|
Espie o que as vitrines das cidades paulistas reservam para você. |
Esqueça Miami. Quando dedicar uma de suas viagens só para as compras, aposte em destinos do interior paulista e proximidades. Especializadas em produtos específicos, essas cidades surpreendem pela variedade do que oferecem, que contempla preferências focadas em nichos. Selecionamos seis delas, que são um convite irresistível a gastar sem culpa. Afinal de contas, você já economizou ao deixar Miami de lado.
A grande atração de Pedreira – cidade próxima a Campinas e a 130 quilômetros de distância de São Paulo – , são porcelanas, vidros, louças e peças utilitárias e de decoração feitas de madeira e alumínio, entre outros materiais. Se você decidir estender sua estada, aproveite para visitar o Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira.
Os homens também estão na mira das cidades especializadas. A cidade de Franca, a 400 quilômetros da capital paulista e já beirando Minas Gerais, é conhecida pela produção e comércio de calçados masculinos. Estando por ali, aproveite para visitar a Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco. Franca é um dos pontos de partida para visitação à reserva.
A quase 300 quilômetros da capital paulista está Jaú, o paraíso dos sapatos femininos. Nessa cidade, a obsessão preferida das mulheres ganha contornos visíveis no Território do Calçado (territoriodocalcado.com.br) – shopping dedicado ao segmento, que lota com ônibus de excursões vindas de todo o Estado e proximidades.
Serra Negra é o destino de quem procura roupas de lã, linha e couro. A movimentação nas ruas do centro comercial não difere muito da que encontramos nas grandes cidades, mas os preços são convidativos. Aproveite para descansar as pernas no teleférico que leva até o Pico do Fonseca, onde um mirante proporciona uma vista panorâmica da cidade. Em julho, acontece um festival de música erudita.
‘A capital nacional do tricô’, Monte Sião, faz jus ao apelido por sediar mil e quinhentas lojas especializadas em lã. Nos meses de junho e julho, promove a FENAT – uma feira de malhas que atrai milhares de turistas à cidade.
A decoração é o que move o comércio e o turismo da simpática cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo. A vocação artística de Embu estende-se para muito além dos objetos decorativos da popular feira de artesanato; a arte ali tem, na realidade, raízes históricas. Cássio M’Boy foi um desenhista estabelecido na cidade que, em 1937, ganhou um prêmio de artes técnicas em Paris. Foi professor de arte e recebia em sua casa figuras como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, entre outros.
Fonte: MSN Estilo