Dia dos namorados: aposta na customização criativa com kits exclusivos para o tênis A25 da Anacapri

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Marca traz ao Brasil a tendência internacional dos shoe charms, pins personalizáveis que permitem customizar calçados de forma divertida e original. Fotos: Divulgação   A Anacapri, marca de calçados e acessórios do grupo Azzas 2154, aposta em uma das principais tendências internacionais ao lançar kits personalizáveis para os tênis do modelo A25. Batizados de shoe charms , os acessórios — que incluem pingentes, cadarços, correntes e pins exclusivos — vêm se consolidando como uma forma de expressão de estilo e criatividade ao redor do mundo. Atenta a esse movimento global, a Anacapri traz a proposta ao Brasil, conectando-se às tendências contemporâneas e, ao mesmo tempo, estimulando a criatividade dos consumidores ao oferecer a oportunidade de transformar os tênis em peças únicas, cheias de personalidade e significado.   A label preparou cinco combinações exclusivas de cadarços e pins que propõem diferentes moods e permitem que cada pessoa conte sua própria história através d...

SPFW 58: Catarina Mina apresenta a coleção Herdeiras do Futuro

A nova coleção exalta a conexão entre técnicas tradicionais e o amanhã, destacando o protagonismo das artesãs que preservam e reinventam saberes e fazeres não só do patrimônio cearense, mas do jeito de fazer do cearense
 

Com 35 looks, Catarina Mina integra na alfaiataria técnicas como crochê, filé, bilro, bordado e macramê a materiais como seda, linho e a borracha amazônica; nesta edição, essa novidade reforça seu compromisso socioambiental e a valorização da cultura local
 

Créditos: Igor de Melo

 

Após sua grande estreia no SPFW 57, a marca cearense Catarina Mina retorna à passarela do maior evento de moda da América Latina, com a nova coleção Herdeiras do Futuro, no dia 17 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. ""A coleção é um convite para imaginarmos juntos um futuro possível, orientado por ações de sustentabilidade – uma utopia necessária para construir um 'agora' mais criativo e ativo. Acreditamos que o imaginário coletivo muitas vezes não abraça essas reflexões, e nosso trabalho busca desenhar esse futuro enquanto fortalece o artesanal para suas herdeiras: as artesãs", comenta Celina Hissa, diretora criativa da marca.

 

A coleção apresenta 35 looks em um artesanato menos romântico e mais moderno que explora padrões geométricos, com uma paleta de tons primários como azul e vermelho fortes, off-white e dourado. As peças utilizam técnicas de crochê – parte essencial do DNA da marca –, a renda de filé, bordado característico de Jaguaribe, o bilro, uma arte dominada pelas rendeiras de Trairi, além do bordado e o macramê, técnica de tecelagem manual feita com nós. Os materiais presentes na alfaiataria de Catarina Mina incluem gaze de seda e linho com detalhes em tricô, enquanto os acessórios incorporam a palha de carnaúba, conhecida como árvore da vida, a palha de bananeira e de balboa. O novo material incorporado nesta coleção é a borracha amazônica, fruto da parceria com a Da Tribu, marca referência em moda sustentável desde 2009 criada por Kátia Fagundes e Tainah Fagundes (mãe e filha), que valorizam os saberes tradicionais e a produção consciente.

 

"A parceria com Da Tribu é uma oportunidade de potencializar a rede artesanal brasileira, valorizando a economia local e conectando histórias de mulheres e pequenas comunidades da Amazônia e do sertão cearense", acrescenta Celina. "Acreditamos no artesanato como uma tecnologia ancestral e sustentável, onde o passado se encontra com o futuro. Nossa coleção ressalta técnicas tradicionais e, pela primeira vez, integra elementos da Amazônia".
 

Com mais de 18 anos de história, Catarina Mina promove o protagonismo das artesãs cearenses, incentivando o empreendedorismo e preservando o artesanato tradicional. Atualmente, a marca colabora com 31 comunidades e envolve cerca de 450 artesãos, dos quais 99% são mulheres. Muitas delas são mães (92,4%) e avós (38,2%), cujas rendas são impulsionadas pelo trabalho artesanal, proporcionando autonomia financeira para suas famílias.

 

Para garantir visibilidade às artesãs, as peças de Catarina Mina são identificadas por um QR Code anexado à etiqueta, com informações detalhadas sobre a artesã responsável, incluindo sua localização geográfica. Essa inovação tecnológica estabelece uma conexão entre consumidor e criador, fortalecendo o vínculo com o trabalho manual e o impacto social gerado.

 

Comprometida com causas sociais e ambientais, Catarina Mina é membra do Pacto Global da ONU e segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase em erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de gênero (ODS 5) e produção e consumo responsáveis (ODS 12).

 

O desfile de Catarina Mina terá o patrocínio das marcas Eudora, que realçará as belezas, Havaianas, que calça os pés das modelos com seus icônicos chinelos símbolo de brasilidade, e a marca de linhas nacional Círculo. O novo lançamento da Eudora, Magnific Rouge Camélia, terá uma customização feita no desfile especialmente pela Catarina Mina para o perfume.
 

A Havaianas leva para a passarela dois modelos especialmente customizados pela Catarina Mina, sendo eles o Top - clássico da marca, que reflete o lifestyle brasileiro - e o High Platform, que apresenta uma plataforma estruturada com solado anatômico. Como novidade, a Havaianas traz ainda uma sandália Slim Point inédita com a cor metalizada Rose Gold, que é parte dos novos modelos da linha de design pontudo, com lançamento previsto para dezembro. A parceria entre as marcas destaca a forte sinergia com a cultura brasileira para homenagear a força e resiliência das mulheres artesãs.

 

Manifesto da coleção Herdeiras do Futuro:

 

Herdeiras do Futuro é um desfile que fala sobre o artesanar como uma tecnologia que é também sobre estratégia, conhecimento, planejamento, para além do que imaginamos sobre o fazer manual. Na destreza, cabe a inteligência, a memória, a ancestralidade, a inovação, a sistematização de ideias, os novos materiais.

 

Em meio à criação do nosso desfile para o SPFW+ N58, olhamos para o artesanato e refletimos sobre os anseios e devaneios de nossa era, tão devota às artificiais inteligências. Pensamos que o ato de artesanar também envolve múltiplos saberes, extremamente sofisticados, acumulados ao longo de gerações, em que artesãs e artesãos expressam suas genialidades. Eles inovam, reinventam, mapeiam processos, aprimoram técnicas e perpetuam suas práticas, ao mesmo tempo em que as reelaboram e as transformam.

 

Afinal, tradição requer tradução. E as artesãs cearenses são mestras nesse contínuo reinventar, utilizando suas inteligências artesanais para desenhar novas narrativas por meio filé, do bordado, do macramê, do crochê e do bilro; com palha de bananeira, palha de carnaúba e também com a borracha da Amazônia.

 

Como herdeiras do futuro, nosso papel e propósito é chegar não só longe, mas chegar perto também, em quem circula perto de nós. Fazer o mundo entender que o futuro pode ser sim artesanal, herdado de saberes ancestrais que de mãos dadas com a inovação criam o que ainda não existe.

 

Um herdeiro do futuro é um fazedor de amanhãs.

 

FICHA TÉCNICA

Direção criativa: Celina Hissa

Styling: Dudu Bertholini

Beauty: Jana Moraes

Hair: Jana Moraes

Trilha Sonora: Max Blum

Direção do desfile: Ed Benini

Produção Executiva: a confirmar

Assistência de Styling: a confirmar

Acessórios: D'Moraes e Catarina Mina

Chinelos: Havaianas

 

SERVIÇO

Evento: São Paulo Fashion Week N58 -

Herdeiras do Futuro, por Catarina Mina

Data: 17 de outubro, às 20h30

Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque do Ibirapuera

 





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