TURISMO: Hotel The Ritz-Carlton, Grand Cayman busca reforçar laços com turistas brasilieros

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Executiva do resort localizado nas Ilhas Cayman, no Caribe, vem ao país para a ILTM Latin America e apresenta novidades que unem sofisticação, gastronomia premiada e práticas sustentáveis visando atrair ainda mais os clientes de países latinos. Fotos: Divulgação     Em um momento estratégico para o turismo de luxo no Caribe, que vem crescendo significativamente e se consolidando como um dos destinos mais desejados por viajantes exigentes, Cynthia Boyett, Diretora de Vendas e Marketings do The Ritz-Carlton, Grand Cayman, vem ao Brasil para participar da ILTM Latin America, com o objetivo de se aproximar ainda mais do mercado brasileiro e apresentar as novidades do resort a agentes e operadores locais. A presença na feira, considerada a mais importante do segmento na América Latina, reforça o compromisso do hotel em estreitar laços com viajantes da região, que demonstram um interesse crescente por experiências exclusivas, gastronomia de alto padrão e hospitalidade sustentável...

Moda do Futuro, as roupas tecnológicas e biodegradáveis


Cada vez mais, a indústria têxtil investe em tecidos que vão além do caimento no corpo e cria modelos hi-tech para serem usados no dia a dia. Biquínis com protetor solar, roupas com repelente de insetos e até jaquetas capazes de recarregar a bateria de aparatos eletrônicos como telefone celular e tocadores de músicas digitais. Mais do que vestir, esses tecidos funcionam quase como uma segunda pele. Partindo desse princípio, a empresa americana Sun Dry lançou e patenteou recentemente uma linha de trajes de banho que não molham.



O segredo está na nanotecnologia. Em um efeito inspirado em folhas de plantas, que não absorvem a água, o tecido é composto de micropartículas que, de tão unidas, impedem a passagem da água. Para chegar a esse resultado, testaram a performance de diferentes tipos de nanopartículas que repelem água.


No Brasil, onde a indústria têxtil investiu US$ 1,5 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, algumas empresas também têm apostado nesse fenômeno. A paulista UV Line, que conta com mais de 300 pontos de venda no País, já produz roupas que bloqueiam até 98% dos raios ultravioleta. A tecnologia consiste em aplicar o dióxido de titânio, o mesmo material utilizado em protetores solares, na fibra da peça.


Outra precursora desse movimento no País é a grife Ballyhoo, parte da empresa têxtil JC Callas, que confecciona roupas com repelentes de insetos produzidos a partir de um repelente químico chamado permetrina, ideal para quem pratica esportes ao ar livre.


Para a turma que fica muito tempo exposta ao sol e que é aficionada por aparelhos digitais, a chinesa Solar Touch criou uma jaqueta sustentável. Ela é capaz de carregar a bateria de celulares, iPods e até câmeras fotográficas por meio de um painel solar que pode ser acoplado nas costas. A tecnologia nesse campo é tão criativa que há quem tenha pensado em uma calça jeans que combate a celulite. A iniciativa partiu da Tavex, uma multinacional que é a maior forneced ora de denin do Brasil e faturou 352 milhões de euros no ano passado.


A empresa, que aplica até 2% de seu faturamento em pesquisa, estudou produzir uma calça que liberasse microcápsulas de substâncias que combatem a celulite. Por encontrar problemas de fixação e por ainda não ser economicamente viável, a empresa adiou o projeto.


A onda ecofashion que surgiu no início dos anos 2000, como vem sendo chamada lá fora, está começando a ocupar papel de destaque no cenário da moda, principalmente porque deixou de ser produzida por marcas desconhecidas e ganhou etiqueta de grifes renomadas. Não é de hoje que a indústria tenta encontrar um jeito de produzir peças que não explorem os recursos naturais de forma predatória, mas só recentemente tornou-se possível fazer roupas que caíssem no gosto do consumidor e aliassem palavras tão dissonantes como design, tecnologia e ecologia. Agora, as três foram parar na mesma máquina de costura.



Orgânico é outra palavra de destaque nesse segmento. Primeiro foram os alimentos e agora serve também para tratar as fibras que se transformam em tecidos. Para serem classificados como orgânico, algodão, juta e bambu devem ser produzidos sem o uso de inseticidas ou pesticidas. Para ter uma idéia do que isso significa, o cultivo de algodão pelo sistema convencional consome um quarto do inseticida produzido no mundo. Na versão orgânica, alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para diminuir ainda mais o impacto ambiental.



A maior novidade, no entanto, são as roupas produzidas com material reciclável. Aqui, as estrelas são a garrafa PET, transformada em tecido, e o pneu, que vira solado de sapato. E, na bijoux, destaque para a ma-deira de reflorestamento. Veja opções descoladas para você entrar na onda.

MATERIAL ALTERNATIVO COM BANHO DE TECNOLOGIA

Algodão orgânico
É cultivado sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e reguladores do crescimento. Para ser 100% orgânico, no processo de tingimento devem ser usados pigmentos naturais.



Fibra de bambu
Planta de crescimento rápido, o que significa que é altamente renovável. Se reproduz em abundância sem o uso de pesticidas e fertilizantes. Sua fibra é naturalmente antibactericida, biodegradável e extremamente macia. Tem característica termodinâmica, deixa a peça fresca no verão e mais quente no inverno.



Garrafas PET
O plástico reciclado é transformado em fibras que produzem um tecido forte, mas macio. Em geral, elas são combinadas com algodão, que dá um toque ainda mais confortável.



Juta
Com aparência semelhante a do linho, é plantada na região amazônica, sem nenhum impacto ambiental. É preciso apenas água para o seu cultivo, sem a necessidade do uso de agrotóxicos. Além disso é biodegradável.



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