MODA: adidas e Club América anunciam parceria e lançam novas camisas.

Imagem
Os novos uniformes são inspirados em modelos icônicos da história do clube mexicano e marcam o início da nova parceria com a adidas Foto: Divulgação A adidas e o Club América divulgaram os lançamentos dos uniformes Home e Away para a temporada 2025/2026. Após 25 anos, as novidades celebram o retorno da parceria entre a marca e o maior campeão mexicano. O uniforme titular das Águilas é inspirado no kit usado em 1995, temporada marcada por um elenco inesquecível na história do América. A peça mantém a identidade e a tradição do clube, mas traz um design moderno, com detalhes que remetem às penas da icônica águia que representa a equipe, nas cores vermelha, azul e preta. A base da camisa é em um tom vibrante de amarelo. Já o uniforme Away resgata elementos marcantes do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com uma estética semelhante à dos kits usados na época. Apesar da inspiração em modelos antigos, o lançamento apresenta um design moderno e dinâmico. Predominantem...

Moda brasileira vira modelo de criatividade

Desde 2004, a São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do país, é considerado um dos cases mundiais de inovação.

Busca de tecnologias, tanto nos processos produtivos, como na utilização de matérias-primas sustentáveis vem se tornando uma realidade

A moda é um processo natural de economia criativa. Ela está em constante desenvolvimento e inovação. Mas esta visão não existia há cerca de 30 anos no país, quando não se pensava em moda, mas sim em roupas. Hoje, este conceito mudou e o Brasil já visualiza os resultados.


Exemplo disso é o modelo de gestão da São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do país, considerado um dos cases mundiais de economia criativa desde 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a campanha mundial "Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", conhecida no Brasil por "8 Jeitos de Mudar o Mundo".


Há 15 anos, ter introduzido a moda num país onde a carga tributária é uma das maiores do mundo e existem deficiências na infraestrutura, já foi inovar.

"O Brasil tem extrema vocação nessa área, pois é um país que usa invenções em meio às crises", diz Graça Cabral, diretora de parcerias estratégicas da empresa Luminosidade, criadora e organizadora do evento.

Segundo Cabral, que também é sócia da Hot Spot, incubadora de novos talentos de moda no país, o design de roupas é o intangível brasileiro e se enquadra no molde de economia criativa por se sustentar em quatro pilares: social, cultural, econômico e ambiental.

"A moda emprega muita gente, tem caráter de negócios e vive em constante inovação", afirma.

O design diferenciado brasileiro pode ser apontado pela grife Osklen, marca de roupas femininas e masculinas nascida no Rio de Janeiro em 1989.


No último desfile de 2011, na coleção Verão, a marca apresentou uma coleção inteira tingida artesanalmente com pigmentos naturais e algumas peças feitas com algodão orgânico, que não utiliza químicos em seu cultivo.

Graça Cabral afirma que a busca de tecnologias, tanto nos processos produtivos, como na utilização de matérias-primas sustentáveis vem se tornando uma realidade, mas ainda é necessária a quebra de alguns paradigmas.

"No Brasil, a grande questão de se consolidar a moda é ter a garantia de matéria-prima, mas o consumidor ainda é muito ligado ao preço".

Outro exemplo de inovação na moda foi feito pela estilista inglesa Stella McCartney, que lançou em outubro uma linha de óculos escuros feitos com materiais e processos completamente sustentáveis.

A criação de McCartney tem, ao todo, cinco modelos - dois feitos com metal e três feitos com acetato -, que utilizam fontes renováveis de energia e materiais 100% naturais.


Em pauta

Na Associação Brasileira da Indústria Têxtil - ABIT - o assunto tecnologia e novos processos também está em pauta.

Em meados de 2011, a ABIT e o Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP) realizaram, o workshop "Panorama atual da Inovação na Indústria Têxtil e de Confecção", que trouxe acadêmicos e empresários para apresentar as medidas que foram adotadas para desenvolver o processo de inovação tecnológica, onde participaram entidades acadêmicas, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e empresas do setor têxtil.


Dados do relatório das Nações Unidas sobre Economia Criativa de 2010, lançado no dia 7 de novembro no Rio de Janeiro, mostram que a crise financeira internacional de 2008 não abalou o crescimento do setor, que engloba, além da moda, atividades como design, artesanato e audiovisual.

Segundo o estudo da ONU, o ritmo de crescimento foi mantido alcançando a cifra de US$ 592 bilhões, equivalentes a mais de R$ 1 trilhão.


por Thais Moreira
Fonte: Brasil Econômico

VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

ENTRETENIMENTO: Gloria Groove, Raça Negra, Samuel Rosa e Gabriel O Pensador encerram o festival TURÁ São Paulo 2025

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

MODA: Collab Inédita, OMO se une à Desgosto para lançamento de coleção de roupas com toque retrô

ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

MODA: adidas e Club América anunciam parceria e lançam novas camisas.

MODA: PUMA recria H-Street, tênis de perfil baixo que sai dos arquivos da marca para ganhar as ruas com nova abordagem urbana