ENTRETENIMENTO: Ragnarok The Orchestra Concert: fenômeno global pela primeira vez no Brasil

Imagem
Com data única em São Paulo e ingressos se esgotando, espetáculo promete celebrar a cultura gamer e proporcionar uma experiência sensorial inesquecível para fãs de todas as gerações Aclamada maestrina Sol Chin e a Orquestra Sinfônica de Villa-Lobos interpretam trilhas icônicas do jogo dia 14 de junho de  2025 (sábado), no Teatro Bradesco Fotos: Divulgação Pela primeira vez fora da Ásia, o concerto oficial de Ragnarok desembarca no Brasil! Após conquistar plateias nas edições da Coreia, Tailândia e Taiwan, o espetáculo chega agora para encantar fãs brasileiros em uma celebração grandiosa, repleta de nostalgia, emoção e música de altíssimo nível. Sob a regência da aclamada Sol Chin — primeira e única maestrina coreana especializada em trilhas de games e animações, responsável por concertos oficiais de MapleStory, Crazy Arcade e League of Legends — a Orquestra Sinfônica de Villa-Lobos dará vida às trilhas que marcaram gerações, no dia 1...

TURISMO: Alta do dólar impulsiona turismo nacional

Hotelaria desperta interesse de universidades e profissionais. Hotel Deville Prime Porto Alegre Fotos: Divulgação

O cenário já é bem conhecido: economia nacional com o freio de mão puxado, dólar e juros em alta e um prognóstico nada positivo para este e para o próximo ano. As opções diante dessa situação são poucas - sucumbir ou reagir. Para Chieko Aoki, presidente e fundadora da rede Blue Tree Hotels, a crise é um ótimo momento para aprender. "Quando está tudo bem, a gente aprende menos. Durante a crise, se aprende a valorizar as coisas e fazer mais com menos. Você aprende a enxergar nichos de mercado e identificar onde pode melhorar". É com esse pensamento que a "dama da hotelaria", como é conhecida, coordena os mais de 20 hotéis da rede e cerca de 2.500 funcionários e se tornou uma referência na área. 

No caso do setor de hotelaria e hospitalidade, isso é uma realidade e pode significar, na verdade, um grande estímulo disfarçado de recessão. O atual cenário impôs algumas mudanças aos hábitos dos brasileiros. Os turistas que antes viajavam para o exterior nas férias, agora já estão se programando para conhecer as belezas naturais brasileiras e escapar do câmbio desfavorável. Para Cícero Vilela, diretor de Marketing e Vendas da Rede de Hotéis Deville, essa tendência será sentida principalmente na temporada de verão de 2016, mas é preciso estratégia e bom senso do setor. "Os hotéis e companhias aéreas devem aproveitar esta época com sabedoria e definir tarifas condizentes com o cenário econômico atual. Subir os preços, deixando-os tão ou mais caros que os praticados no exterior, será uma ação equivocada", analisa ele. 

Além do cenário econômico, grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas ajudam o Brasil a se consolidar como um mercado promissor na área de hospitalidade e hotelaria. "A área apresenta números crescentes há cerca de 10 anos", afirma Morgana Guzela, coordenadora do curso de Hotelaria do Centro Tecnológico Positivo. Para ela, o atual cenário pede uma dedicação extra na qualidade dos serviços oferecidos e também na inovação. "A área hoteleira está em constante demanda por profissionais e tem um vasto campo para expansão e atuação. Seja no turismo tradicional ou, como no caso de Curitiba que é forte no turismo de negócios e eventos, as cidades brasileiras tendem a atrair um número maior de público", analisa ela. Cícero Vilela acredita também que a hotelaria no Brasil deverá passar por um processo semelhante ao que ocorreu em países desenvolvidos, que viu as redes de hotéis crescerem e se profissionalizarem cada vez mais. "Isso representa um leque ainda maior de oportunidades para os profissionais da área e uma demanda maior por qualificação", acrescenta o diretor. 

Cícero Vilela, diretor de Marketing e Vendas da Rede de Hotéis Deville (Crédito: Divulgação)

De acordo com o Ministério do Turismo, no Brasil existem cerca de 28 mil estabelecimentos, entre albergues, pousadas e hotéis. Outras pesquisas apontam cerca de 450 mil quartos, divididos entre as categorias hoteleiras. De qualquer forma, este é o cenário que os profissionais que pretendem ingressar na área têm pela frente. O Centro Tecnológico Positivo lança em 2016 o curso de Hotelaria para atender justamente a essa demanda, com profissionais focados na prática e com sólido conhecimento do setor. Os alunos terão um ampla base de conhecimentos sobre hospitalidade, recepção, gastronomia, lazer e recreação, comercial, operação, logística, composição dos quartos e muitos outros serviços que podem ser oferecidos em um hotel. 

O curso de graduação superior tem dois anos de duração e foi planejado para suprir a lacuna existente hoje no mercado. De acordo com Chieko, as pessoas que já atuam no setor estão procurando se aperfeiçoar e a busca por novos colaboradores não para. "Eu tenho uma grande equipe e sei que estão se aperfeiçoando, mas eu preciso de muito mais gente entrando e se aperfeiçoando nesse setor. E quem se especializa em hotelaria pode trabalhar em hospital, no varejo, em todos os outros setores. Porque serviço é uma parte de tudo, quem sabe servir, serve para qualquer negócio", afirma ela. 



SERVIÇO
Curso de Hotelaria - Centro Tecnológico Positivo 
Campus Praça Osório - Praça Gen. Osório, 125 - Centro, Curitiba - PR
Informações: www.up.edu.br
Início das aulas: fevereiro de 2016



VEJA TAMBÉM:

Estilo Brasileiro, Isabela Capeto desenvolve uma moda cultural

MODA: Sunglass Hut lança campanha de Dia das Mães com foco na conexão emocional e estilo

MODA: Dica para Dia das Mães - Technos lança nova coleção Crystal, criada com cristais Swarovski®, para mulheres sofisticadas

TURISMO: Um Dia das Mães à beira-mar com roteiro especial no Enjoy Punta del Este

MODA: Riachuelo e Missinclof lançam collab que celebra o encontro da arte e moda brasileiras

TURISMO: LATAM levou quase 30 mil pessoas para megashow de Lady Gaga no Rio com 90% de ocupação média dos voos

MODA: Dia das Mães com Havaianas

TURISMO: MSC Cruzeiros anuncia Balneário Camboriú como porto de embarque da temporada 2025/2026 na América do Sul

GASTRONOMIA: Dia das Maes World Wine - Para todos os estilos de mães, um vinho para celebrar

MODA: Polo atacadista da Região da 44 aposta em experiência e fidelização para aquecer vendas no Dia das Mães 2025