SISTEMA DA MODA: o ciclo de mudanças.


 As tendências se renovam no ritmo das novas propostas. Embora sejam inicialmente trabalhadas dentro da indústria de confecções, elas, em pouco tempo, alcançam as ruas, após os lançamentos de suas coleções. Desfiles de grandes marcas e designers sinalizam as novas apostas da moda, que a imprensa se encarrega de divulgar. Quando chegam ao varejo de moda, no interior das indústrias, novas referências são adotadas para que se desenvolva um outro projeto de coleção que será apresentado, em média, seis meses depois.
 Apesar de divulgadas como direções de trabalho para o mercado, nem todas as tendências são assimiladas imediatamente. Pode ocorrer também o fato de algumas ondas durarem além do tempo estimado.

1ª Etapa no desenvolvimento de coleção do vestuário:
  • Indústria Química e de Fiação
  • Indústria Têxtil
  • Lançamento de Tendências
  • Escritórios de pesquisas
  • Cartela de cores Tecidos da estação
  “A consciência de uma mudança para membros de uma coletividade é um requisito para a moda. Seus reconhecimentos coletivos, aceitação e uso de uma maneira particular de vestir, que eventualmente eles trocam por outra forma, faz a moda” (KAWAMURA, Yuniya. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. New York: Berg Publishers, 2005). Como essas diretrizes não se referem apenas a nova cartela de cores e seus temas, mas também se relacionam às formas adotadas para as peças de roupa da estação, freqüentemente, determinadas modelagens são repetidas em lançamentos subseqüentes, para que sejam apreendidas pelo público de modo gradual.

 Os lançamentos de novos produtos têxteis para a indústria do vestuário e confecção estabelecem a primeira confirmação das pesquisas. Os designers responsáveis pelos desenvolvimentos de diferentes linhas de produtos de vestuário fazem suas opções em função de seu público alvo, ou o consumidor final de cada marca, seu futuro usuário.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Vera Arruda desenvolvia um trabalho tipicamente brasileiro

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife