 |
As possibilidades de aplicação da madeira nos projetos de arquitetura e interiores são infinitas. Bom exemplo disso é a Casa Cor Minas 2015. Quase todos os profissionais especificaram o material em seus ambientes, no entanto, em nenhum projeto há repetições. Um ambiente. Várias madeiras. Na sala de jantar da Casa Cor, a designer Laura Santos ousou ao misturar vários tipos de madeiras num só ambiente. Foto: Jomar Bragança |
A madeira é um clássico. Isso ninguém discute. Ela enobrece qualquer ambiente e traz aconchego. Isso todo mundo também já sabe. E, como se não não bastasse, a madeira ainda possui uma faceta versátil e criativa. Com personalidade e ousadia, esse material pode roubar a cena e enriquecer ainda mais os projetos. É o que mostram diversos profissionais participantes da mostra Casa Cor Minas 2015.
É o caso do Banheiro Público e Saleta projetado pelos arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra para a mostra. “Nesse trabalho valorizamos muito os materiais em seus estados brutos originais. O aparador de madeira maciça de freijó e as portas do banheiro, feitas de MDF, foram deixadas com as nuances da madeira em evidência. A intenção foi evidenciar as características naturais das madeiras como cor, aspecto das fibras e nós”, contam.
 |
Na saleta, projetada pelos arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, o aparador de madeira maciça de reflorestamento em freijó é um dos destaques. Foto: Jomar Bragança
|
A madeira também foi a escolha da designer de interiores Laura Santos para deixar seu espaço, a Sala de Jantar e Adega, mais refinado. “Para reverenciar a madeira, que foi minha grande fonte de inspiração, trabalhei com diversos tons do material. No buffet de Pau Ferro, na mesa de Carvalho e madeira Patinada, na adega com detalhes de Nogueira e no piso com Peroba Dourada: em cada detalhe, a madeira enobrece o espaço”, enumera Laura.
No Living assinado pela designer de interiores Melina Mundim, a madeira também reina. Ela aparece na estrutura do ambiente, um pergolado de eucalipto. O material ainda surge como forro do piso e nas mesas de centro, feitas em tronco de madeira. “O Living tem ares de fazenda com pegada contemporânea. E nada melhor que uma estrutura de madeira para remeter a essa ideia. As minhas escolhas tiveram o intuito de criar um ambiente onde rusticidade e requinte se misturam de maneira harmoniosa”, explica a arquiteta.
 |
No seu living de fazenda, Melina Mundim a madeira encontra-se no pergolado, mesas de centro e também no piso. Foto: Rodrigo tozzi |
As profissionais da Óbvio Arquitetura, Nathália Otoni e Luciana Araújo também lançaram mão da madeira em seu ambiente na Casa Cor, a Cozinha Gourmet. “A tora de árvore que funciona como pé da mesa de jantar é uma peça que foi desenvolvida especialmente para o evento e tem mais de 200 anos. Além de combinar muito bem com a área externa, é elemento de destaque por trazer um pouco da natureza para dentro do espaço”, salientam.
Um único material e várias formas de utilizá-lo com bom gosto, refinamento e criatividade. As escolhas destes profissionais mostram que a madeira não vai sair de moda tão cedo e que, com escolhas conscientes e inteligentes, dá para fugir do lugar comum e surpreender.
Todos esses ambientes podem ser visitados na Casa Cor Minas 2015, até 6 de outubro. Endereço: Alameda das Latânias, 30, esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima - São Luiz.