 |
Pesquisa realizada em 11 países do mundo mostra a relação entre a comida e as memórias afetivas. Foto: Divulgação |
O alimento tem a capacidade de conectar as pessoas às suas lembranças mais especiais e unir familiares e amigos. É isso o que constatou uma pesquisa realizada em 11 países, com mais de 7000 pessoas, sobre o poder que os sabores possuem na vida das pessoas. O estudo[1] foi encomendando pela Knorr para a empresa Edelman Berland e realizado entre os meses de janeiro e março de 2015.
“Esta pesquisa foi muito importante para mostrar que a relação das pessoas com a comida vai muito além do seu aspecto nutricional. Ela tem a capacidade de transformar a vida das pessoas e produzir conexões afetivas”, afirma Isabella Rizzo, gerente de marketing Knorr.
De acordo com o estudo, uma das comidas mais importantes e que ajudou a construir esse tipo de relação é a preparada pelas mães. Para se ter uma ideia, no caso do Brasil, 88% afirmaram que ela era a responsável por cozinhar para eles na infância, criando, para 75% dos entrevistados, uma das melhores receitas do mundo, independentemente do tempo que se tenha passado. Prova disso, é que 77% disseram que essa refeição consegue trazer lembranças boas de sua infância.
Ainda entre os brasileiros, a comida apresenta um papel importante de conectar familiares e amigos. 80% da população pesquisada concorda que os alimentos fizeram, de alguma forma, parte dos momentos mais importantes da sua vida e que envolviam pessoas amadas. Quando estão distantes de casa, 82% conseguem encontrar o mesmo conforto de seu lar em alguma refeição especial.
A tradição de cozinhar e comer em grupo pode influenciar na formação das pessoas. Segundo 73% dos brasileiros, esses momentos são oportunidades para compartilhar as tradições familiares. Durante a infância, quase a metade (47%) ajudou a cozinhar durante ocasiões especiais de família.
‘Sabor de casa’
A pesquisa inspirou a Knorr a desenvolver uma campanha para os mesmos 11 países em que o estudo foi realizado, a fim de retratar esse poder do sabor de promover conexões emocionais na vida das pessoas. Assim, a marca acabou de lançar um filme, o “Sabor de Casa”.
A história do filme gira em torno da rotina de Carmen e sua família, que estão separados a quilômetros de distância. Um dos momentos do filme destaca os esforços da mãe para levar um prato ao outro lado do mundo, enfatizando a maravilha que as lembranças emocionais do sabor podem criar.
[1] Pesquisa encomenda por Knorr para Edelman Berland, empresa de pesquisa independente, que realizou entrevistas online com 2012 adultos entre 18 e 64 anos que apresentavam algum interesse em assuntos relacionados a cozinhar. O estudo foi conduzido entre os dias 14 e 20 de janeiro em quatro países (Brasil, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos. A margem de erro para a amostra total é de ±2.18% com um índice de confiança de 95%.