DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

GASTRONOMIA: Startups criadas em um final de semana são apresentadas a investidores-anjo


Promovido pelo IBQP e Nutrimental, o Startup Foods foi o primeiro evento de empreendedorismo em alimentação saudável da América Latina. Equipes trabalharam quase 60 horas na criação de novas startups. Crédito: Marcelo Elias / Central Press

Uma papinha saudável para crianças. Um sistema para avaliação e recomendação customizada de alimentos. E a comercialização de frutas higienizadas, embaladas e com sachês de sabor. Esse foram os três projetos vencedores do primeiro evento de empreendedorismo em alimentação saudável da América Latina. O Startup Foods mobilizou 150 participantes em uma maratona colaborativa de negócios, no último final de semana (19, 20 e 21 de setembro), em Curitiba. A iniciativa foi do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e da Nutrimental, empresa de alimentos saudáveis.

Durante quase 60 horas, de sexta-feira à noite até a tarde de domingo, 14 equipes trabalharam intensamente na criação de novas startups na área. As ideias receberam mentoria e estímulo de especialistas, para serem apresentadas ao final do encontro para uma banca de jurados e para investidores-anjo, dispostos a aportar até R$1 milhão para alavancar os empreendimentos. O investimento-anjo é aquele efetuado em empresas nascentes, com alto potencial de crescimento, as chamadas startups.

"Estou muito satisfeito com o resultado e tenho a certeza que o Brasil precisa de um novo marco regulatório, específico para as startups", afirmou Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Conselho Deliberativo do IBQP e fundador da Nutrimental. Segundo ele, "apesar de toda a criatividade do brasileiro e da ousadia das novas iniciativas, hoje o ambiente é muito pior para empreender no País".


Benefícios e investimentos

Além de toda a exposição das iniciativas que nasceram durante o evento, os três primeiros colocados terão a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores em São Paulo, no encontro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Alimentos. Serão também abrigados por três meses no IBQP para o aprimoramento dos produtos, antes do lançamento no mercado. "Mais do que uma instituição voltada à qualidade e à produtividade, o IBQP se transformou, neste último ano, em um centro inovador, gerador de conhecimento e estimulador do empreendedorismo", avaliou o diretor-presidente, Sandro Vieira. O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade é uma entidade privada, sem fins lucrativos, formada por empresas associadas, organizações governamentais e não governamentais, por entidades de representação empresarial e trabalhadores, além de instituições científicas e acadêmicas.

O consumo de alimentos saudáveis no mundo cresce três vezes mais do que o de alimentos convencionais. No Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$40 milhões este ano, segundo projeção da consultoria internacional Euromonitor. É também o triplo do que o setor representava no País, há uma década.

A Nutrimental, que nasceu como uma startup, em 1968, cresceu nessa linha e senotabilizou pelo lançamento da primeira barra de cereais no país, o Nutry. O produto foi desenvolvido como um alimento saudável, prático e nutritivo, baseado na castanha do Pará, matéria-prima exclusivamente brasileira.

Mais informações sobre o evento em www.startupfoods.com.br