NEGÓCIOS: Óticas Carol encerra participação na ABF Franchising Expo 2025
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Marca consolidou sua posição entre as principais redes do franchising nacional. Foto: Divulgação
Durante o evento, as duas redes estiveram reunidas em um mesmo estande, evidenciando a força do portfólio do Grupo no varejo óptico. Cada bandeira apresentou seu próprio modelo de negócio e proposta de valor, oferecendo aos investidores oportunidades complementares, tanto em óticas completas quanto em lojas especializadas em óculos de sol. O estande foi voltado para negócios e relacionamento com empreendedores, com destaque para os diferenciais das bandeiras de varejo, seus formatos de franquia e as principais inovações que vêm transformando a experiência do consumidor no setor. Em 2025, a Óticas Carol subiu uma posição no ranking geral da ABF, alcançando a 8ª colocação entre as maiores franquias do país, mantendo sua liderança no segmento óptico. A Grandvision by Fototica, que já conta com 89 lojas no Brasil, seguiu com seu plano de expansão e aposta no fortalecimento das operações no mercado nacional. A participação ocorre em um momento de expansão acelerada do setor óptico, inserido no segmento de Saúde, Beleza e Bem‑Estar, que cresceu 14,9% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O desempenho reflete a crescente demanda por soluções tecnológicas e personalizadas na saúde visual. O evento foi uma oportunidade para que investidores conhecessem os modelos de negócios da Óticas Carol e da Grandvision by Fototica, os formatos disponíveis e o suporte oferecido aos franqueados, que inclui a capacitação dos profissionais de vendas, investimento em marketing, diretrizes para layout de loja e gestão de estoque inteligente. As duas varejistas integram o portfólio da EssilorLuxottica, líder global em soluções para saúde visual, detentora das marcas Varilux e Transitions. As redes Grandvision by Fototica e Óticas Carol reforçaram, durante o evento, seus investimentos contínuos em tecnologia com o objetivo de aprimorar a experiência de compra e oferecer um atendimento mais personalizado. Um dos destaques apresentados foi o SmartShopper, ferramenta disponível nas lojas da Óticas Carol, que permitiu aos visitantes explorar o catálogo de produtos por meio de tablets, facilitando escolhas mais rápidas, personalizadas e informadas diretamente no ponto de venda.
Outro exemplo foi o Visioffice, sistema que utiliza inteligência artificial para medir os olhos do cliente com precisão, capturando parâmetros essenciais para a criação de lentes personalizadas, como a Varilux.
Além disso, ferramentas como o Lens Simulator e o Demotools Transitions proporcionaram uma experiência interativa no estande, simulando em tempo real como diferentes lentes funcionam. A iniciativa respondeu à crescente demanda dos mais de 144 milhões de brasileiros que precisam de correção visual, segundo levantamento da OneSight EssilorLuxottica Foundation.
|