MODA: Animale lança coleção OÁSIS para o verão 2026

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Inspirada no espírito solar do Brasil, a marca mergulha no universo do artesanal e da alfaiataria. Fotos: Divulgação     A Animale, marca do grupo AZZAS 2154, apresenta sua nova coleção verão 2026, intitulada OÁSIS, um convite ao escapismo sensorial e à contemplação da leveza. Inspirada por referências náuticas, elementos naturais e uma estética que equilibra o luxo com a simplicidade, a coleção se constrói como um refúgio poético e solar, onde o real e o imaginário se encontram, e o ato de vestir se transforma em expressão de liberdade.   A coleção nasce da fusão entre a elegância da alfaiataria, o frescor do beachwear e o protagonismo do artesanal. As peças exploram materiais diversificados como o chamois colorido em tons vibrantes de vermelho e azul, acabamentos manuais feitos em ráfia, como saia de algodão com detalhes bordados em ráfia e vestido com o busto de ráfia.     A paleta de cores se divide entre tons marinhos, off white e uma cartela vibrante que...

A vantagem competitiva do fast-fashion

Em 1971, os irmãos Alexandre e Pedro Grendene Bartelle, então donos de uma pequena fábrica de embalagens plásticas, decidiram usar seus equipamentos para fabricar calçados de plástico. Nascia, ali, a Grendene, maior exportadora de calçados do país – e a empresa mais inovadora do setor calçadista.

PVC  permite que a Grendene crie diferentes modelos de calçados em alta velocidade


A grande vantagem competitiva da Grendene está justamente no fato de produzir calçados a partir de plástico (PVC) injetado. Versátil, o material permite que a empresa crie diferentes modelos de calçados em alta velocidade, sem precisar redesenhar linhas de produção ou investir em novo maquinário. “A gente se aproxima de um modelo fast-fashion, que consiste em incorporar rapidamente as tendências de moda e fazê-las chegarem primeiro ao consumidor”, descreve Francisco Schmitt, diretor de relações com investidores da Grendene.


Ele explica que o setor calçadista está presente no Brasil, há pelo menos 150 anos. Logo, era necessário que a Grendene fi zesse “alguma coisa diferente” para fi rmar seu espaço nesse mercado. “Se fôssemos fazer o que os outros faziam, dificilmente nós teríamos alcançado a posição que nós temos, hoje, em termos de market share, volume de produção e receita”, pondera.

Com o sistema de produção baseado em plástico injetado, a Grendene também consegue oferecer substitutos de baixo custo para alguns dos segmentos mais importantes do mercado calçadista tradicional, baseados no couro. “Ou seja, a inovação começa pelo nosso modelo de negócios. A Grendene torna acessível ao grande público os designs mais sofisticados, e faz isso em grande escala, a um preço que é acessível à grande massa da população”, resume Schmitt. Hoje, a Grendene chega a lançar 550 modelos por ano. Toda a sua receita vem de produtos novos – o que torna a inovação uma questão de sobrevivência para a empresa.

Fonte: Amanhã

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