode ter longevidade, desde que alimentada de forma correta”, avalia Donini.
Ambos os empresários afirmaram que o valor de uma marca tem muito a ver com os princípios dos familiares da organização. Tanto Donini quanto Lowndes enfatizam que seus antecessores sempre passaram que a empresa deveria ser justa, sustentável e contribuir com a sociedade onde está inserida, além de seguir valores éticos e princípios que nem sempre são respeitados pela concorrência. Adotar esses valores, na maioria das vezes, representa um valor mais alto nos preços das mercadorias. “Infelizmente, atualmente, 46% das roupas que são comercializadas no Brasil  têm alguma informalidade, seja na nota fiscal ou nas obrigações sociais. E a informalidade ainda está muito presente no nosso segmento. Tudo isso acaba representando uma concorrência desleal. Mas, nós preferimos manter os nossos princípios e buscar inovações para driblar a crise”, diz  Donini. Um exemplo da concorrência desleal são os mais de US$ 460 milhões  em mercadorias têxteis chinesas que entram todos os anos no Brasil.
Para Lowndes não se pode ir contra o legado da família, que preza princípios éticos norteando as decisões de gestão. “Torna-se mais difícil competir com o mercado e é aí que entram os novos produtos. Temos que ter um diferencial e estar sempre investindo na marca”, afirma.
Há uns 15 anos, com a quebradeira de diversas empresas familiares e, a conseqüente entrega do controle para  profissionais de mercado, esse tipo de gestão não era bem-vista.  Porém, há uns cinco anos, com a volta de muitos líderes  que já haviam se afastado do controle familiar, o mercado começou a receber bem a novidade. Além disso, as empresas familiares fizeram a lição de casa e investiram em assessorias profissionais para preparar a sucessão familiar.
Mesmo assim, os dados ainda são impactantes. Apenas 3% das empresas familiares chegam a quarta geração. “O negócio pode ser sustentável ou não. Tudo depende da família”, avalia Donini. Os especialistas  comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem-sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família. Por isso, muitas empresas de médio e grande porte desaparecem na primeira, segunda ou terceira geração. “O que não aconteceu com os dois palestrantes do ONDM, em que Marisol e Haco estão firmes no mercado e com a marca consolidada”, declara o organizador do evento,  Ivan Jasper.
Informações sobre o ONDM: WWW.ondm.com.br


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