Todos somos criadores, doadores e receptores. É este o lema de mais uma edição da ModaLisboa. Num mundo em mutação, a organização daquele que é o maior evento de moda do país, convida todos a fazer esse exercício de mudança, trocando a iniciativa individual pela dinâmica colectiva, o ‘eu’ pelo ‘nós’. Em tempos de crise, a revitalização das indústrias criativas é urgente e não pode ser ignorada. E moda é uma expressão artística, uma leitura do mundo em que vivemos. Ignorá-la, é ignorar a vida.
Todos estes princípios são as questões de fundo lançadas aos criadores que até o dia 9 de outubro, apresentarão as propostas para a Primavera/ Verão 2012.
Os Paços do Concelho, na Praça do Município, e o Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, serão os palcos para 26 desfiles, nos quais se incluem os nomes maiores da moda nacional, como Alves/ Gonçalves, Alexandra Moura, Luis Buchinho, Ana Salazar, Nuno Baltazar, Filipe Faísca e Dino Alves, o polaco convidado Dawid Tomaszewski e as marcas internacionais Cia Marítima e Adidas. Esta é ainda a edição com o maior número de desfiles LAB dos últimos anos – seis jovens talentos mostram o que valem e quais os caminhos que a moda portuguesa trilhará no futuro.
Eventos paralelos
Esta 37ª edição da ModaLisboa não se esgota nos desfiles. Durante os quatro dias do evento decorre uma exposição paralela e um ciclo de cinema.
Mesmo ao lado do Páteo da Galé, palco central dos desfiles desta edição, nos Paços do Concelho, tem lugar uma exposição dos designers de moda Jianhui e Lara Torres - que apresenta Within-Timeness, um conceito que convoca uma massa crítica em relação à produção industrial e criação massificada da moda contemporânea, e também do designer de jóias Valentim Quaresma – que com a instalação Hipnose procurou aproveitar o subconsciente como instrumento criativo em estado de concentração focalizado. Até 9 de Outubro, das 14h às 21h. A entrada é livre.
Sempre às 21h30, o cinema Nimas (Av. 5 de Outubro, 42B) abre portas à moda para o ciclo Nimas in Fashion, num elogio à relação que cinema e moda sempre demonstraram ter. Hoje, dia 7, será possível assistir a várias curtas-metragens, entre as quais The Lost Explorer, do fotógrafo Tim Walker; Daphne Guinness – Undressed, de Brennan Stasiewicz; The Curve of Forgotten Things, de Todd Cole, com a colaboração de Elle Fanning; e uma série de pequenos filmes da dupla de fotógrafos Frode & Marcus, que costumam colaborar com a cantora Lykke Li, e da professora da Central Saint Martins, em Londres, Anna-Nicole Ziesche. A 8 é mostrado Rage, de Sally Potter, um retrato cruel do mundo da moda. No último dia será exibido September Issue, de R. J. Cutler, que acompanhou Anna Wintour, a temida editora da Vogue norte-americana na criação da edição de Setembro de 2007 da revista, a maior alguma vez editada. O preço dos bilhetes é de três euros.