MARCAS e ESTILISTAS: Oscar De La Renta, popular na América Latina através de criações de jeans e sportswear.


Oscar de la Renta (nasceu a 22 de Julho de 1932 - nome de nascimento Oscar Aristides Renta Fiallo) é um estilista e designer de moda dominicano, naturalizado estadunidense.


Filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho, aos dezoito anos de idade mudou-se para a Espanha. Trabalhou em diversas casas de moda, tais como Cristóbal Balenciaga, Antonio Castillo e Elizabeth Arden.

Em Madri iniciou os estudos para tornar-se pintor, mas logo mudou o rumo da carreira e tornou-se estilista, ganhando fama quando um vestido de sua criação foi usado pela filha do embaixador dos EUA e apareceu na capa da revista Life.

Dentre suas clientes famosas contam-se Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy, Barbara Walters, Sarah Jessica Parker, Nancy Reagan, Laura Bush e outras.


O estilista norte-americano, Oscar de la Renta nascido em 1932, em Santo Domingo, na República Dominicana, com 18 anos, deixou a República Dominicana e mudou-se para Espanha para estudar pintura na Academia de San Fernando, em Madrid.


Na altura em que viveu em Espanha, descobriu que tinha queda para o desenho de moda e começou a fazer trabalhos para marcas conceituadas. Nesta época, chegou a estagiar, durante seis meses, com o conceituado estilista Cristóbal Balenciaga.


Em 1961, um outro costureiro espanhol, Antonio Castillo, levou Oscar de la Renta até Paris para trabalhar como seu assistente. Dois anos mais tarde, os dois partiram para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, onde colaboraram na elaboração da coleção de pronto-a-vestir de Elizabeth Arden.


De la Renta começou a trabalhar por conta própria em 1965 quando lançou uma marca de pronto-a-vestir com o seu nome. O seu trabalho começou a ser conhecido e premiado por todo o mundo, tendo o primeiro grande êxito acontecido em 1968 com criações de roupa inspiradas nas tradições ciganas e russas.


A partir daí lançou várias marcas com a etiqueta Oscar de la Renta, entre roupas e acessórios de moda. O costureiro tornou-se particularmente popular na América Latina, através de criações de jeans e sportswear.


Em 1973, Oscar conquistou a primeiras de muitas distinções que iria receber pela sua carreira ao entrar no Coty Hall of Fame, onde só há lugar para os costureiros mais importantes do mundo. Seguiram-se, entre outros troféus, o prémio carreira do Conselho de Desenhadores de Moda da América, atribuído em 1990, e o prémio de Lenda Viva da Sociedade Americana de Perfumes, em 1995. Em 2000, voltou a ganhar um prémio desta vez para o melhor designer do ano.

O primeiro perfume da Oscar de la Renta tinha surgido em 1977 batizado com o nome "Oscar" e dedicado às mulheres. Esta fragrância, que viria a ser comercializada em mais de 70 países, ganhou em 1991 o prémio de sucesso eterno da Fundação do Perfume. Entretanto, em 1980 já tinha aparecido a essência de homem "Pour Lui".
Paralelamente, Oscar de la Renta desenhava roupa para a marca parisiense Pierre Balmain e a coleção de primavera 1993 tornou-se na primeira de sempre a ser desenhada por um norte-americano para uma casa francesa. De La Renta veste personalidades como Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy Onassis e Sarah Jessica Parker.

O estilista ajudou a construir uma escola e um centro de dia para crianças na República Dominicana.

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS e ESTILISTAS: Paco Rabanne, o inventor da armadura dos anos 60.