 |
Reproduções de Obras de Cândido Portinari são instaladas em parque que homenageia o pintor
|
ViaRosa Porcelanato recria as obras do pintor de Brodowski com as mesmas dimensões das telas originais. Papa-Vento (1956) Foto: Divulgação
|
|
Os frequentadores do Parque Urbano Cândido Portinari, localizado na Zona Oeste de São Paulo poderão ver espalhadas pela área verde, obras do pintor de Brodowski. O objetivo das instalações dos painéis é associar as obras do artista com o espaço que homenageia o pintor. O Projeto tem parceria do governo do estado de São Paulo com a Comgás, apoio do Projeto Portinari, e da ViaRosa que desenvolveu os painéis no porcelanato.
A curadoria, do Projeto Portinari, selecionou as obras Papa-Vento(1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Careiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1055).
Segundo o professor João Cândido Portinari, único filho do pintor e responsável pelo espólio de seu pai. “Escolher as obras que estarão no parque não foi tarefa fácil, pois o artista criou, em mais de 5 mil obras, de pequenos desenhos a grandes murais, fixado para sempre a fisionomia da sua terra e do seu povo. Então, pensando no grande amor que Portinari dedicava às crianças, elegemos o tema da infância para decorar este espaço que, naturalmente, será frequentado por meninos e meninas que se verão retratados pelo artista.
O mundo de Candinho é um convite para um passeio lúdico à cultura brasileira, passando pelo universo infantil de menino do interior: as delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodowski, sua cidade natal; de brincar de gude, pião, ioiô, de amarelinha, de pique e de pular carniça, entre tantos folguedos próprios daquela época.
Este mundo repleto de simplicidade, mas rico em valores humanos, poderá ser apreciado no parque que tem o nome de Portinari e assim levar a cada um dos frequentadores desse espaço a mensagem do artista de amor e paz”, conclui o professor.
Das doze obras de Cândido Portinari reproduzidas, seis impressões em painéis de porcelanato foram doadas pela ViaRosa, uma das indústrias líderes do setor de porcelanatos do país. As reproduções foram impressas com as mesmas dimensões das obras originais e acompanham placa de identificação. “Cândido Portinari é uma personalidade muito importante para a vida cultural e política brasileira. Então, para a ViaRosa Porcelanato, é uma honra poder fazer parte deste grande projeto que dissemina e facilita a população ao acesso às obras de arte”, diz Eduardo Scoco, diretor de marketing da marca.
Sobre o Parque Urbano Cândido Portinari
Inaugurado dia 26 de Dezembro de 2013, o Parque URBANO Cândido Portinari conta com uma área de cerca de 121 mil metros quadrados baseada em vários conceitos de sustentabilidade, disponibilizando aos frequentadores do parque uma ciclovia de 1.300 metros, integrada à via exclusiva para bicicletas do Villa Lobos, pista de caminhada e um espaço para as pessoas andarem de skate, com 1.600 metros quadrados. Já em sua infraestrutura de lazer são quatro quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia, um minicampo de futebol de areia, espaço de convivência para cães e duas áreas para prática de ginástica ao ar livre, além de zonas para piquenique. Também há um playground educativo voltado às crianças.
Parque Urbano Cândido Portinari
Avenida Queirós Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos
Horário de funcionamento: das 5H30MIN às 20h (horário de verão) e das 5H30MIN às 19h (fora do horário de verão)
Sobre o Projeto Cândido Portinari
O Projeto Portinari nasceu 1979, inicialmente voltado para o resgate sistemático, minucioso e abrangente da vida e da obra de Cândido Portinari, bem como a época em que viveu. Além disso, visa também colocar a obra do artista a serviço da tarefa maior de busca da nossa identidade cultural e preservação da memória nacional. O resgate se processa por meio de levantamento, organização e pesquisa de informações, bem como a digitalização das imagens.
PUC/RJ
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 225 . Gávea
22453-900 . Rio de Janeiro . RJ . Brasil
Telefone: 21 . 3527 1438 | 3527 1439
3527 1440 | 3527 1441
Sobre a ViaRosa Porcelanato
Fundada em 2008, a ViaRosa Porcelanato nasceu da experiência e conhecimento da Lef Cerâmica, que possui os mais modernos equipamentos italianos e espanhóis para a produção de Pisos e Revestimentos em Porcelanato e Monoporosa. Os investimentos em tecnologias são constantes e tornam a empresa única e pioneira no mercado. Toda a produção utiliza a tecnologia Full HD de impressão digital garantindo a reprodução fiel de qualquer superfície, plana ou com relevo, na decoração das placas. Atualmente, a ViaRosa já é referência nacional e internacional na produção e comercialização de pisos e revestimentos em Porcelanato e Monoporosa. Lançando novas tendências e conceitos e trazendo o que há de mais inovador no mercado mundial. A marca ainda mantém sua posição entre as líderes deste mercado com um portfólio completo de produtos com as mais variadas opções de cores, formatos e texturas que atendem às mais altas exigências.
Sobre a Comgás
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil e atende mais de 1,4 milhão de clientes do estado de São Paulo.
Maior distribuidora de gás natural do Brasil, a empresa emprega recursos tecnológicos pioneiros no desenvolvimento das redes de distribuição e na expansão do serviço, conectando grandes reservas de gás com o maior mercado consumidor do país: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
A área de concessão da Comgás abrange 177 cidades do estado de São Paulo, que representam aproximadamente 27% do PIB brasileiro e mais de 35% do consumo de energia do país. Atualmente a companhia possui 12 mil quilômetros de rede de distribuição e atende a clientes de 75 municípios, nos segmentos industrial, comercial e residencial, além de fornecer gás natural veicular (GNV) e viabilizar projetos de cogeração e climatização.