MARCAS e ESTILISTAS: Missoni, estilo numa variedade de bens de luxo.

Missoni é uma italiana casa de moda com sede em Varese. É famosa por suas malhas única, feita a partir de uma variedade de tecidos em padrões coloridos. A empresa foi fundada por Ottavio ("Tai") e Rosita Missoni, em 1953.

Além da linha de Missoni principal, a empresa diversificou em uma variedade de bens de luxo. Missoni Sport foi inicialmente licenciado para fora, mas a produção e a comercialização foi trazido em casa em Janeiro de 2002 e desde então foi descontinuada. M Missoni é uma linha menos cara introduzido em 1998, fabricados e distribuídos pela Marzotto (hoje Valentino Fashion Group S/A) . Ele atingiu o sucesso em ser capaz de atingir um número maior de consumidores e agora está sendo vendido a premier de departamento e lojas especializadas em todo o mundo.

A recolha ao domicílio Missoni tem suas raízes em tecidos para mobiliário produzido em 1981 em colaboração com a empresa de Rosita da família. Eles lançaram seu primeiro perfume em 1982, embora esse produto não tem nada a ver com a licença agora detidas pela Estée Lauder .

Em novembro de 2005, Missoni e da Rezidor Hotel Group assinou um acordo para criar Hotel Missoni, uma cadeia de hotéis de estilo de vida, com planos de ter 30 hotéis abertos ou em desenvolvimento até 2012. Em março de 2011, cinco propriedades foram confirmados.

A primeira propriedade, o Hotel Missoni Edinburgh, inaugurado em 08 de junho de 2009, em uma localização privilegiada na Milha da cidade Royal. A segunda propriedade, Hotel Missoni Kuwait , será aberto em uma de luxo de desenvolvimento de uso misto em frente ao mar no início de 2010. A propriedade foi anunciado anteriormente para Palm Jumeirah Dubai ilha, mas já foi cancelada. A terceira propriedade anunciado para a cadeia será o quarto 300 do Hotel Missoni Jebel Sifah, um resort à beira-mar localizado fora do Muscat, Omã, que está previsto para abrir no primeiro trimestre de 2012. A quarta propriedade, o Hotel Missoni Cape Town , foi anunciada em 9 de junho de 2009; a propriedade 157 quartos, deveu-se a abrir em 2010 logo após a Copa do Mundo, mas foi colocado em espera e temporariamente descartados. Quinta propriedade da cadeia, os 150 quartos do Hotel Missoni Ilha de Cajaíba, vai estrear no nordeste do Brasil no início de 2012. A nova tem 138 quartos e campo de golfe e spa, em Belek, na Turquia, foi anunciada em 2010, é que deve ser aberto em 2013.


HISTÓRIA

Ottavio Missoni nasceu em 1921 em Dubrovnik (Ragusa em italiano). Seu pai, Vittorio Missoni, era um capitão de navio italiano (e filho de um magistrado Friulano transferidos na Dalmácia, em seguida, austro-governado) e sua mãe, Teresa de "Vidovich condessa di Capocesto e Ragosniza, foi uma nobre dalmatian-italiana. Antes da Segunda Guerra Mundial ele foi um atleta internacional, mas passou a maior parte da guerra como um prisioneiro de guerra no Egito. Após a guerra ele montou uma oficina com seu amigo Giorgio Oberweger, tornando lã faixa-ternos. Sua "Venjulia" fatos de treino foram adotadas pela equipe italiana nos Jogos Olímpicos de 1948 em Londres, e Tai-se qualificado para a final da corrida de obstáculos de 400m. At Wembley ele conheceu Rosita Jelmini, filha de uma família de fabricantes de xale em Golasecca na província de Varese .

Tudo começou em 1948, na cidade de Londres, durante os Jogos Olímpicos quando Rosita, uma jovem nascida no seio de uma família de fabricantes de tecidos, conheceu Ottavio Missoni (chamado pelos amigos de “Tai”), atleta da equipe italiana de atletismo na modalidade 400 metros com barreira e que fabricava os uniformes esportivos. Casaram cinco anos depois e iniciaram um negócio na área da tecelagem em 1953, na pequena cidade de Gallarate, região da Lombardia, quando começaram a produzir malhas de tricôs coloridos e vendê-las para diversas marcas.

Eles se casaram em abril de 1953, e criou uma oficina de malhas pequenas em Gallarate , não muito longe da aldeia Rosita está em casa. Em 1958 eles apresentaram, em Milão sua primeira coleção, chamada Milano-Simpatia, que foi o primeiro a ostentar o rótulo Missoni . O negócio prosperou, com o apoio do lendário editor Anna Piaggi , então na Arianna.

Em 1958 a pequena malharia apresentou sua primeira coleção na cidade de Milão e, em 1960, seus vestidos começaram a aparecer nas revistas de moda. Porém, um vestido de tricô colorido com jeitão hippie, que virou produto de luxo no fim dos anos 60, começaria a mudar a história da pequena empresa italiana. Foi quando ela começou a produzir os trajes relativamente simples com estampas inspiradas na “op art” (abreviação em inglês para arte óptica) e em desenhos africanos. Desse momento em diante, a marca começaria a deixar de ser uma pequena grife para se tornar um ícone da moda usada por astros como Tom Hanks e Drew Barrymore e modelos como Kate Moss e Gisele Bündchen.

Em uma viagem a Nova York, Rosita conheceu o estilista francesa Emmanuelle Khanh em 1965, o que levou a uma colaboração e um novo radical coleção do ano seguinte. A sua fama foi assegurado em abril de 1967, quando foram convidados para show no Palácio Pitti , em Florença . Rosita disse os modelos para remover seus bras , supostamente porque estavam a cor errada e mostrou através do blusas finas lamé. O material se tornou transparente sob as luzes e causou sensação. O Missonis não foram convidados a voltar no ano seguinte, mas o negócio foi da força à força, construindo uma nova fábrica em SUMIRAGO em 1969. Com seus desenhos, defendida pela os EUA por Diana Vreeland , editora da revista Vogue , que abriu sua primeira loja lá, dentro Bloomingdales.

Início dos anos 1970 viu Missoni atingir o pico de sua influência no mundo da moda. Tai Missoni, em seguida, tornou-se mais interessado em outros projetos, tudo, desde roupas projetar para La Scala, de projetar os tapetes e tapeçarias. Rosita admitiu que na década de 1990 ela perdeu o interesse em moda, antes de entregar a sua filha Angela, em 1998. Rosita agora é responsável por supervisionar o projeto de todos os projetos de casa.


ESTILO

Malhas Missoni é conhecida pela sua grande variedade de padrões, como listras, geométricas e florais abstratos, em um caleidoscópio de cores. Eles também são conhecidos para o uso liberal de muitos diferentes tecidos como lã, algodão, linho, rayon, e seda.


FAMÍLIA

Os três filhos dos fundadores desempenham um papel importante no negócio. Vittorio (nascido em 1954) é o Diretor de Marketing, Luca (nascido em 1956) foi responsável pelo design da coleção masculina através da Primavera / Verão 2008 coleção, e Angela (nascido em 1958) é diretor de criação para a moda feminina e moda masculina assumiu início com a Outono / Inverno 2008/2009 coleção.

Filha de Luca, Jennifer Missoni , é uma atriz que já apareceu em Off Broadway produções teatrais e em episódios de Damages e Law & Order série. Filha de Angela, Margherita, também está estudando em Nova York para ser atriz, e é também um modelo, assinou contrato com a IMG Models . Ela é a "musa" não-oficial da coleção Missoni eo rosto de seus dois perfumes. Diretor de Criação Angela Missoni trouxe toda sua família e alguns amigos em Londres para uma de suas últimas campanhas, filmado em Londres, Museu de Tudo.

Para quem entende e gosta de moda, uma peça MISSONI é facilmente identificável, principalmente por sua incrível mistura de cores e tramas. Tudo que é feito pela grife italiana é inspirado no lifestyle dos que carregam esse sobrenome. Roupas espirituosas, coloridas, confortáveis e alegres. A marca representa um estilo de vida que vende com mais força o produto, além de ser sofisticada, original e luxuosa.



Um pouco mais da história

Em 1967 a dupla mostrou suas criações em Florença e Paris e dois anos depois em Nova York. Em 1970, a MISSONI inaugurou seu primeiro ponto de venda dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s em Nova York. As coordenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade vendiam tanto que, na década de 70, o casal finalmente resolveu vender suas peças sob sua própria marca, surgindo assim a MISSONI. Rapidamente, passaram a produzir as suas próprias coleções (suéteres, costumes, jaquetas, casacos e vestidos), distinguindo-se pela utilização de cores vivas e pela complexidade dos seus padrões. Antes considerada uma espécie de artigo “menor de moda”, pelas mãos da dupla as malhas ganharam status de artigo de primeira linha.

Ano após ano a marca foi conquistando uma clientela fiel, críticos de moda e milhões de fãs. Em 1976, as primeiras lojas foram inauguradas em Milão e Nova York. A década de 80 teve início com a apresentação do primeiro perfume da grife. Em 1981, a MISSONI iniciou a produção de estamparia e tecidos para decoração, inaugurando assim a divisão conhecida hoje como MISSONI HOME. A diversificação de produtos ganhou força na década de 90, quando, em 1998, a empresa lançou no mercado a M MISSONI, uma linha de produtos com preços mais acessíveis e direcionados para um público mais jovem. Foi a partir desta época, sob o comando da terceira geração da família, que a empresa cresceu em torno de peças coloridas e com acabamentos diferenciados para a moda prêt-à-porter, acessórios, itens para casa e as linhas de maquiagem.

Com a chegada do novo milênio, a MISSONI acelerou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Madrid, Londres, Dubai, Zurique, entre outras cidades cosmopolitas do mundo. Em novembro de 2009, a MISSONI que já estava presente nas butiques paulistanas Daslu e NK Store, irá ainaugurar sua primeira flagship (loja com todos os itens das linhas masculina e feminina e com a linha casa, composta por artigos de cama, mesa e banho, com exceção de móveis e tecidos de decoração) no Brasil. Na loja de 164 metros quadrados, localizada no shopping Iguatemi, em São Paulo, os fãs da grife italiana poderão encontrar quase todos os produtos, mas com um preço salgado: uma saída de praia custa R$ 2.700 e vestidos de noite não saem por menos de R$ 12.000.

Mesmo após mais de meia década de existência, a MISSONI se manteve um negócio familiar na Itália, com Vittorio Missoni na direção e Ângela Missoni e Luca Missoni cuidando, respectivamente, das coleções femininas e masculinas. Mas uma de suas maiores expoentes, com certeza, é Margherita Missoni, a jovem herdeira do império e uma das principais referências de estilo da juventude atual, ou seja, uma verdadeira it-girl.


A linha do tempo

1979

● Apresentação da primeira coleção masculina da grife.

1980

● Lançamento do primeiro perfume da grife e inauguração de sua primeira loja em Paris.

1985

● Lançamento da MISSONI UOMO (coleção para homem) e uma linha esportiva chamada MISSONI SPORT.

1998

● Lançamento da primeira linha de calçados da marca.

1999

● Inauguração da nova loja âncora (flagship store) em Nova York.

2000

● Inauguração da nova loja âncora em Paris, localizada na chique e badalada Rue Saint-Honoré.

2001

● Inauguração de uma nova loja em Osaka no Japão e reinauguração da boutique de Munique na Alemanha.

2004

● Apresentação da nova coleção de moda para mesa composta por toalhas e guardanapos.

● Lançamento de sua primeira coleção de óculos.

2005

● Inauguração de sua nova boutique em Moscou na Rússia.

● Lançamento do novo perfume feminino da marca em colaboração com a empresa Estée Lauder.

2006

● Lançamento, em parceria com a renomada grife austríaca Wolford, de uma linha de meias-calça.

2007

● Lançamento do perfume feminino MISSONI ACQUA.

● Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças (0 a 14 anos).

● Inauguração de uma loja em Madri na Espanha.

2008

● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Londres e outras unidades em Dubai e Zurique.

2009

● Inauguração de suas primeiras lojas em São Paulo e Casablanca (Marrocos).

2010

● Para celebrar 100 anos de tradição da água mineral S.Pellegrino, a MISSONI foi escolhida para decorar o rótulo da garrafa. O design foi inspirado nas cores e luz da água, trazendo o clássico zigue-zague da marca. Aproximadamente 30 milhões de garrafas com o lacre MISSONI foram distribuídos em restaurantes selecionados do mundo inteiro. A grife mudou modificou a embalagem da água para celebrar o seu projeto “Missoni Italian Talents”, que tem como objetivo promover o Made in Italy.

Os hotéis

Recentemente a MISSONI resolveu expandir seu estilo de vida para outros segmentos com a inauguração no dia 8 de junho de 2009 de seu primeiro hotel, localizado na cidade escocesa de Edimburgo. Em um projeto realizado em parceria com o Grupo Rezidor, o primeiro HOTEL MISSONI, super colorido e luxuoso, tem as famosas estampas da marca espalhadas por todos os cantos. Famosa pelo seu trabalho original em torno das cores e dos padrões, a marca italiana deu igual destaque às áreas públicas e privadas do hotel que, além de estarem pintadas de cores vibrantes, foram valorizadas com os padrões característicos da marca. A empresa familiar foi ainda buscar inspiração em suas origens e tradições italianas, passando os seus melhores sabores para a cozinha do hotel que foi apropriadamente batizada de “Cucina”. Fazer o check-in nunca foi tão fashion. O Brasil deve ganhar uma unidade, em 2012, na Ilha de Cajaíba (Bahia). Mas antes, outras unidades serão inauguradas em Kuwait City (Kuwait) em abril de 2010, Cape Town (África do Sul) em setembro de 2010 e Sifah (Omã) também em 2012.


Estilo próprio

O estilo MISSONI permanece tão atual quanto elegante. A principal característica do produto MISSONI é a diversidade de cores tramadas em tricô fino, geralmente em listras que não necessariamente são retinhas, mas que podem ser onduladas e não-lineares - mas sempre super harmônicas. A marca não fica só nas malhas e faz todo tipo de produto: desde vestidos de festa até “roupa de balneário”, passando por perfumes e produtos para decoração.

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