|
No último dia do curso, os alunos apresentaram uma coleção (Foto: Rogério Theodorovy) |
Com objetivo de fortalecer o processo de inovação nas empresas do setor de confecção do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu uma capacitação de designers e estilistas de moda.
O projeto ?Al-Invest: Tecendo Tendências?, realizado com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e recursos do programa Al-Invest, da União Europeia, capacitou 25 profissionais de moda em Curitiba e outros 24 em Maringá. O objetivo geral, segundo a consultora de moda Dóris Treptow, que ministrou o curso, é estimular a capacidade de criação dos participantes ?Queremos sair da cultura da cópia e migrar para uma cultura da criação, onde você não desenvolve um produto, mas um conceito.?, afirmou.
A capacitação teve duração de cinco dias em cada cidade e contou com módulos teóricos e práticos, sempre com foco no aspecto da comercialização. Como avaliação final, os participantes tiveram que desenhar uma coleção de moda.
Para o designer de moda masculina Thiago Aniceske, que participou do projeto, a iniciativa é uma boa oportunidade para quem já está no mercado trabalhar a inovação. ?Como é uma capacitação, você pode experimentar, arriscar mais.?, avalia. Formado no curso técnico em estilismo e produção industrial do Senai, ele também vê o projeto como um espaço para troca de experiências e atualização sobre as novidades deste setor.
Para chegar até o formato do Tecendo Tendências, foi feita uma pesquisa junto ao setor de confecção para identificar quais suas demandas e dificuldades. Segundo o consultor Emílio Martinez, responsável pela elaboração deste diagnóstico, foram visitadas 17 empresas em Curitiba e Maringá. ?Conversamos com os empresários e designers para entendermos qual a ansiedade deles e em cima disso fizemos um relatório que foi entregue à instrutora.?, afirmou.
Al-Invest ? O programa Al-Invest é uma iniciativa da União Europeia para apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas da América Latina. O programa tem como objetivo favorecer a capacidade de desenvolvimento do setor privado nestes países facilitando sua entrada no mercado europeu. O primeiro projeto Al-Invest no Brasil foi realizado em 2009.
Fonte: To Sabendo