DESIGN: a aplicação em acessórios de moda.


  
Acessórios destinam-se a completar a indumentária. Acessórios são por exemplo, objetos como malas, sapatos, lenços e jóias”.

 “Que não é fundamental”, é secundário, que se acrescenta sem fazer parte integrante de uma roupa – o acessório é o adicional que se junta ao complemento”.

 Acessórios de moda completam e realçam a moda de maneira diferente e descontraída, podendo ser combinados ou simplesmente arrojados.

 Toda e qualquer pessoa que gosta de estar bem vestida procura utilizar acessórios de moda que realcem e demonstrem sua personalidade, procura utilizar-se de acessórios de moda.

 Alguns tipos de acessórios:

• Bonés: Dão um ar de descontração e leveza para o dia-a-dia desportivo ou simplesmente comum. Eles foram o chapéu mais informal dos anos 90, moda que começou com as gangues de rua, e logo foi adotada pelos adolescentes.

• Tiaras: Coloridas, com pedras, floridas ou totalmente lisas, usadas para segurar o cabelo para trás das orelhas.

• Óculos: Considerado um dos acessórios fundamentais para estabelecer um estilo. Os modelos tendem a acompanhar o formato do olhar. São também usados no Inverno.

• Bijoux: Dos anos 80 a meados do 90, vivemos uma espécie de orgia de acessórios. As novas bijuterias não precisam de ser, necessariamente, tão discretas como as jóias. Para a noite, o mais usado são bijuterias de metal que procuram imitar ouro ou prata. Para o dia a dia, usa-se materiais como acetatos, contas, resinas, alumínio, aço, madrepérola, madeira, etc.

• Bolsas: As bolsas mudam tanto os seus formatos que diminuíram até parar no pescoço, em visuais bem-humorados (mini bolsas). As mochilas invadiram o final dos anos 90, disseminando o seu uso como peça que veio para ficar, consagrando-se como acessório para dia e noite. São práticas: deixam os dois braços livres. Bolsa de todo dia precisa ser prática e ter vida longa. As bolsas hoje adquiriram todos os formatos e materiais inimagináveis, variando as cores conforme a tendência da estação, proposta pela indústria da moda.

• Cinto: Correia ou tira de tecido que envolve a cintura em uma ou mais voltas. Usados tanto para dar estilo ao visual, como para segurar a peça de roupa à cintura do utilizador.

• Meias: Soquetes em riscas, com bolinhas ou simplesmente lisas com desenhos ou figuras coloridas, podendo ser combinadas com tênis (desportivos) ou sapatos em vários estilos. Já as chamadas meias finas têm suas cores prediletas que ficam entre a preta e a cor de pele, podendo variar conforme a tendência da moda.

 O mercado de acessórios tem uma grande importância no mundo da moda, contando com grandes indústrias no sector. Os profissionais de estilo que não se identificam com o trabalho em tecidos sobre o corpo, voltam-se para o segmento de acessórios. Na verdade, os acessórios são uma parte muito importante do traje. Complementam e dão acabamento ao visual, muitas vezes transformando-se na peça principal. É comum vermos pessoas com uma roupa básica, usando uma bolsa ou um sapato que se destaque. Nesse caso, o acessório adquire uma importância maior que a roupa.

 Ainda que utilize as mesmas bases de informação que a roupa, o acessório diferencia-se em áreas como modelagem, manufatura, acabamento e em outras técnicas a que está especificamente ligado.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife

Estilo Brasileiro, Vera Arruda desenvolvia um trabalho tipicamente brasileiro