Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

DECORAÇÃO: Pouco espaço exige funcionalidade


Profissionais da arquitetura mostram como dar funcionalidade a ambientes que possuem pouco espaço, otimizando o layout e atendendo às necessidades dos clientes. 
Projetada pelas arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura, a “Cozinha Gourmet” recebeu prêmio de destaque na Casa Cor Minas 2015, pela funcionalidade e ótimo aproveitamento de espaço / Foto do ambiente: Henrique Queiroga.

Os apartamentos estão ficando cada vez menores e, por consequência os ambientes reduzidos. Por este motivo, os profissionais da arquitetura investem em projetos que otimizam os ambientes e propõem aos seus clientes soluções para um melhor aproveitamento do espaço em casa.

Considerando este conceito de funcionalidade em ambientes reduzidos, as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, vêm executando projetos de destaque. O mais recente deles, a “Cozinha Gourmet”, acaba de receber o prêmio de Arquitetura de Interiores da Casa Cor Minas 2015.

“Acreditamos que conseguimos mostrar um pouco da nossa arquitetura na nossa primeira edição da Casa Cor e esse prêmio foi um retorno positivo do nosso trabalho. Para nós, a funcionalidade e o aproveitamento do espaço são fatores de extrema importância para um bom projeto arquitetônico e, por isso, ficamos muito satisfeitas com essa premiação”, contam as arquitetas.

Explorando a funcionalidade, com criatividade, a “Cozinha Gourmet” foi elaborada com uma proposta de fazer um ambiente onde o chef possa cozinhar ao mesmo tempo em que interage com seus convidados.

“O espaço era estreito e comprido. Em vez de colocarmos bancadas nas extremidades e deixar a circulação para o centro, optamos por colocar uma bancada na parede lateral e criamos uma ilha central. Tiramos partido das linhas longilíneas do ambiente e conseguimos valorizar tanto a parede, revestindo-a com a cerâmica fazenda, quanto as bancadas e os armários que passaram a ser destaque no ambiente. A coifa foi embutida no forro de gesso para o espaço ficar mais limpo e, de pano de fundo, colocamos uma horta vertical que além de trazer o verde para a cozinha, é muito útil no preparo das refeições”, explicam Nathalia e Luciana.

Outro projeto das arquitetas, em que também se destaca o aproveitamento do espaço em prol da funcionalidade, foi um apartamento onde o casal recém-casado precisava de um lugar para guardar os presentes que ganharam de casamento. Pensando nessa necessidade específica, Nathália Otoni e Luciana Araújo utilizaram uma parte do quarto de hóspedes e a transformaram em um armário no corredor.

No projeto acima, as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni utilizaram uma parte do quarto de hóspedes para criar um armário no corredor do apartamento. Foto: Henrique Queiroga

“Para conseguirmos otimizar o espaço e criar o local para eles guardarem os presentes, nós demolimos a parede que dividia o quarto do corredor e projetamos dois armários, sendo um mais estreito, voltado para a circulação e o outro mais profundo voltado para o quarto. Como o corredor era integrado com a sala revestimos o novo armário com o mesmo MDF do painel da sala, para que este conjunto formasse um elemento único que deu força ao espaço e valorizou a sala de jantar”, contam as arquitetas.

Luciana e Nathália enfatizam que é extremamente importante entender as demandas dos clientes para que seja priorizado o que é realmente necessário no aproveitamento do espaço. “Como os apartamentos estão cada vez menores, todos os espaços devem ser bem pensados para que o mobiliário fique proporcional ao espaço e as circulações sejam minimizadas”, avaliam.


VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Marupiara Resort by Wish inaugura nova fase de ampliação com foco em all inclusive

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Hyundai destaca linha completa e condições comerciais exclusivas na Expointer 2025

Topaz revoluciona combate à lavagem de dinheiro com inteligência artificial

People Colour, marca da Simple Organic, estreia na Copenhagen Fashion Week

Schutz apresenta Schuby: Uma collab nostálgica com Furby

Com 2T25 histórico, Riachuelo registra lucro recorde de R$143 milhões e alcança novo patamar de performance

Ford tem picapes com taxa zero e exibe a nova F-150 Tremor na Expointer

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro