MODA: Animale lança coleção OÁSIS para o verão 2026

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Inspirada no espírito solar do Brasil, a marca mergulha no universo do artesanal e da alfaiataria. Fotos: Divulgação     A Animale, marca do grupo AZZAS 2154, apresenta sua nova coleção verão 2026, intitulada OÁSIS, um convite ao escapismo sensorial e à contemplação da leveza. Inspirada por referências náuticas, elementos naturais e uma estética que equilibra o luxo com a simplicidade, a coleção se constrói como um refúgio poético e solar, onde o real e o imaginário se encontram, e o ato de vestir se transforma em expressão de liberdade.   A coleção nasce da fusão entre a elegância da alfaiataria, o frescor do beachwear e o protagonismo do artesanal. As peças exploram materiais diversificados como o chamois colorido em tons vibrantes de vermelho e azul, acabamentos manuais feitos em ráfia, como saia de algodão com detalhes bordados em ráfia e vestido com o busto de ráfia.     A paleta de cores se divide entre tons marinhos, off white e uma cartela vibrante que...

PRODUTO DE MODA: Conceito e Definições



Produto é o resultado final de qualquer processo, qualquer coisa que seja produzida. Existem três níveis de produtos:

1. Produto básico é aquele que corresponde ao que o consumidor está realmente interessado em comprar.

2. Produto real é gerado a partir do produto básico, com cinco peculiaridades:

• nível de qualidade

• características

• design

• marca

• embalagem

3. Produto ampliado é fruto da união do produto básico e do produto real, com a oferta de serviços e benefícios extras ao consumidor.

Produtos de consumo são aqueles adquiridos pelos clientes para consumo pessoal e podem ser subdivididos em produtos de conveniência, produtos de comparação e produtos de especialidade.

O prêt-à-porter é um exemplo de produto de comparação, pois são os produtos de consumo comprados com freqüência e cuidadosamente comparados em termos de adequação, qualidade, preço e estilo.

Pode-se considerar os produtos de moda da alta-costura como produtos de especialidade, pois são produtos únicos, com características exclusivas, possuem uma identificação de marca e os consumidores efetuam um esforço maior para comprá-los.

O mercado dos produtos de vestuário é dividido em dois segmentos: no segmento de Produtos Básicos, os preços dos produtos são baixos e a distribuição é extensiva, já que a produção trabalha somente com grandes lotes de produtos. No segmento de Produtos de Moda, os lotes de produção são pequenos, os preços dos produtos são considerados altos e a distribuição é seletiva, apenas em grandes centros urbanos e em canais especializados.

Pode-se conceituar produto de moda como qualquer elemento ou serviço que conjugue as propriedades de criação (design e tendências de moda), qualidade (conceitual e física), vestibilidade, aparência (apresentação) e preço a partir das vontades e anseios do segmento de mercado ao qual o produto se destina.

Cronograma e metodologia da criação industrial, a questão das cores é considerada com dois anos de antecedência da estação em estudo, com um ano e meio de antecedência é preciso estudar e elaborar os tecidos e as formas são consideradas um ano antes da estação em estudo.

O produto de moda é composto por uma seqüência de diversos estágios: análise, elaboração, criação e difusão.

O primeiro estágio compreende a análise sócio-cultural e econômica do mundo contemporâneo. Na etapa da análise, verifica-se os itens preço, segmento de mercado, público-alvo, renda per capita, concorrência, promoção, custos de desenvolvimento e lucros.

O segundo estágio do produto de moda corresponde à fase de elaboração do produto, etapa em que o conceito de produto é transformado em um produto físico. Fase onde se coletados sobre novas tecnologias de produtos e de produção, materiais e equipamentos que possam servir de subsídios para a etapa seguinte: geração e seleção de idéias. O estágio da elaboração corresponde à adequação da metodologia a ser utilizada na criação, objetivando obter um produto tecnicamente perfeito.

A criação do produto está inserida num terceiro estágio, enquanto as questões de marketing pertencem ao estágio da difusão do produto de moda. O estágio da criação é quando o profissional da moda vai definir quais os componentes que irá utilizar para transformar o conceito do produto (algo abstrato) em objeto físico (algo concreto).

O último estágio do produto de moda denomina-se difusão e permeia todos os estágios anteriores, já que, cada parte desse sistema de estágios, acrescenta valor à fase seguinte. Este estágio não se traduz apenas como venda e propaganda, mas envolve comunicação e merchandisign, questões integrantes do marketing. Nessa etapa, considerando que desenvolvimento de produtos, pesquisa, comunicação, distribuição, preços e serviços são atividades centrais do marketing, deve-se portanto, desenvolver um bom trabalho de identificação dessas necessidades, elaborando produtos de valor superior, definindo bem seus preços e fazendo uma boa distribuição e promoção.

Existem três ciclos de vida especiais e que são perfeitos para o ciclo de vida do produto de moda: Estilo, Moda e Modismo. Os produtos de ciclos longos, denominados produtos de Estilo, permanecem durante gerações. Os produtos de Moda têm ciclo de vida médio, possuindo uma curva de crescimento gradual, permanecendo aceita ou popularizada pelos consumidores durante determinado período e descendo lentamente, normalmente o espaço de tempo de uma estação climática. Já os produtos com ciclo de vida curto podem ser caracterizados como produtos de Modismo. É o produto que entra rapidamente no mercado, é adotado com grande entusiasmo, atinge seu auge em pouco tempo e declina também em pouco tempo, tendendo a atrair um número limitado de seguidores.



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Por @MarcosGomesBr

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