 |
Oficina no Orbitato aborda os novos grupos de consumidores, maneiras de pensar e identidades de consumo. Na segunda etapa, quem já passou pelo workshop se reúne para criar o mapa de estilos de Santa Catarina |
A popularização da internet, o surgimento das redes sociais, a vida em rede, as manifestações populares, a crise na Síria, a economia do Brasil, todas as novas realidades implicam em mudanças comportamentais que afetam o modo como as pessoas vivem, pensam, e consequentemente, consomem.
Raúl Trujillo, colombiano radicado na Argentina, vem ao Orbitato para conduzir o curso de Mindstyle: Pesquisa de comportamento, estilos de pensar e identidade de marca, onde explica a transição de estilo de vida para estilo de pensar, o comportamento, os desejos das pessoas e as identidades locais diante de países sem fronteiras. O workshop acontece nos dias 14 e 15 de outubro, das 09h às 12h e das 13h30 às 18h, no Orbitato, em Pomerode.
Trujillo acredita que hoje não é mais possível para uma marca imaginar, desenhar quem seria o consumidor, assim como se desenham os produtos. Segundo ele, as pesquisas de tendência e comportamento hoje não se tratam mais de observar como as pessoas se vestem, mas sim de entender os movimentos mais sutis da sociedade.
Pautada no conceito de Mindstyle - pesquisa permanente que permite as marcas e empresas “mapear” sua posição no mercado, e repensar sua estratégia, este curso parte de uma observação consistente de fenômenos que impactam o imaginário coletivo, e portanto, o impacto sobre as pessoas e suas decisões diárias, a partir da observação de hábitos de consumo e estilos de pensar.
No dia 16, quarta-feira, a proposta é construir um mapa de estilos de Santa Catarina. A intenção é reunir nesse dia todos os participantes que estiveram nas três edições do workshop, reunir imagens e dados coletados e traçar os estilos do catarinense. O resultado do workshop será transformado em um catálogo disponível para consulta no Orbitato e compartilhado entre os participantes.
PROGRAMA Mindstyle:
Exercício Prévio: Street Vision Coolhunting
Origem e definições do sistema de moda
Mindstyle: Do ‘Estilo de Vida’ ao ‘Estilo de Pensar’ - Casos Latino América
Elaboração do mapa Mindstyle/“estilos de pensar” reais,
Do marketing militar ao marketing relacional,
Branding relacional,
Matriz de análise de hábitos de consumo,
Organização de conceito para projetos de coleção e Story Boards,
Observatório de hábitos de consumo: Cult Research.
INFORMAÇÕES:
(47) 3395-0447
Data: 14 e 15 de outubro
Carga Horária: 16 horas