|
Foto ilustra o artigo de Maíra Zimermann (Faap) e foi publicada na revista Manchete em 1965 - Por: Arquivo Manchete/Divulgação |
A escritora sorocabana Maria Claudia Bonadio, professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac, editora de Iara - Revista de Moda, Cultura e Arte (www.iararevista.sp.senac.br) e líder do Grupo de Pesquisa Moda, Cultura e Historicidade, do CNPq, lançou na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis (em São Paulo), o livro "História e Cultura de Moda", do qual é uma das organizadoras, junto com Maria de Fátima Mattos, Doutora em Artes pela ECA/USP, fundadora e presidente do Colóquio de Moda e autora de publicações em múltiplas áreas de conhecimento relacionadas com a moda.
Publicado pela Estação das Letras e Cores, editora dirigida pela pesquisadora Kathia Castilho, o volume de quase 300 páginas reúne trabalhos de 16 pesquisadores em moda de mais de uma dezena de universidades brasileiras, de diferentes regiões do País. "Temos um pesquisador do Pará, três de Santa Catarina, uma do Paraná, duas de Minas, e muita gente do Rio e São Paulo. São pesquisadores que atuam em instituições de ensino superior com diferentes propostas de trabalho como UDESC, Senai/Cetiqt , UFV, UEM, Senac ou a Fundação Casa de Rui Barbosa", explica Maria Cláudia.
Além de mostrar esse mapa das pesquisas, prossegue Maria Claudia, a idéia era reunir textos que trazem um novo olhar sobre a história da moda, seus conceitos e procedimentos metodológicos, produzidos por pesquisadores que anualmente se reúnem para debater o tema no GT "Moda, Cultura e Historicidade", que recentemente se transformou em Grupo de Pesquisa do CNPq, e no Colóquio de Moda.
"História e Cultura de Moda" evidencia o amplo trabalho de investigação em andamento na área de moda. O livro oferece possibilidades metodológicas para o estudo da moda, coloca em questão temas e conceitos aparentemente "cristalizados" pela historiografia mais tradicional do tema (e até mesmo pelo senso comum) e traz à tona alguns dos debates que permeiam a historiografia sobre moda desenvolvida no País.
Além de ser uma das organizadoras da obra, Maria Claudia contribuiu com o artigo Moda e Tropicália: aproximações e invenções . Neste, segundo a apresentadora do livro, Ana Paula Cavalcanti Simioni, "reproduz uma contundente crítica à tão propagada ideia de uma "moda tropicalista"".
O livro estará à venda ao preço de R$ 59, e o Shopping Higienópolis, fica na avenida Higienópolis, 618; São Paulo-SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3660-0230.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul