 |
Neste projeto da designer Fabiana Visacro, a TV foi disposta num painel de mármore Piguês, da Baracho Pedras. Foto: Osvaldo Castro |
Não existe consenso sobre a criação da televisão, no entanto, os primeiros registros datam do século XIX. No Brasil, ela chegou na década de 50, trazida pelo empresário Assis Chateaubriand — que criou a primeira emissora do país, a Rede Tupi. De lá pra cá, a televisão ganhou cores e transmissão HD. Hoje, praticamente todas as casas possuem ao menos um aparelho.
A tevê, como todo mundo a chama, se tornou um item indispensável, mas é fato que às vezes esse eletrônico destoa da decoração e causa certa desarmonia. E os fios? Não são nada charmosos! Para resolver esse impasse, os painéis, normalmente feito de madeira, se tornaram um grande aliado. A novidade agora é que esses painéis estão sendo feitos de outros materiais que agregam ainda mais charme e luxo aos espaços.
A designer de interiores Fabiana Visacro, por exemplo, trouxe para um de seus projetos uma proposta bem ousada. Ela utilizou o aparelho emoldurado por um painel de mármore Piguês. “A intenção, ao utilizar esse material específico para abrigar a TV, foi proporcionar ainda mais sofisticação ao espaço. Ao criar esse pano de fundo luxuoso, a TV ganhou um status mais nobre no ambiente”.
Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras, que comercializa diversos tipos de rochas ornamentais, comenta sobre as pedras utilizadas para esse fim. “Qualquer rocha pode ser utilizada para emoldurar a televisão. Mármores nacionais e importados, granitos e quartzos caem muito bem! Porém, as pedras de tons suaves trazem maior harmonia”, destaca.
 |
No ambiente projetado por Ivana Seabra e Laura Santos, o tapete abriga a TV proporcionando originalidade, aconchego e sofisticação ao ambiente. Foto: Daniel Mansur |
A arquiteta Ivana Seabra e a designer de interiores Laura Santos também já inovaram na forma de dispor a TV. As duas trabalharam em parceria para executar um ambiente na Casa Cor 2014, que fazia referência à ligação entre moda, design e arquitetura, e surpreenderam ao utilizar um tapete para emoldurar a televisão .
As profissionais comentam a escolha: “Utilizamos um tapete em mescla de poliamida com polipropileno e o dispomos como painel para a tevê. Isso proporcionou originalidade, aconchego e sofisticação ao ambiente. O tapete na parede dialogou integralmente com o projeto proposto”.
Opções não faltam! Emoldurada pelo tradicional painel de madeira, por rocha ornamental ou até mesmo por um material inusitado como um tapete, a televisão pode se tornar parte do décor e ganhar status de obra de arte! Assim, os momentos de entretenimento e informação se tornam mais elegantes e sofisticados.