|
Isabeli Fontana – “A expressão de Isabeli é muito diferente do glamour deste vestido Narciso Rodriguez. A tensão causada por essa dualidade está presente em quase todas as imagens que fazemos”, diz Inez. |
Um dos livros mais esperados do mundo fashion está prestes a chegar às livrarias.
Pretty much everything (
Editora Taschen), com lançamento previsto para 28 de dezembro, é assinado pela dupla de fotógrafos mais badalada da moda hoje: os holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, que também são marido e mulher. Com 984 páginas divididas em três volumes, guardados por uma caixa estilizada com ilustrações, o livro faz uma compilação de toda a carreira dos artistas – que, em janeiro deste ano, fizeram uma exposição na Bienal do Ibirapuera, durante a São Paulo Fashion Week.
|
Scarlett Johansson – “Foi a terceira vez que a fotografamos. Na primeira, ela havia acabado de estourar no filme Garota com brinco de pérola, Scarlett estava nervosa e o clima, tenso. Ao reencontrá-la novamente no ano passado, ela havia se tornado mais segura e encontrado seu caminho. Ela é tão linda – e, nesses casos, adoramos fazer retratos clássicos em preto e branco. Focamos apenas na pessoa”, diz Inez.
“Até por isso quase não há retoques. Não gostamos de mudar as imagens na pós-produção”, diz Vinoodh. |
A ideia do livro nasceu há nove anos, inspirada pelo estilista Karl Lagerfeld. “Inez estava grávida de nosso único filho, Charles”, contou Vinoodh ao portal Style.com. “E Karl disse a nós: vocês têm de ter um projeto durante a gravidez”, completou Inez. A partir daí, a dupla passou a reunir as imagens preferidas de ambos, feitas durante 26 anos de profissão. São, no total 666 fotografias de modelos, celebridades e até deles mesmos – inicialmente publicadas em revistas como W, Interview e V Magazine e campanhas para Dior, Balmain, Balenciaga, Gucci e Givenchy, entre muitas outras marcas de luxo.
|
Kate Moss – “Essa é definitivamente minha foto preferida de Kate, que estava sem maquiagem e tinha acabado de sair do avião. Ela está tão forte e andrógina. A questão da dualidade está presente aqui, em questões como gênero, bonito e feio, espiritual e mundano”, diz Inez. “Eu e Inez preferimos sempre mulheres fortes”, diz Vinoodh. |
A coleção custará US$ 700 e terá edição limitada de apenas 1.000 unidades. Haverá, ainda, duas “Art Editions”, numeradas e assinadas, com tiragem de 100 unidades cada. Ao Style.com, Inez e Vinoodh fizeram uma seleção das quinze imagens mais emblemáticas da obra – e, claro, de suas carreiras também. A única brasileira que consta da lista é a top Isabeli Fontana – ao lado de personagens como Kate Moss, a modelo preferida do casal, e da atriz Scarlett Johansson. Confira a seguir os comentários da dupla a respeito de cada uma delas.
Serviço
Pretty much everything
Editora Taschen
US$ 700
Por Laura Ancona Lopez
Fonte: Marie Claire