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De forma descontraída, mas comprometida com a missão do resgate do design na cultura calçadista, a equipe organizadora da Maratona MUDE passou, no último dia 13, o briefing para as quatro equipes selecionadas para a batalha criativa que acontece no dia 26 de setembro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS. De agora em diante os 17 profissionais, selecionados entre quase 200 inscritos, deverão pensar, treinar e conhecer a fundo as armas – ou melhor, os maquinários e materiais – que serão utilizados no palco da primeira iniciativa do gênero no setor calçadista nacional. O encontro, que contou ainda com uma apresentação de tendências baseadas no briefing passado para as equipes, ocorreu na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS.
Um combate contra a cópia
Para o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, a Maratona MUDE tem a missão de fomentar o design no setor calçadista, acabando com a “cultura da cópia”. “É hora de revelar novos designers, mostrar que a criatividade intrínseca do brasileiro aliada à ampla e variada oferta de matérias-primas e referências culturais pode trazer o Brasil para a vanguarda da moda internacional”, destacou.
Após a explanação das regras e dos equipamentos e materiais que poderão ser utilizados na Maratona MUDE, as equipes apresentaram seus trabalhados, experiências e expectativas. Na oportunidade, foram detalhados os equipamentos e maquinários que serão utilizados e que devem ser conhecidos pelas equipes até o dia do evento.
Ao final do evento, o portal Usefashion, parceiro da iniciativa, promoveu uma palestra sobre tendências de moda baseadas no briefing passado aos participantes. A publicação brindou as equipes com acessos liberados ao portal de tendências até o final da Maratona MUDE.
Sobre o evento
Com premiação de R$ 15 mil e bolsa integral para curso de Design do Istituto Europeo di Design (IED), a ser realizado na Abicalçados, a Maratona MUDE desafia quatro equipes de designers a construir três protótipos de calçados em 24hs, a contar das 10 horas do dia 26. A mentoria será do estilista Lino Villaventura que, ao lado de especialistas, também estará no corpo jurado que irá apontar os vencedores da batalha.
Além da batalha criativa, a Maratona MUDE traz workshops e palestras com renomados profissionais ligados à moda e design. A maratona informativa acontece no segundo dia do evento (27), a partir das 9 horas. O segundo lote dos ingressos, que garante o passaporte de entrada para as palestras e workshops, já está sendo comercializado. O valor é R$ 80 para público em geral e R$ 40 para estudantes – com comprovante de matricula – e associados da Abicalçados. As vagas são limitadas e os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site www.maratonamude.com.br, mesmo local onde constam mais informações sobre a iniciativa.
A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e Brazilian Footwear que conta com patrocínio da Apex-Brasil, Francal Feiras e Grupo Couromoda. A parceria é da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Istituto Europeo di Design (IED) e Usefashion.
Os “soldados”
Equipe 1
Cícero Ibeiro: Estudante de Artes Plásticas e designer de calçados
Ana Sabi: Estudante de Design
Vinícius Kniphoff: Designer Visual
Camila Puccini: Designer de Moda
Equipe 2
André Luiz Maehler: Designer de calçados
Gabriel Bolzan: Estilista de calçados
Julia Biason: Designer de calçados e acessórios
Gabriela Montemezzo Dall’Acqua: Designer de calçados
Odilei Marcelo Dutra: Modelista
Equipe 3
Bruna Meurer: estudante do curso Técnico em Design de Calçados
Letícia Corrêa: Designer de Produto e estudante do curso Técnico em Design de Calçados
Lovani Kunz: Costureira e estudante do curso Técnico em Design de Calçados
Oséias da Rocha: Modelista e estudante do curso Técnico em Design de Calçados
Equipe 4
Mateus Boeri: Designer de Moda e pós graduado em Gestão de Marcas
Inácio Taschetto: Modelista com 40 anos de experiência em modelagem criativa de calçados
Lourdes Maria: Profissional com mais de 40 anos de experiência em costura e preparação de calçados
Nelsi Antônio: Profissional com mais de 30 anos de experiência em montagem e confecção de pré fabricado para calçados