NEGÓCIOS: Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Estudo inédito promovido pela JBS com 32 mil colaboradores revela o que jovens esperam do mercado de trabalho
Um estudo realizado com mais de 32 mil colaboradores da JBS, durante o mês de março deste ano, aponta que cerca de 6 em cada 10 pessoas com idades entre 15 e 30 anos priorizam as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ao escolher uma empresa para trabalhar. O dado supera, com ampla margem, o critério "Salário e Benefícios", o que reforça que essa geração busca por ambientes que invistam em seu futuro profissional. O levantamento ouviu colaboradores de todo o Brasil em diferentes níveis hierárquicos: de menores aprendizes a profissionais efetivos da Companhia. Para os entrevistados, a valorização e o reconhecimento profissional estão atrelados ao crescimento e à oferta de oportunidades de aprendizado e recompensas, como participação em cursos, mentorias e treinamentos. "A pesquisa 'Jovens JBS' nos trouxe informações valiosas, ampliando nosso entendimento sobre seus comportamentos, expectativas e visão de futuro. Estamos falando de uma geração que busca por empresas que ofereçam caminhos estruturados de aprendizado e evolução. Esse comportamento mostra que, mais do que atrair talentos, o desafio das companhias agora é mantê-los engajados em uma jornada crescente, que faça sentido para eles", afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil. Quando questionados sobre o que mais admiram em um líder, os jovens foram claros: o reconhecimento pelo trabalho realizado, seguido por empatia e compreensão das necessidades individuais. Para Thaís Giuliani, doutora em Ciências da Informação especializada em Geração Z, os jovens precisam se sentir reconhecidos e valorizados no trabalho, mas a forma como enxergam isso é completamente diferente das gerações anteriores. "Eles querem ser ouvidos e contar com líderes próximos e acessíveis. Não se trata mais de subir uma escada tradicional de carreira. É sobre conexão, propósito, troca e a oportunidade de um futuro melhor", afirma. Esse desejo de conexão e troca também se estende ao propósito pessoal. Segundo a pesquisa, os jovens da Geração Z priorizam o crescimento pessoal aliado à contribuição social e querem se tornar inspiração em sua área de atuação. "Existe uma interdependência entre desenvolvimento individual e impacto coletivo. A Geração Z quer crescer, mas quer fazer isso de um jeito que importe para o mundo ao seu redor", complementa Thaís. Além do ambiente de trabalho, as prioridades de vida dessa geração também revelam nuances importantes. Apoio familiar e relacionamento são fatores de destaque. Quando olham para o futuro, desejam novos aprendizados e experiências com foco no crescimento pessoal e profissional e almejam estabilidade profissional com qualidade de vida, reforçando a busca por equilíbrio e bem-estar contínuo. Com cerca de 40% de seus colaboradores pertencentes à Geração Z, a JBS pretende utilizar os resultados da pesquisa, que se destaca pelo volume inédito de respostas de uma empresa no Brasil, para melhorar ainda mais as suas ações de atração e geração de oportunidades, além de apoiar suas lideranças no fortalecimento do engajamento, desenvolvimento e retenção de equipes multigeracionais. JBS implementa iniciativas para atrair e reter jovens talentos A JBS foi reconhecida por cerca de 75% dos jovens ouvidos como uma empresa que proporciona aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional. Consciente da importância dessas perspectivas para a retenção de talentos, a empresa investe em programas estruturados que abrangem desde a formação em negócios até oportunidades de carreira internacional. Uma das portas de entrada na JBS é o Programa Evoluir, que oferece aprendizado teórico e prático para jovens de 18 a 23 anos, capacitando-os para as demandas do negócio e gerando oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa. O Instituto J&F é a entidade responsável pela qualificação dos programas de jovem aprendiz da JBS – que possui mais de 500 alunos matriculados, em 11 unidades do grupo. A JBS também investe na formação técnica e de liderança através de programas como o Germinare VET, que prepara futuros líderes com foco em veterinária e processos fabris, e o Programa Master de Produção, que capacita colaboradores internos para ascenderem a cargos de supervisão.
Para Tiago Silva, de 27 anos, Coordenador de BI (Business Intelligence) da Friboi e primeiro aluno do Instituto J&F a ser contratado pela marca, em São Paulo, com 18 anos, a empresa acredita e investe nas pessoas. "Desde o começo, encontrei líderes que me inspiraram, oportunidades concretas de desenvolvimento e um ambiente que valoriza atitude, aprendizado contínuo e o mais importante, possibilidade de crescimento". "Iniciei minha trajetória na JBS como assistente e, ao longo dos anos, fui crescendo dentro da companhia: passei pelas posições de analista júnior, pleno, sênior, especialista e, recentemente, assumi o cargo de coordenador", conta o colaborador. "Hoje, lidero uma equipe com quatro pessoas e tenho a honra de trabalhar com talentos que vieram do programa Germinare Tech, iniciativa da JBS. Eu fui formado no modelo com foco em negócios, que hoje é chamado de Germinare Business", afirma. Metodologia e amostra A pesquisa "Jovens JBS" foi realizada em março de 2025 e contou com a participação de 32.063 jovens colaboradores de unidades da Companhia em todas as regiões do Brasil. Os participantes responderam a um questionário com 22 perguntas, que abordaram quatro pilares fundamentais: valores e objetivos; relacionamentos e comunicação no trabalho; ambiente de trabalho e motivação; e propósito e impacto. O estudo buscou mapear percepções, expectativas e hábitos dessa geração em relação ao ambiente corporativo e à vida de forma mais ampla. |