A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com suas propriedades. Essas propriedades são capazes de construir desde objetos simples até os mais complexos. Desde seu surgimento ela tem sido aplicada na arquitetura, mas hoje em dia ela já pode ser vista como referência em outras formas de arte, principalmente na moda.
A geometria na moda já é bastante conhecida através da estamparia usada por muitas marcas, porém ultimamente a geometria na moda tem sido mais explícita em peças específicas. Muitos estilistas já utilizaram a geometria em suas criações e nos anos 60 muitos grafismos, mas utilizar as próprias formas como modelagem não temos histórico. É a geometria reinventando peças através da desconstrução, modificação e adaptação das formas não só através de estampas. Muitas marcas brincam com formas e silhuetas em suas coleções, e a referência citada pelos seus criadores é sempre algo em torno de armaduras, uniformes e afins.
Um renomado nome à se referir, quando se trata de geometria na moda, é o de Gareth Pugh. Suas peças são praticamente todas bem estruturadas com uma geometria mais “bruta”, essa tendo como referência uma arquitetura mais moderna e contemporânea. Seja em pontas, recortes, formas ou estampas, – tanto para o homem quanto para a mulher – a geometria é explícita nas criações de Gareth, que a utiliza de forma tridimencional excepcionalmente bela.
|
Gareth Pugh |
Pierre Cardin fundou sua própria "maison" em 1950. O estilista ficou conhecido por suas formas e motivos geométricos, seus ternos de astronauta e seu "look" futurista. Criou o "vestido bolha" em 1954.
|
"Vestido Bolha" - Pierre Cardin |
Pucci desenhou roupas unissex, muitas delas experimentais. Pucci combinou simplicidade (combinação de cortes estudados com formas geométricas precisas), cor (concepção de tecidos exclusivos tanto para roupas como para acessórios) e por fim movimento.
No ano de 1999, com o ideal de renovação no "espírito do tempo" que também havia me tomado na virada do milênio e após desenvolver as bases de modelagem da minha coleção, resolvi me aventurar por outras técnicas no desenvolvimento do meu trabalho e através da experimentação no processo de moulage descobri a possibilidade de desenvolver peças e artigos do vestuário com base em várias formas.
|
Vestido-Bola Frente-Única da Moda Geométrica criada pelo estilista Marcos Rogerio Gomes |
No momento pensei não haver ineditismo na idéia, mas graças à internet que nos possibilita abrir um mundo diante de nós, pude pesquisar e concluir que realmente ainda não havia nada desenvolvido com base nesse estudo. A empolgação veio de imediato e assim foi surgindo os vestidos-bola (modelo regata, frente-única e outros), blusas-retângulo, triângulo, bola e até calças. E assim, percebi que podia surgir diferentes modelos através de uma única forma, dependendo apenas da variação de tamanho e de costuras estratégicas.
Na época eu já estava bem estabelecido e reconhecido regionalmente, porém ainda sem recursos financeiros para me aventurar em projetos audaciosos. Graças ao incentivo da jornalista e minha amiga Gislaine Rodrigues, desenvolvi o projeto, lançamos na mídia regional através de editoriais no Jornal Correio de Lins e do site Benonet com a então modelo Márcia Maisa. Foi quando oportunidades maiores começaram a surgir.
|
Blusa-Quadrado Ombro Caído com Calça-Retângulo da Moda Geométrica de Marcos Rogerio Gomes |
No início ainda da SPFW, aproveitei a cobertura do evento que eu fazia para a minha coluna de moda para divulgar meu trabalho, entrevistando e conhecendo pessoas do setor e quando iniciei um trabalho como personal stylist passando pelo SBT Cento-Oeste Paulista, RedeTV e Band.
|
Saia-Quadrado e Blusa-Retângulo com aplicações de olas |
|
Estilista Marcos Rogério Gomes em divulgação da Moda Geométrica no ano 2001 |
Assim os anos se passaram, outras oportunidades surgiram, outras portas se abriram, outros caminhos segui e hoje com o maior prazer busco histórias interessantes e conteúdo de moda para mostrar para vocês aqui em ORESUMODAMODA e colaborar para o debate do assunto, pois eu sei o quanto é importante o acesso à informação, pois a minha Moda Geométrica (Geometric Fashion by MRG) nasceu graças ao acesso via internet.